conteúdos
links
tags
Distinções
“Biodiversidade no Hipermercado” em destaque no concurso Ciencia en Acción
Projeto de comunicação de ciência do DBio vence prémio internacional
Os personagens que deram vida ao Biodiversidade no Hipermercado
O projeto de comunicação de ciência do Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Averiro (UA) intitulado “Biodiversidade no Hipermercado” acaba de ganhar o primeiro prémio, ex aequo, na categoria de “Curtas Científicas”, no âmbito do Concurso Internacional Ciencia en Acción. O projeto do DBio contou com a participação criativa da produtora Terra Líquida Filmes, o financiamento da Agência Nacional Ciência Viva (programa Compete) e a participação dos Hipermercados Jumbo. Os episódios foram transmitidos pela SIC Notícias de 1 de março a 24 de abril.

Ao todo são 13 os episódios multimédia que têm como protagonistas o carrinho do hipermercado e uma família. Entre animais selvagens, cereais, fungos ou flores, os temas abordados em cada um dos filmes animados pretendem retratar a diversidade biológica existente nas grandes superfícies comerciais. Para isso contam com a sabedoria inestimável do melhor conhecedor do hipermercado, o carrinho, e, sempre que é necessário, um cientista, real, intervém para desmistificar e clarificar conceitos.

O projeto, que conjuga filmagens num hipermercado real, da cadeia Jumbo, com personagens de animação 3D, demorou cerca de três anos a chegar aos ecrãs televisivos. O prémio internacional atribuído pelo concurso Ciencia en Acción, aponta Amadeu Soares, diretor do Dbio e coordenador científico do projeto, “é o reconhecimento que a aposta no financiamento da divulgação de ciência é uma mais-valia e um precioso contributo para a construção de literacia científica entre os portugueses”.

Amadeu Soares congratula-se com a atribuição do prémio, revelando ainda que “ganhar o primeiro prémio num concurso internacional é também um motivo de orgulho e uma recompensa pelo esforço da equipa (autores, produtores e apoiantes) que durante vários anos apostou na comunicação e divulgação de ciência em formatos menos tradicionais, como os multimédia, e originais”. O “Biodiversidade no Hipermercado”, aponta o responsável, resulta de uma aposta da direção do DBio e “do empenho de todos, em particular da equipa personalizada no professor Paulo Trincão, docente do DBio, atualmente em licença sem vencimento por superior interesse público, para assegurar as funções de diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra”.

O “Biodiversidade no Hipermercado” é um projeto financiado pela Agência Nacional Ciência Viva através do programa Compete. As curtas animadas, produzidas pela Terra Liquida Filmes, foram exibidas pelo canal SIC Notícias, em horário nobre, com programação semanal e diversas repetições. Atualmente podem ser visualizadas na página web do projeto em www.biodhiper.pt.

O primeiro prémio ex aequo de Curtas Científicas vai ser entregue pela comissão organizadora do Concurso Internacional Ciencia en Acción, numa cerimónia agendada para o próximo mês de outubro, em Barcelona, Espanha.

imprimir
tags
outras notícias