conteúdos
links
tags
Campus
Dia 28 de julho, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Café de Ciência “Marte mais perto da Terra”
Café de Ciência ¿Marte mais perto da Terra¿¿
Este verão Marte irá parecer uma superestrela de cor laranja e, dada a sua distância da Terra, irá apresentar-se maior e mais brilhante, o que não acontece desde 2003 e só voltará a acontecer em 2035. Para esclarecer sobre este fenómeno, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro organiza o Café de Ciência “Marte mais perto da Terra”, com o astrónomo José Matos, seguida de observação ao telescópio. A sessão acontece no sábado 28 de julho, às 21h30. A entrada é livre.

Durante muito tempo acreditou-se que Marte era habitado por marcianos que tinham construído uma extensa rede de canais na superfície do planeta. Hoje vemos que é um mundo frio e seco com uma paisagem marcada por desfiladeiros profundos e vulcões gigantes. Mesmo assim, é o planeta mais parecido com o nosso. Tem calotas polares cobertas de gelo, estações e canais secos onde já correu água.

Este Verão Marte está no céu um pouco mais perto da Terra que o habitual. Aproveite e vá à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro ver Marte, o planeta mais vermelho do sistema solar.

Programa:

21h30 – Palestra com o astrónomo José Matos

22h30 – Observação ao telescópio

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias