conteúdos
links
tags
Distinções
Nuno Figueiredo vence I Concurso Internacional de Composição Jorge Peixinho
Aluno da UA vence o mais importante Concurso Internacional de Composição realizado em Portugal
O compositor Nuno Figueiredo
O jovem compositor e aluno de mestrado da Universidade de Aveiro (UA) Nuno Figueiredo conquistou o 1º prémio no I Concurso Internacional de Composição Jorge Peixinho. Interpretada pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, sob a regência do maestro Italiano e cônsul Adriano Martinolli D´Arcy, Nuno Figueiredo cativou o júri com a obra “Memorandum of understanding”.

Com a obra vencedora, o intuito do compositor foi suscitar as diferenças sociais em Portugal, “como resultado de um desentendimento político/económico",  na sua opinião, “devastador para os mais desfavorecidos”.

Nuno Figueiredo iniciou os estudos musicais com Artur Gouveia, na Filarmónica de Santa Comba Dão. Mais tarde, ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Aveiro, onde  estudou trompete, teoria e formação musical. Prossegui os seus estudos na UA, sob a orientação dos professores Sara Carvalho, João Pedro Oliveira e Joan Riera. Ao longo deste período, frequentou diversos cursos e seminários de composição, orientados por Emanuel Nunes, Christropher Bochmann, Kaija Saariaho, Beat Furrer, entre outros.

Enquanto compositor foi laureado em 2009 com o Prémio de Melhor Música Eletrónica Portuguesa no X Concurso de Música Eletroacústica, promovido pela Miso Music, com a obra The Electronic Sounds of the Birds.

Nuno Figueiredo foi finalista do 2º Concurso Internacional de Composição, promovido pela Casa da Música em 2009, com a obra Klanken Uit e no 1º Concurso internacional de composição Novos Compositores, com a obra Considerationibus, realizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa em 2013.

O músico venceu em 2010 o 5º Concurso Internacional de Composição da Povoa do Varzim, com um concerto para clarinete e orquestra Ocaso, na interpretação do clarinetista Sérgio Silva Neves e, no ano seguinte, foi distinguido com uma menção honrosa no 1º concurso Internacional de Composição Caravelas, com a obra “ Zoey, Duas Imagens Poéticas”.

Enquanto professor no Conservatório Regional de Coimbra, Conservatório de Música e Artes do Dão, Escola de Música da Banda Amizade e na Filarmónica de Santa Comba Dão, criou e implementou mais de cem obras didáticas, destinadas a alunos que iniciavam o primeiro contacto com o instrumento, até seis anos de prática instrumental. Esta pesquisa resultou na edição de obras originais para crianças, organizadas em cinco livros, “It´s Time For Music – original music for flexible children´s ensemble”.

Atualmente reside na Eslováquia e está a finalizar o mestrado sob a orientação da professora Helena Santana. Nuno Figueiredo é o fundador da editora Ekolio Music Edition.

imprimir
tags
outras notícias