conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Aprender Português com a Universidade de Aveiro
Primeiro MOOC da UA já está aberto ao público de todo o mundo
Decorre o inquérito aos alunos no âmbito do sistema de qualidade das unidades curriculares
O primeiro MOOC da Universidade de Aveiro está já aberto ao público de todo o mundo. Criado numa parceria entre o Departamento de Línguas e Culturas, a UNAVE, a UINFOC e os STIC, o curso online e completamente gratuito intitula-se Aprender Português com a Universidade de Aveiro (ApPT-UA) e dirige-se a todos os interessados em aprender português.

Este curso na área de Português Língua Estrangeira, no nível de proficiência A1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, é inteiramente gratuito e está aberto à participação do público em geral, de modo a responder à procura de cursos de língua portuguesa, quer pela diáspora portuguesa quer por públicos de outras nacionalidades.

Composto por 10 módulos didáticos autónomos, mas relacionados entre si, percorrendo urna narrativa onde se cruzam os percursos de duas famílias portuguesas, este curso espelha o dia a dia dos portugueses e foca, em especial, a realidade da região de Aveiro.

Do ponto de vista linguístico, esta formação a distância visa dar competências ao participante para compreender e usar expressões familiares, quotidianas e frases muito básicas; apresentar-se, apresentar outros, fazer e responder a perguntas sobre detalhes pessoais; interagir de uma maneira simples, desde que a outra pessoa fale lentamente e claramente e esteja preparado para o ajudar. Do ponto de vista cultural, pretende-se proporcionar ao participante uma viagem pela zona de Aveiro; dar-lhe a conhecer duas famílias portuguesas e os seus hábitos e estabelecer com ele uma relação intercultural, dando-lhe a conhecer o património material e imaterial.

No final de cada módulo, o aluno deve testar os seus conhecimentos para poder obter o certificado de aproveitamento ou para poder pedir o certificado de acreditação de conhecimentos.

A aprovação em todos os módulos do MOOC permitirá a obtenção de 6 ECTS, que são suscetíveis de serem creditados após pedido do aluno nos cursos conducentes da Universidade de Aveiro ou de outras instituições de ensino superior subscritoras do acordo de Bolonha, ao nível do 1.º Ciclo, quando a eles tenha acedido por alguma das vias legalmente previstas, e aí se encontre inscrito.

O curso online ApPT-UA tem a coordenação da docente do Departamento de Línguas e Culturas Maria Eugénia Pereira e está alojado na plataforma Miríada X (https://miriadax.net/web/aprender-portugues-com-a-UA).

Inscreva-se e comece a aprender português a partir da sua própria casa de forma gratuita!

imprimir
tags
outras notícias