conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Redes e Sistemas Informáticos, Banca e Seguros e Sistemas Mecatrónicos e de Produção
UA lança nova formação superior de cariz prático e com estágio em empresas
Três TeSP avançam, este ano letivo, na UA
A Universidade de Aveiro lança, este ano letivo, três cursos de formação superior de cariz profissionalizante, com estágio em empresa no final. Designados Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e criados pelo atual governo para substituir, progressivamente, os CET no ensino superior, estes cursos são um tipo de formação curta correspondente a quatro semestres. As candidaturas a estes cursos na Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte (ESAN), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA-UA) decorrem de 13 a 16 de outubro. Mas as inscrições para as provas, nos casos em que são exigidas, decorrem até 6 de outubro.

A estrear as novas instalações no Parque do Cercal, Oliveira de Azeméis, a ESAN abre o novo curso em Sistemas Mecatrónicos e de Produção, formação de dois anos letivos como os restantes TeSP da UA, neste caso, em horário pós-laboral.

Segundo o perfil de formação do TeSP em Sistemas Mecatrónicos e de Produção da ESAN, os alunos são orientados para desenvolver atividades nas áreas de conceção, projeto, planeamento, fabrico, manutenção e otimização de sistemas de produção, integrando tecnologias de mecânica, eletrónica, automação e informática, considerando a otimização da qualidade e quantidade da produção. “Sendo os sistemas mecatrónicos e produtivos uma peça indispensável numa moderna empresa de produção industrial, este curso foi criado para responder às necessidades do tecido económico da região, constituindo uma resposta formativa não só para jovens como também para adultos”, afirma André Quintã, diretor do curso e docente da ESAN. Mais informações sobre este curso: http://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=394 .

O ISCA-UA adotou também o horário pós-laboral para o TeSP em Banca e Seguros. O novo curso vem na sequência do antigo Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Banca e Seguros, agora extinto. Como os restantes dois, inclui formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio) no último semestre dos estudos, para todos os alunos.

O diretor desta nova oferta formativa da UA, e docente no ISCA-UA, Joaquim Santos, espera ter bastantes candidatos a este curso: “Esta é uma área muito apetecível em termos formativos, porque existem muitas solicitações externas da área dos seguros e até da banca. A taxa de empregabilidade do antigo CET em Banca e Seguros era de cerca de 80 por cento na área dos seguros”, por isso o diretor do curso espera que este novo TeSP prossiga o sucesso do antecessor CET.

No final desta formação, que confere uma qualificação de grau 5 no Quadro Nacional de Qualificações, pretende-se que os profissionais sejam capazes de promover e efetuar, de forma autónoma ou sob orientação, a comercialização  de produtos financeiros e de seguros e de realizar operações bancárias e da atividade seguradora; que assegurem a gestão de carteira e o relacionamento regular com clientes, efetuando os contactos e as operações necessárias, ou encaminhando-as para as áreas respetivas. Mais informações sobre este curso: http://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=393 .

Cursos com estágios em empresas e instituições

Os alunos dos TeSP beneficiam de todas as condições proporcionadas pela a UA aos seus alunos, como por exemplo, alojamento e apoio social, usufruto das unidades de alimentação, das bibliotecas e dos equipamentos desportivos. Os cursos incluem um estágio de seis meses em empresas ou instituições da região, com as quais a UA estabeleceu protocolo.

É também o caso do TeSP da ESTGA. A Escola diversifica a sua oferta formativa, lançando um novo curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Redes e Sistemas Informáticos. Assente em três componentes curriculares fundamentais, tal como os restantes - formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho (estágio) -, o TeSP em Redes e Sistemas Informáticos procura formar profissionais capazes de efetuar o planeamento, instalação, configuração e manutenção de redes e sistemas informáticos de apoio às diferentes áreas de gestão de uma organização, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados e garantindo a otimização do seu funcionamento. Os profissionais com esta formação estarão também aptos a assegurar a gestão e o funcionamento dos equipamentos informáticos e respetivas redes de comunicações.

"O curso foi desenhado como uma evolução do CET em Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos (IMRSI) para o ensino superior, tendo sido incluídos novos conteúdos, como o planeamento redes, e reforçadas áreas como a de gestão dos sistemas”, explica Pedro Gonçalves, diretor de curso da ESTGA. “Pensamos que, em conjunto com as dezenas de empresas que nos últimos 10 anos nos têm recebido e integrado como colaboradores os nossos estagiários, faremos deste curso um sucesso como foi o CET em IMRSI”, acrescenta. Mais informações em http://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=391 .

As candidaturas aos TeSP da UA decorrem de 13 a 16 de outubro. Mas as inscrições para as provas, nos casos em que são exigidas (mais informações em http://www.ua.pt/ensino/entrada ) decorrem até 6 de outubro. Estas provas decorrem a 8 de outubro.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias