conteúdos
links
tags
Bolsas e Emprego
Bolsa de Investigação no âmbito do projeto mobilizador “ValorMar"
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto mobilizador “ValorMar - Valorização integral dos recursos marinhos: potencial, inovação tecnológica e novas aplicações”, especificamente no seu PPS 4 cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), nas seguintes condições:

1. Área científica: Ciências Biológicas

2. Área científica secundária: Biologia Marinha

3. Requisitos de admissão:

É exigido o grau de mestre em Biologia, Biologia Marinha, ou áreas afins;

É valorizada a experiência na elaboração de conteúdos de natureza técnica/cientifica elaborados em língua portuguesa;

 

4. Funções a desempenhar 

Execução das atividades do projeto, nomeadamente, ao nível de desenvolvimento de conteúdos para uma plataforma digital, sob o princípio “wiki”, com informação relevante sobre os recursos haliêuticos comercializados em Portugal.

 

5. Legislação e regulamentação aplicável:

Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na redação em vigor à data da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, face à norma transitória do artigo 4.º deste último diploma legal; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2.ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

6. Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (DeBio), sob a orientação científica dos Doutores Cláudio Teixeira e Rui Rocha.

7. Critérios de seleção 

 

Os critérios de avaliação do mérito dos candidatos (MC) e respetivas valorações serão:

7.1) Nota final de licenciatura: 10 a 13 valores – 0,2 pontos; 14 a 15 valores – 0,6 pontos; 16 a 17 valores – 1,0 pontos; 18 a 19 valores – 1,6 pontos; 20 valores – 2 pontos;

7.2) Nota final de mestrado: 10 a 13 valores – 1,0 pontos; 14 a 15 valores – 3,0 pontos; 16 a 17 valores – 5,0 pontos; 18 a 19 valores – 8,0 pontos; 20 valores – 10,0 pontos;

7.3) Publicações em congressos nacionais na área das ciências biológicas (0,5 pontos por publicação como primeiro autor e 0,25 pontos por publicação como co-autor, até ao máximo de 2 pontos).

7.4) Publicações em congressos internacionais na área das ciências biológicas (2 pontos por publicação como primeiro autor e 1 pontos por publicação como co-autor, até o máximo de 6 pontos).

 

Caso o júri considere necessário, poderá recorrer à entrevista dos candidatos (EC) e, consequentemente, a avaliação final dos candidatos será calculada de acordo com a seguinte fórmula:

Avaliação=  (MC+EC)/2

 

No caso de desistência do candidato selecionado, automaticamente será selecionado o segundo candidato da lista ordenada de seriação dos candidatos e, assim sequencialmente, até esgotar os candidatos apresentados.

 

8. Composição do Júri de Seleção

O júri responsável pela seleção será constituído por:     

                Presidente do júri – Doutor Cláudio Teixeira

                Vogais – Prof. Doutor Joaquim Sousa Pinto e Doutor Rui Rocha

                Suplentes – Prof. Doutor Joaquim Arnaldo Martins

 

9. Duração da bolsa

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em fevereiro de 2020, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT e regulamento de bolsas de investigação científica da FCT.

 

10. Valor do subsídio de manutenção mensal 

A componente financeira da bolsa é um subsídio mensal no valor de € 989,70 (novecentos e oitenta nove euros e setenta cêntimos), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

O Bolseiro usufruirá de um seguro de acidentes de trabalho e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança

 

 

 

 

 

social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 40/89, de 1 de fevereiro.

A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 02 de dezembro de 2019 a 06 de janeiro de 2020. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente por email, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

                Carta de motivação e apresentação (incluindo endereço de email);

                Curriculum vitae (com identificação de acordo com Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão);

                Cópia(s) do(s) certificado(s) de habilitações (incluindo a média de Licenciatura e Mestrado); 

                Documento comprovativo de outros graus, quando aplicável;

                Cópia de publicações relevantes no âmbito das funções a desempenhar;

                Outros documentos que suportem a informação do CV dos candidatos.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço sec@det.ua.pt (incluir no campo “Assunto”: Bolsa ValorMar UA-PPS4). Os candidatos devem certificar-se que recebem email de resposta à sua candidatura, confirmando a receção da mesma.

 

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados

O resultado do processo de seleção será divulgado através de envio de email aos candidatos, e publicação de listagem ordenada afixada no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro.

Após a divulgação dos resultados os candidatos devem considerar-se, desde logo, notificados para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. No término deste prazo o candidato selecionado deve considerar-se convocado para iniciar a bolsa.

 

imprimir