conteúdos
links
tags
Campus
Certame decorre de 10 a 12 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições
UA mostra como trabalha para a sociedade do futuro no TechDays
TechDays decorre de 10 a 12 de outubro no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro
A Universidade de Aveiro (UA) marca presença no TECHDAYS, certame de referência a nível nacional na área da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, de 10 a 12 de outubro, no Parque de Exposições de Aveiro. Unidades orgânicas, escolas politécnicas e unidades de interface partilham avanços na investigação e competências ao dispor da sociedade. No TECHDAYS, para além da mostra de tecnologias, a UA participa em vários eventos e organiza uma conferência, prestando homenagem aos antigos alunos.

No TECHDAYS o espaço da UA refletirá o que de melhor se faz, desde a apresentação dos resultados da investigação desenvolvida nos laboratórios da academia, demonstrando o seu know-how e a competência para responder aos desafios da sociedade e às necessidades que poderão ser lançadas pelas empresas participantes. Assim, para dia 11 de outubro estão agendados os Encontros B2B (encontros bilaterais business-to-business) entre investigadores da UA e representantes de empresas e dos agentes económicos. O registo nestes encontros é gratuito e deve ser feito até 3 de outubro através do link, http://techdays2019.talkb2b.net/pt.

Para além dos projetos em exposição, o programa prevê ainda outros eventos, como é o caso do II Encontro Alumni UA (mais informações), que contempla uma visita ao campus, um almoço convívio e a conferência Made in Aveiro com a presença de antigos alunos, a realizar no dia 12 de outubro. Neste dia serão ainda homenageados os antigos alunos diplomados há mais de 25 anos.

Para além de componente expositiva e de debate, que conta com a parceria e a participação ativa da comunidade universitária, vários espaços do certame poderão transformar-se, também, em espaço de aulas, sendo para tal necessário o registo dos docentes via uacoopera.

Luz, arte e tecnologia

A tecnologia e a antecipação da sociedade do futuro que inspiram o TechDays articulam-se ainda com a arte e a luz em dois eventos paralelos: Criatech e Prisma. Aveiro, cidade candidata a Capital Europeia da Cultura 2027 e palco do projeto "Aveiro STEAM City", onde a luz tem uma relevância sui generis, recebe estas duas iniciativas assumidas como reforço da política integrada do município na tecnologia, cultura e ambiente.

A decorrerem entre os dias 7 e 13 de outubro, o Criatech e Prisma/Art Light Tech aliam a tecnologia à arte e cultura, oferecendo sete dias consecutivos de conferências, exposições, instalações artísticas, performances e outras experiências.

Os projetos apresentados no Criatech, de 7 a 13 de outubro, com entrada livre, pretendem reforçar o elo de ligação entre a arte, a tecnologia e a criatividade numa relação sensorial com o público através de instalações e performances dinâmicas e interativas. Ao mesmo tempo, a iniciativa procura questionar a relação e a importância da tecnologia na sociedade e da sua relação com o espaço público e patrimonial.

O Prisma / Art Light Tech, dias 11 e 12 de outubro, assume a luz como o seu elemento central, a sua matéria prima de base para ser moldada pela arte. Combina várias instalações de arte contemporânea que incluem projeções, instalações e obras de som e luz e irá decorrer em vários espaços da cidade, com a presença de artistas de renome internacional. O Prisma virá fortalecer um ambiente inteligente para o crescimento das indústrias criativas em Aveiro, com base na cooperação entre criativos, estudantes, artistas e empresas e convidará à exploração e (re)descoberta da cidade através de uma nova luz. O evento procura ainda dar um contributo para a boa gestão ambiental, chamando a atenção para a eficiência energética e convidando ao uso dos modos suaves de mobilidade.

Mais informações:

Sobre o TechDays: https://www.techdays.pt/pt/techdays

Sobre o Criatech e Prisma

Sobre o Criatech.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias