conteúdos
links
tags
Campus
Hoterway está nas plataformas de crowdfunding Kickstarter e Indiegogo
Antigos alunos e investigadores da UA criam chuveiro que fornece água quente desde o primeiro segundo
Rui Paulo, Eduardo Noronha, Rui Teixeira e Rafael Rodrigues, fundadores da Heaboo, startup que criou o Hoterway
Já pensou na água e na energia que poderia poupar se a água estivesse quente assim que abre a torneira para tomar banho? Para resolver este problema, o chuveiro Hoterway armazena energia durante o banho para aquecer instantaneamente a água estagnada nas tubagens no inicio do banho seguinte. A start-up Heaboo, fundada por antigos alunos e ex-investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e alojada na Incubadora da UA (IEUA), está prestes a iniciar a produção do Hoterway e já o lançou em duas plataformas de crowfunding.

O Hoterway é o primeiro chuveiro do mundo com água quente assim que se abre a torneira, sem gastar energia, permitindo poupar água, energia e tempo, afirma Rui Teixeira, criador do conceito, antigo aluno da UA e ex-investigador do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA). Em média, o tempo de espera até a água do banho aquecer é de um minuto e meio. Esta espera equivale a um desperdício de nove litros de água e de energia – correspondente a uma televisão ligada durante quatro horas – de cada vez que um indivíduo toma banho. Para além da vantagem ecológica, o valor poupado em água e energia permitirá um retorno de investimento, em alguns casos, num período inferior a dois anos.

O site do Hoterway, http://hoterway.com/, disponibiliza um simulador para cálculo do período de retorno de investimento desta solução ecológica.

O dispositivo já está disponível para pré-venda (com preços especiais de lançamento) no contexto de duas campanhas internacionais de crowdfunding, nas plataformas Kickstarter e Indiegogo, cujo objetivo é reunir, até 18 de dezembro, 20 mil euros de investimento.

descrição para leitores de ecrã
O Hoterway poupa água e energia

Compatível com todo o tipo de estruturas de banho e com um design minimalista, este chuveiro é de fácil instalação e não precisa de estar ligado à eletricidade. Trata-se de uma solução sustentável que elimina desperdícios de água, energia e tempo. Através de uma bateria térmica local, o equipamento armazena energia durante o banho, que é usada para aquecer a água, no início do banho seguinte, num período que é, normalmente, de espera e desperdício.

Trata-se do culminar de um processo superior a dois anos, envolvendo investigação, testes e ensaios. O plano idealizado pela start-up, que conta com uma equipa de engenheiros e designers, aponta para o início de produção em março de 2017 e a disponibilização das primeiras unidades em maio desse mesmo ano.

As informações detalhadas do produto estão disponíveis no site da start-up, http://hoterway.com/, e nas duas plataformas de crowdfunding:

https://www.kickstarter.com/projects/1376341462/hoterway-hot-shower-from-the-first-second

https://www.indiegogo.com/projects/hoterway-hot-shower-from-the-first-second-water-energy--2#/ .

imprimir
tags
outras notícias