conteúdos
links
tags

Presidente da AAUAv – Xavier Vieira, a dias dos 40 anos da Associação

“Acredito que tenhamos conseguido criar condições para que a Academia Aveirense continue o seu caminho pela inovação e excelência”

A poucos dias das comemorações do 40º aniversário da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), o atual presidente da direção e estudante de Administração Pública, Xavier Vieira, revela algumas das iniciativas programadas para assinalar a data e destaca alguns dos marcos da ação desenvolvida pela sua equipa no último ano e meio, reconhecendo que esta experiência mudou totalmente a interação que tem com o que o rodeia.

Trabalho de João Rosa do Departamento de Física da UA

Sinais de rádio emitidos do espaço (afinal!) poderão não ser de extraterrestres

São conhecidos entre os astrónomos por Impulsos Rápidos de Rádio. Com origem nas maiores explosões luminosas do espaço profundo e detetados na Terra sob a forma de curtíssimos sinais de rádio, da natureza dos impulsos se tem dito de tudo um pouco, desde que são emitidos por seres alienígenas até que são gerados por estrelas de neutrões. Mas o mistério poderá estar desfeito. João Rosa, físico da Universidade de Aveiro, aponta que, afinal, os sinais poderão ser gerados pela própria matéria escura sob a forma de axiões e buracos negros tão antigos como o próprio Universo.

+ notícias

Antigo aluno UA – Ricardo Vieira de Sousa, licenciado em Engenharia do Ambiente

Um sonho profissional nas Arábias

Ricardo Vieira de Sousa está desde 2014 em Abu Dhabi, capital e um dos territórios dos Emirados Árabes Unidos. Licenciado em Engenharia do Ambiente pela UA, é um dos pontas de lança daquele emirado para a gestão dos resíduos. Depois de ter tido em mãos a gestão e manutenção do aterro sanitário de Abu Dhabi, Ricardo Vieira de Sousa, aos 38 anos, é hoje um dos especialistas ambientais do Centro de Gestão de Resíduos do Governo daquela zona do mundo.

Emanuel Leite Jr e Carlos Rodrigues enquadram seminário “Sport in a Mobile World”

Geopolítica e futebol: a Rússia, o Mundial e o soft power

Rússia e a Arábia Saudita deram início à 21ª edição do Campeonato do Mundo FIFA. Dentro de campo, os russos golearam os sauditas por 5x0, naquela que é a segunda maior goleada em um jogo inaugural de Mundial (atrás apenas do Itália 7x1 EUA, em 1934). Porém, o momento mais icónico da partida de abertura não ocorreu dentro de campo. Isso, porque está a correr o mundo a imagem do aperto de mãos entre o presidente russo Vladimir Putin e o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, com o presidente da FIFA Gianni Infantino ao centro. Este texto enquadra o seminário “Sport in a Mobile World: Identity, Culture and Politics”, a 21 e 22 de junho, na UA.

Cristina Miranda, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA (ISCA-UA) e do CIDMA

A UA explica… qual é a probabilidade de Portugal ganhar o Mundial de Futebol?

França? Espanha? Rússia? Ou Portugal?... Quem irá vencer o Mundial 2018? Palpites à parte, qual é, afinal, a probabilidade da equipa das quinas ser campeã do mundo de futebol? Cristina Miranda, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA (ISCA-UA) e do CIDMA, explica… Força Portugal! Conquista o sonho!

esta semana
DAO promove reflexão alargada sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
1 fev › 15:15 › 31 out › Anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento
Concurso Make Creative
15 dez › 17 jul › American Corner Media Lab
11º Curso Livre de Ciências Forenses
2 jun › 30 jun › UA: Departamento de Biologia
Cursos Intensivos de Línguas do DLC (Inscrições abertas até 8 de junho)
11 jun › 12 jul › Departamento de Línguas e Culturas da UA
Exposição na Biblioteca da Escola Superior Aveiro Norte
13 jun › 09:00 › 6 jul › 20:00 › Biablioteca ESAN
Um livro para férias!
18 jun › 09:00 › 17 set › 20:00 › Biblioteca e Mediateca da UA
dossier