conteúdos
links
tags
Cultura e Desporto
Inauguração na Biblioteca Municipal Laureano Santos, em Rio Maior
Exposição "Acervos em Diálogo: Frederico e Elvira de Freitas com António Ferro, Fernanda de Castro e António Quadros”
Em exposição na Biblioteca da UA “Frederico de Freitas: O Homem, o Músico e o Maestro”
Iniciativa conjunta entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Fundação António Quadros, com o apoio da Biblioteca Municipal de Rio Maior, a exposição sobre a obra de Elvira e Frederico de Freitas, dois relevantes compositores e a sua relação com três nomes da cultura portuguesa estará patente ao público até 8 de novembro de 2019 na Biblioteca Municipal Laureano Santos.

Será inaugurada no próximo dia 9 de outubro na Biblioteca Municipal Laureano Santos, em Rio Maior, a exposição "Acervos em Diálogo: Frederico e Elvira de Freitas, com António Ferro, Fernanda de Castro e António Quadros” da responsabilidade da Universidade de Aveiro e a Fundação António Quadros, com o apoio da Câmara Municipal de Rio Maior e Biblioteca Laureano Santos.

A exposição pretende dar a conhecer a atividade dos compositores Frederico e Elvira de Freitas, pai e filha, e a sua relação de amizade e colaboração com a família Ferro (António Quadros e seus pais, Fernanda de Castro e António Ferro) presente em espólios que se intersectam e se completam. O estudo, divulgação e preservação da obra deixada por estas individualidades do panorama cultural português tem vindo a ser prosseguidas pelas instituições que custodiamos seus espólios, respetivamente, a Universidade de Aveiro e a Fundação António Quadros.

Este evento pretende ainda dar a conhecer documentos bibliográficos e iconográficos esclarecedores, relacionados com as atividades culturais realizadas em conjunto pelas duas famílias.

A exposição assinalará também a cooperação existente entre as duas instituições, que têm desenvolvido trabalho conjunto desde a publicação de um estudo elaborado em 2015, com o apoio da Fundação António Quadros, por Helena Marinho, docente do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro sobre poemas de António Quadros musicados por Frederico de Freitas intitulado “Três canções sobre poemas de António Quadros”. A estes trabalhos seguiram-se outros, tanto em termos de investigação como de divulgação, como foi o caso da recente Exposição “Espólio de Elvira de Freitas na UA: vida e obra” que esteve patente na Biblioteca da Universidade de Aveiro de 6 de maio a 8 de junho, enquadrada no trabalho do Projeto "Euterpe Unveiled". bem como a edição do “Catálogo das obras musicais de Elvira de Freitas na Biblioteca da Universidade de Aveiro”.

Durante a inauguração decorrerão intervenções dos representantes da Universidade de Aveiro, da Câmara Municipal de Rio Maior e da Fundação António Quadros.

A exposição será inaugurada a 9 de outubro às 16h30 e estará patente ao público na Biblioteca Municipal Laureano Santos, em Rio Maior até 8 de novembro, de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h.

Mais informações: Fundação António Quadros

 

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias