conteúdos
links
tags
Opinião
Opinião de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro
Desporto Universitário
Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro
A importância do desporto no contexto universitário é o tema do artigo de opinião que o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, assina este mês no Jornal de Notícias.

O Conselho de Ministros aprovou o Estatuto do Estudante-Atleta, cujo objetivo é estimular a prática desportiva entre os estudantes universitários.

O estatuto prevê a relevação de faltas, a alteração das datas de avaliação, a prioridade na escolha de horários e a possibilidade de requerer exames em época especial, de forma a facilitar a conciliação das carreiras desportiva e académica.

O desporto tem uma importância inequívoca para um estudante universitário. Para lá dos benefícios de saúde que decorrem de um estilo de vida saudável, o desporto promove o desenvolvimento integral do praticante e contribui para desenvolver competências sociais críticas para a sua valorização enquanto cidadão e profissional.

O desporto estimula a autoconfiança, o espírito de liderança, de equipa e de partilha, o sentido de responsabilidade, a disciplina, a gestão do tempo e do stress, a capacidade de comunicar e colaborar, a paixão pelo que se faz, a superação e a solidariedade - dando maior dimensão humana aos praticantes.

As instituições de Ensino Superior ganham também. Promover o desporto universitário tem impacto no sucesso académico. Ao proporcionar ao estudante o ambiente necessário para o seu desenvolvimento emocional no contexto desportivo, estamos a facultar-lhe ferramentas importantes para enfrentar o mercado de trabalho. O desporto é uma metáfora dos desafios que terá de superar ao longo da sua vida profissional.

Há um outro benefício a considerar. A comunidade académica é cada vez mais internacional e a sua mobilidade cada vez mais intensa. O desporto vence barreiras de raça, cor, religião ou língua, facilitando a integração. Estimular o desporto no ambiente universitário aumenta a coesão de uma comunidade de diversidade cultural crescente.

Mas para recolher todos os benefícios que a prática desportiva proporciona não chega um estatuto: é necessário proporcionar condições para que todos tenham acesso ao desporto.

Vale a pena considerar.

NOTA: este e outros artigos de opinião, entrevistas, mensagens à comunidade, discursos e intervenções de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, podem ser consultados em https://www.ua.pt/#/pt/reitor

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias