conteúdos
links
tags
Campus
Startup das universidades de Aveiro e do Porto
Veniam recebe mais 20 milhões de euros de financiamento
A investigadora da UA Susana Sargento, cofundadora da Veniam
A startup de base tecnológica Veniam acaba de conseguir um investimento internacional de capital de risco de 20 milhões de euros para suportar inovação e expansão internacional. Com este financiamento de série B, a Veniam, nascida e incubada nas universidades de Aveiro e do Porto, pretende expandir os serviços associados à criação, gestão e exploração de redes sem fios Wi-Fi de veículos por frotas urbanas, portos, aeroportos e fábricas. Na agenda da empresa estão cidades como Nova Iorque, Barcelona, Londres e Singapura.

Segundo comunicado da empresa de Susana Sargento, investigadora do Departamento de Electónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (UA) e criadora da Venian, a par de João Barros, da Universidade do Porto, e de Robin Chase e de Roy Russell, empreendedores norte-americanos mundialmente conhecidos pela criação da empresa Zipcar, a maior empresa de car-sharing a nível global, este financiamento vai permitir desenvolvimento de tecnologia patenteada da Veniam (hardware, software e componentes de cloud). O montante segue também para a expansão das redes de veículos. A empresa é hoje responsável pela criação e gestão da maior rede veicular do Mundo que abrange mais de 600 veículos na cidade do Porto, estando a fechar contratos em três continentes.

Com este financiamento de série B, a Veniam vai continuar a apostar no desenvolvimento do seu produto e, simultaneamente ampliar a sua estrutura a nível mundial. Contando com o financiamento de série A de 4,9 milhões de dólares (cerca de 3,9 milhões de euros), atribuído no final de 2014, a Veniam recebeu até à data cerca de 27 milhões de dólares (aproximadamente 24 milhões de euros). A True Ventures, Union Square Ventures e Cane, investidores da primeira série, voltaram a participar nesta fase.

imprimir
tags
outras notícias