conteúdos
links
tags
Distinções
Ranking do Academic Ranking of World Universities
UA entre as 500 melhores universidades do mundo
Campus
A Universidade de Aveiro (UA) é uma das 500 melhores universidades do mundo, classificação atribuída pelo ranking do Academic Ranking of World Universities (ARWU), promovido pela Universidade de Xangai.

Pela primeira vez a UA faz parte da prestigiada lista das 500 melhores universidades do mundo do ranking ARWU. Conjuntamente com a Universidade do Minho (UM), que integra também pela primeira vez esta lista, a UA é agora uma das cinco universidades portuguesas que são referenciadas por este prestigiado ranking, liderado pela Universidade de Harvard.

Dos indicadores considerados, o que mais terá contribuído para a entrada  da UA no ranking de Xangai é o HiCi, respeitante aos investigadores mais citados, facto que confirma a qualidade e excelência da produção científica da academia. A distinção teve ainda como critérios de análise, entre outros, os prémios atribuídos a antigos alunos e docentes, as citações e o número de artigos publicados.

“A entrada no ranking de Xangai é muito prestigiante para a Universidade de Aveiro. Trata-se do ranking mais antigo, um dos mais considerados internacionalmente e que assenta, essencialmente, na excelência da investigação produzida”, admite o reitor da UA, Manuel António Assunção, acrescentando: “A nossa entrada a somar à de quatro outras Universidades Portuguesas demonstra mais uma vez a valia do sistema de Ensino Superior Público Português.".

O reitor considera ainda que o resultado da UA “é o reflexo de um processo de toda a vida da Universidade em que a investigação de qualidade assumiu sempre, estrategicamente, um papel central. E mais concretamente a nossa melhoria recente neste ranking deve-se a dois indicadores específicos: investigadores altamente citados e publicações nas revistas Nature e Science. Apraz-me sublinhar que este desfecho se vem juntar a um outro resultado recentemente obtido: o nosso sucesso no processo de candidaturas a investigador FCT”, conclui.

Recorde-se que a Universidade de Aveiro é presença assídua nos mais conceituados rankings internacionais. Em abril deste ano surgia pela quinta vez consecutiva no ranking do periódico Times Higher Education (THE), entre as 100 melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos. Em julho, o Centro para os Rankings Universitários Mundiais (CWUR) coloca a UA entre as 600 mais importantes e prestigiadas instituições de ensino superior do planeta.

A UA já foi também considerada, em 2015, no ranking mundial de universidades da Comissão Europeia - o U-Multiran - uma das seis instituições de ensino superior públicas nacionais com melhor avaliação no que respeita a critérios de investigação.

Para a boa reputação desta academia contribui ainda as várias vezes em que é apontada como excelente ou a melhor portuguesa, tanto no número de publicações em colaboração com empresas como em determinadas áreas científicas, como a das Ciências dos Materiais, da Matemática, das Ciência de Computadores e Engenharia, ou do Design, onde, neste caso, foi recentemente considerada pela revista italiana Domus, uma das 50 melhores escolas de design da Europa.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias