conteúdos
links
tags
Distinções
IEEE Regional Exemplary Student Branch Award (2019)
Delegação estudantil do IEEE na Universidade de Aveiro premiada mundialmente
Sharetoy
Delegação estudantil do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) na Universidade de Aveiro foi distinguida com um prémio mundial para organizações regionais desta maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Esta delegação estudantil do IEEE, um dos grupos organizadores da atividade de voluntariado Sharetoy, é a mais antiga de Portugal, tendo sido criada em 1987 e oficializado em 1989.

“É gratificante ver o nosso trabalho reconhecido e, sem dúvida, que o prémio é fruto do trabalho de todos os membros. Este prémio tem muito significado para todos nós e para o IEEE”, considerou Davide Morgado, presidente do desta delegação na UA, reagindo à atribuição do IEEE Regional Exemplary Student Branch Award (2019), designação internacional do prémio.

O prémio foi atribuído tendo em conta as atividades desenvolvidas durante o ano. Estas foram submetidas através de uma plataforma e foram avaliadas para a atribuição do prémio. O Student Branch da UA realizou diversas atividades ao longo do ano.

O Sharetoy, atividade de voluntariado para reparação brinquedos, posteriormente, entregues, durante a época natalícia, a instituições que cuidam de crianças e famílias carenciadas, foi uma das atividades no período em avaliação. Outra foi o ThinkTwice, em que, durante 24 horas, os alunos foram desafiados a programar para resolver questões propostas pela organização, com um pitch, no fim, em que explicavam e justificavam as abordagens adotadas. No MiniGenius@TISP2.0, estudantes universitários ensinaram programação e robótica, durante o segundo semestre, a cerca de 130 alunos do 2º e 3º anos do primeiro ciclo do ensino básico, lecionando sete sessões por turma, com uma pequena competição entre os alunos no fim. Quanto à competição o MicroRato, que se organiza desde 1995, procura desafiar novos alunos para a área de programação e robótica. Para além destas atividades, realizaram-se ainda workshops de soft e hard skills, debates e palestras sobre tecnologia, entre outras ao longo de um ano.

Davide Morgado adianta, entretanto, que a IEEE UA SB, siglas que identificam internacionalmente esta delegação, já prepara as próximas edições do Sharetoy, das competições MicroRato e ThinkTwice e ainda alguns workshops (como o caso do Workshop de IRS, previsto para 6 de Novembro).

imprimir
tags
outras notícias