conteúdos
links
tags
Campus
Encontro decorre a 12 de outubro, em Aveiro
Formados no Instituto precursor do ISCA-UA reúnem-se: “Éramos uma família”
Encontro em 2016 dos finalistas de Contabilidade de 1975
Os formados em Contabilidade em Aveiro, ainda na então Secção de Aveiro do Instituto Comercial do Porto, precursora do atual Instituto de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), voltam a reunir-se no dia 12 de outubro. Desta vez, o reencontro acontece no local onde originalmente tinham aulas de Contabilidade, espaço atualmente ocupado pela Associação Cultural Mercado Negro. Inês Calisto, uma das organizadoras do reencontro (com Emanuel da Naia Sardo), recorda: “Éramos uma família”.

À medida que a conversa se desenrola, Inês Calisto, 65 anos, organizadora com Emanuel da Naia Sardo do encontro de dia 12 de outubro, recorda um episódio sui generis: “O programa curricular do curso incluía aulas de Química, Teórica e Prática!...” revela, reavivando a angústia que estas aulas causavam a todos os alunos do curso de Contabilidade! De tal maneira, que o descontentamento motivou uma greve de protesto, pouco depois do 25 de abril de 1974, a que se seguiu a eliminação dessas cadeiras do plano curricular, alteração que se aplicou apenas a partir do ano letivo seguinte.

descrição para leitores de ecrã
Viagem dos finalistas de Contabilidade de 1975

“Éramos uma família”, e nessa família de cerca de duas dezenas de alunos, a antiga aluna de Contabilidade, que concluiu a licenciatura 20 anos depois do primeiro curso de bacharelato, inclui também membros da pequena comunidade que não eram alunos. É o caso de Rosa Maria e Manuela Teles, então funcionárias da secretaria do antigo Instituto.

Sem dificuldade em entrarem no mercado de trabalho, os finalistas de 1975 acabaram por assumir, por exemplo, funções de contabilista, gestor ou diretor no sector privado, professor do ensino superior (no ISCA-UA, caso do falecido Prof. Domingos Cravo e de João Sousa, atual professor) ou noutros níveis de ensino, ou ainda desempenhando funções no sector público.

Estes formados em Contabilidade em Aveiro, que entraram em 1971/1972 e concluíram os cursos em 1975, reuniram-se, pela primeira vez, dez anos após a conclusão do curso e passaram a reunir-se anualmente há cinco anos.

Inês Calisto, antiga contabilista e diretora financeira da extinta Metalurgia Casal, S.A. que se localizava em Taboeira, Aveiro, foi estudante/atleta: campeã nacional região norte de basquetebol (pelo Esgueira), terceira classificada nacional no lançamento de peso (pelo Beira-Mar) e ainda praticante de badmington no Galitos. “O desporto ajudou-me muito a organizar o meu tempo; tinha o tempo todo contadinho!”, afirma. Em 2014 participou, com coordenação de Avelino Antão, professor no ISCA-UA, na organização do XII Encontro dos Técnicos Oficiais de Contas (TOC) que se realizou em Aveiro e que reuniu perto de 600 pessoas. 

imprimir
tags
outras notícias