conteúdos
links
tags
Campus
Apresentação dia 15 de setembro, a partir das 17h00, no Auditório Mestre Hélder Castanheira
Plataforma tecnológica reforça ligação da UA às empresas da fileira do Habitat
UA cria mais uma parceria alargada no âmbito das Plataformas Tecnológicas: Habitat@UA
Transferir o conhecimento de excelência e os meios tecnológicos desenvolvidos na Universidade de Aveiro (UA) para os setores empresariais abrangidos pela cadeia de valor do Habitat é a grande missão da Plataforma Tecnológica Habitat@UA (PT Habitat@UA). A Plataforma enquadra-se na aposta da UA em coordenar competências internas direcionadas para setores-chave da economia nacional, com o intuito de dar uma resposta articulada e multidisciplinar, neste caso, relacionada com a construção, reabilitação e a cadeia de valor do Habitat. A apresentação decorre a 15 de setembro, a partir das 17h00, no Auditório Mestre Hélder Castanheira (Livraria da UA).

A cadeia de valor do Habitat compreende atividades diversas desde a indústria extrativa, passando pelos diferentes setores da indústria transformadora de materiais de construção, englobando as atividades de construção e reabilitação e terminando em diversos fornecedores de produtos e sistemas para a construção do nosso Habitat.

Por outro lado, a dimensão da intervenção passa, desde o edifício, pelas cidades e infraestruturas. Esta diversidade de setores e de intervenções requer uma abordagem multidisciplinar necessariamente ativando um conjunto alargado de especialidades da ciência e do conhecimento.

A cerimónia de apresentação na nova plataforma tecnológica contará com as intervenções de Manuel António Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro, Carlos Pascoal Neto, Vice-reitor da UA, José de Matos, secretário-geral da Associação de Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC), de Sérgio Salústio, diretor de Desenvolvimento da Bosch, e de Victor Ferreira, coordenador da PT Habitat@UA e presidente do Cluster Habitat Sustentável.

Este link dá acesso à ficha de inscrição na sessão.

A importância da fileira de Habitat no país

Sendo o Habitat um dos eixos da Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, aliado ao destaque dado ao tema das soluções industriais sustentáveis pela estratégia RIS3 da Região Centro, a UA considera que "é de extrema importância que se articule as suas competências neste domínio do Habitat com o setor empresarial e com a sociedade em geral, no sentido de dar resposta a desafios determinantes para o desenvolvimento da região e do país". 

Ciente disso, e considerando que é na região Centro que existe uma forte implantação de indústrias destes setores, a PT Habitat@UA enquadra-se na aposta da Universidade de Aveiro em reunir competências internas para dar uma resposta multidisciplinar a diferentes setores do Habitat. A iniciativa permite ainda uma participação da UA mais ativa nos clusters de competitividade, em particular, no Cluster Habitat Sustentável.

Plataformas reforçam ligação da UA às empresas

Recorde-se que a mais recente aposta da UA para reforçar a ligação ao tecido empresarial surgiu em 2012 sob o nome de Plataformas Tecnológicas criadas, precisamente, para dar resposta às necessidades concretas dos setores chave da economia nacional. Às Plataformas Tecnológicas Agroalimentar, Moldes, Mar, Multidisciplinar Alta Pressão, Comunidades Inteligentes, da Bicicleta e da Mobilidade Suave e da Floresta junta-se agora a PT Habitat@UA.

Acompanhadas e apoiadas pela Reitoria, através da Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC), e dinamizadas por equipas multidisciplinares de investigadores e docentes, as Plataformas têm em mãos a missão de desenvolverem projetos, produtos e serviços para as empresas que colaborem com a UA. 

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado