conteúdos
links
tags
Conferências
“Vamos erradicar a violência” – uma sessão inteiramente dedicada ao direito das crianças
¿Vamos erradicar a violência¿ ¿ uma sessão inteiramente dedicada ao direito das crianças
Dia 28 de novembro, pelas 16h00, na Livraria da Universidade de Aveiro (UA), Dra. Sofia Andrade, Psicóloga e Dr. João Luís Gonçalves, Juiz no tribunal de família de menores de Faro, debatem o fenómeno da violência infantil e os direitos das crianças e dos jovens.

Quando ouvimos nos meios de comunicação social, casos de bebés encontrados em lixeiras, situações de fome, tráfico e escravatura de crianças, estes são relatos reais que não acontecem apenas nos países menos desenvolvidos, acontecem junto de uma sociedade que se afirma civilizada.

Que consequências tem este maltrato físico e psicológico no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças?

Como é que estas situações podem afetar a saúde da criança e do adolescente?

Como os podem levar a sofrer ferimentos graves ou à própria morte?  

Nesta sessão serão apresentados e debatidos dois estudos: “Crianças e jovens em Perigo”, de Sofia Andrade, e “Breve história do direito das crianças e dos jovens”, de João Luís Gonçalves. Os autores pretendem dar a conhecer os projetos e as atividades que ao longo dos anos foram desenvolvidos nesta área de intervenção.

Um pouco sobre os autores:

Sofia Andrade é Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento pela Universidade Autónoma de Lisboa. Trabalha na Administração Pública e é formadora certificada pelo IEFP. Apoia ativamente várias causas sociais e é também colunista no Psicologia.PT, um portal especializado em Psicologia direcionado para profissionais e estudantes de Psicologia de língua portuguesa.

João Luís Gonçalves é natural da Ribeira Brava – Madeira. Até 2009 exerceu funções em diversos tribunais criminais, civis, de menores, de trabalho, administrativos e fiscais. Após essa data, foi colocado no Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal, onde foi também Procurador substituto na Secção Regional do Tribunal de Contas. Desde abril de 2011 é Procurador da República no Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé. Entre os anos de 2001 e 2005 exerceu funções em Timor-Leste: como Conselheiro das Nações Unidas na Procuradoria-Geral da República, como Procurador no Departamento de Crimes Graves e como Procurador Interino nos tribunais distritais.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias