conteúdos
links
tags
Cultura e Desporto
Sessão de esclarecimentos a 2 de outubro, às 22h00
GrETUA começa novo curso de formação teatral a 9 de outubro
Curso de teatro com inscrições abertas até 3 de outubro
O Curso de Formação Teatral GrETUA, com início a 9 de outubro e a decorrer até fevereiro, reúne os conteúdos essenciais para a aquisição de competências necessárias à iniciação das práticas do palco. O curso será também o berço da primeira produção teatral do GrETUA no ano letivo em curso. A 2 de outubro, às 22h00, haverá uma sessão de esclarecimento aberta a todos os interessados. Os candidatos deverão inscrever-se até ao dia 3 de outubro.

Na seleção dos formandos, será valorizada a sua motivação pessoal, a experiência prévia em artes performativas (teatro, dança e música), e a sua disponibilidade horária em regime pós-laboral.

Plano Curricular

Outubro - Introdução a Teorias e Práticas Teatrais; História do Teatro Contemporâneo; Movimento

Novembro - Clown; Voz

Dezembro - Interpretação Janeiro - Conceção e ensaios para o espetáculo final

Fevereiro - Apresentações do espetáculo final.

Formadores

Bruno dos Reis (Introdução a Teorias e Práticas Teatrais; Interpretação; encenação do espetáculo Final) - Estudou Cinema/Imagem em Movimento no Centro de Arte e Comunicação em Lisboa e Línguas e Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro. É a partir de 2012 e através da Efémero que começa a escrever e dirigir vários espetáculos de sua autoria. Desde de 2015 tem coordenado e dirigido os vários cursos de formação do GrETUA.

Nuno M Cardoso (História do Teatro Contemporâneo) - Encenador, diretor artístico, professor e ator. Mestrado de Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Diretor do Núcleo Dramaturgia Ação, assessor de direção artística do Teatro Nacional São João, foi consultor de programação das Artes Performativas de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Professor na Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho e no Balleteatro.

Liliana Garcia (Movimento) - Licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Intérprete nas criações de Victor Hugo Pontes, Tiago Rodrigues, Hofesh Shechter, Olga Roriz, Companhia Erva Daninha e Nuno Preto. Vencedora do programa televisivo “Achas que sabes dançar?”, 2015. Em 2016 apresenta dois solos de circo contemporâneo “Femme Fatale” e “Fille dans le vent”.

Rui Paixão (Clown) - Formou-se na Academia Contemporânea de Espectáculos do Porto e tem desenvolvido o seu trabalho em Clown Contemporâneo, Teatro Físico e Artes de Rua. Começou o seu trabalho profissional com a companhia Radar 360o tendo mais tarde fundado a Cão à Chuva. Ganhou o prémio revelação pela Imaginarius e foi o artista emergente na Off Circada Unia.

Teresa Queirós (Voz; Assistência de Encenação do Espectáculo Final) - Formada pela Academia Contemporânea do Espectáculo, tem vindo a desenvolver o seu percurso artístico nas áreas da interpretação, música e fotografia. Como atriz trabalhou com a Companhia Efémero, Teatro do Bolhão, TUP, Nature Theater of Oklahoma, Elenco Produções, GrETUA, entre outras.

Nuno dos Reis (Encenação do Espectáculo Final) - Ilustrador, ator e encenador, inicia a sua formação em Lisboa em Banda Desenhada e Ilustração no Centro de Arte e Comunicação Visual, mas é em Aveiro, de onde é natural, que inicia o seu trabalho na área do teatro. Desde 2013 que tem concebido, encenado e ilustrado vários espectáculos no norte do país. Co-encena no GrETUA desde 2015.

João Tarrafa (Assistência de Encenação do Espetáculo Final) - Natural de Águeda, é no Porto que adquire a sua formação através da ACE Escola de Artes, em 2017. Trabalhou com a Companhia de Teatro Viv'Arte e mais recentemente com Arnaud Devolontat (Théâtre d’Art), Beatriz Frutuoso (Teatro do Bolhão) e os irmãos Bruno e Nuno dos Reis (GrETUA).

Os candidatos deverão inscrever-se até ao dia 3 de Outubro através do link http://bit.ly/cursogretua2017 .

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias