conteúdos
links
tags
Campus
De 11 a 13 de abril
UA dá a conhecer a sua vertente empreendedora na Portugal Smart Cities Summit
Portugal Smart Cities Summit
De 11 a 13 de abril, a UA marca presença na Portugal Smart Cities Summit (by Green Business Week), através da Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC), das Plataformas Tecnológicas e da Incubadora de Empresas da UA, para dar a conhecer toda a sua vertente empreendedora e a investigação desenvolvida nas áreas do ambiente, mobilidade, energia, tecnologias de informação, resíduos e água. Como exemplo da sua aposta na transferência do conhecimento para o mundo empresarial, a UA leva consigo para o Centro de Congressos de Lisboa o projeto integra@tec - Transferência de competências integradas e geradoras de inovação empresarial na Região Centro.

O projeto integra@tec, que reúne uma equipa multidisciplinar de 42 docentes, investigadores e técnicos da UA, visa potenciar o trabalho desenvolvido pelas Plataformas Tecnológicas da Universidade de Aveiro e pretende apoiar e alavancar a transferência do conhecimento científico e tecnológico da Universidade de Aveiro para o tecido empresarial e outras entidades, nomeadamente da Região Centro. Tem como propósito fomentar a inovação e a endogeneização dos resultados de I&D existentes, através da integração de conhecimentos e tecnologias, como resposta às necessidades dos setores “Soluções Industriais Sustentáveis” e “Valorização e uso eficiente dos recursos naturais endógenos”.

As atividades previstas incluem, entre outros, o acesso das entidades interessadas a seminários de inovação empresarial e a atividades de demonstração, estas últimas tendo como foco duas cadeias de valor, base dos projetos demonstradores integrados. Este esforço está a ser cofinanciado pelo Centro 2020 - Programa Operacional Regional do Centro através do FEDER e está enquadrado na Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro.

No stand da UA, poderá conhecer mais sobre as Plataformas Tecnológicas da Universidade de Aveiro. Esta estruturas informais da Universidade de Aveiro visam reforçar a ligação da Universidade de Aveiro ao tecido empresarial, autarquias e outras entidades nas áreas de maior relevo para os tecidos económico, social e cultural de forma articulada e concertada para as frentes de I&DT em consórcio, transferência de tecnologia, formação especializada, prestação de serviços e promoção do empreendedorismo para um determinado setor empresarial, tecnologias transversais ou desafio social.

Promovida com a assinatura Green Business Week e o apoio da APA, Portugal Smart Cities Summit é um evento que junta oportunidades e exposições a conferências e networking, numa partilha de conhecimentos sobre todos os setores que envolvem o conceito emergente de cidades inteligentes.

Hoje o conceito “Smart Cities” não surge apenas associado à eficiência, à mobilidade, às plataformas digitais ou à sustentabilidade. Surge sobretudo associado à criação de oportunidades. Oportunidades ligadas à investigação e à educação. Oportunidades ligadas à criação de negócios nos mais diversos sectores. Oportunidades para reflectir sobre o futuro da organização das nossas cidades. Portugal Smart Cities Summit 2018 é pois um espaço de oportunidades.

imprimir
tags
outras notícias