conteúdos
links
tags
Cultura e Desporto
Nuno Escudeiro é antigo aluno do mestrado Comunicação Multimédia da UA
Filme de antigo aluno da UA passa na sede das Nações Unidas
Nuno Escudeiro, para além de realizador, tornou-se ativista da causa dos migrantes em França
O filme “The Valley”, de Nuno Escudeiro, antigo aluno do mestrado em Comunicação Multimédia da Universidade de Aveiro, vai ser exibido na sede das Nações Unidas, em Genebra, no âmbito do debate "Criminalization of Solidarity in Migration: Screening of the movie ‘The Valley’", na sala Cinema XIV, entre as 13h00 e as 15h00.

Nuno Escudeiro tornou-se um ativista da causa da população fronteiriça de Roya e Durance, entre a Itália e a França, que ajudou migrantes à procura de refúgio na Europa. O antigo aluno, realizador já premiado, interessava-se pelo tema da tragédia dos migrantes e refugiados à procura de acolhimento e percebeu que estas ações eram realizadas, normalmente, de modo velado. Ao contrário, o apoio desta população fronteiriça aos migrantes era aberto. Por isso, tomou iniciativa de realizar um documentário sobre essa experiência, designado “The Valley”. No entanto, a situação foi mudando e a população enfrenta agora os tribunais franceses em processos da iniciativa do Estado francês.

À agência Lusa, Nuno Escudeiro explicou que o filme foi rodado na fronteira entre França e Itália, na região dos Alpes, onde as comunidades locais de Roya e Durance ajudaram migrantes que procuravam refúgio na Europa. O filme segue um grupo de voluntários que presta assistência a migrantes sem documentos oficiais, contornando assim o sistema legal, num ato de desobediência civil que causou polémica em 2016. "Precisamos de ter consciência da nossa História, de voltar a ter empatia e de mostrar humanidade. Esta é uma questão do nosso tempo. O medo é uma emoção normal, mas a verdade é que o número de refugiados que chega à Europa é baixo", afirma.

O filme já foi premiado em maio, no festival Hot Docs, em Toronto, e tem vindo a ser exibido em vários locais.

Nuno Escudeiro, natural de Tomar, é antigo aluno do mestrado em Comunicação Multimédia pela (2012) UA e estudou realização de documentário na Zelig, escola de documentário, em Bolzano, Itália. Trabalh em diferentes géneros, exibindo os seus trabalhos tanto em galerias como em festivais de imagem em movimento. A curta “A dance dictionary” (2012) ganhou o prémio de Melhor curta-metragem no Index-Festival of Experimental Cinema, 2013, e “White nights” (2013) foi distinguido com o Special Prize “Experimental” festival Fiver, em La Rioja, Espanha.

Mais informações no vídeo explicativo: https://vimeo.com/332306008

Site de Nuno Escudeiro: http://cargocollective.com/nunoescudeiro?fbclid=IwAR0Ri5_5AOcf0EAF-TFwYpivZ5gp_pzQyZ3G1Dvj2QXkNp2BnezcsquQ2DY

imprimir
tags
outras notícias