conteúdos
links
tags
Campus
Certame decorre de 11 a 13 de novembro, no Porto
UA mostra protótipos no Fórum do Mar Business2Sea 2019
Investigação na área do Mar é uma das grandes apostas da UA
Durante três dias, a Universidade de Aveiro (UA) vai mostrar protótipos desenvolvidos no âmbito de trabalhos de investigação e ações de apoio à realização de provas de conceito, num stand conjunto com a Comunidade Portuária de Aveiro e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) no Fórum do Mar Business2Sea. O evento decorre de 11 a 13 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega, Porto.

Este evento é orientado para o fomento das relações entre poderes públicos, empresas, universidades e centros de I&D e associações, nacionais e estrangeiras, com atividade em diferentes domínios da economia do Mar.   Trata-se de um evento que promove a divulgação de projetos, estudos e conhecimento sobre as temáticas ligadas ao Mar – através da realização de diversas conferências temáticas; promove os encontros de negócios – através do agendamento de encontros bilaterais entre representantes de entidades portuguesas e de entidades estrangeiras, que convidamos para o evento; e promove a apresentação de tecnologias, serviços e produtos portugueses na área do Mar – através da realização de uma exposição/mostra, que integra também momentos de comunicação e animação sobre a temática Mar.

Os protótipos que a UA apresenta foram parcialmente financiados pelo projeto CAMPUS TEC – Programa de Transferência de Conhecimento e Resultados de I&D da Universidade de Aveiro. Este projeto, implementado pela UACOOPERA e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro, teve por objetivo principal identificar os resultados de I&D da UA com potencial para serem valorizados e transferidos para as empresas, apoiar a sua validação e/ou demonstração e promover uma disseminação abrangente pelas empresas, com vista à sua efetiva incorporação pelo mercado.

Os protótipos foram parcialmente financiados pelas iniciativas PROVE IT (https://www.ua.pt/pt/noticias/0/56942) e MAKE IT (https://www.ua.pt/pt/noticias/0/57903), implementadas no âmbito do projeto CAMPUS TEC e que visaram apoiar a realização de provas de conceito de tecnologias desenvolvidas por investigadores e alunos da UA. Assim, estarão expostos sete protótipos, para além do trabalho de investigação e prestação de serviços realizado no ECOMARE:

  1. Metais celulares e espumas metálicas;
  2. EnVAQS – Gerador Eólico para Produção de Águas Quentes Sanitárias;
  3. Sistema de limpeza a laser de moldes de matriz polimérica;
  4. SAMS – Smart Aquaculture Management System;
  5. COAST – Coastal Optimization Assessment Tool (Ferramentas numéricas de auxílio à gestão e planeamento das zonas costeiras, face aos problemas de erosão costeira e efeitos das alterações climáticas);
  6. Método para a extração e purificação de fucoxantina de microalgas;
  7. Edersensæ  – Dispositivo eletrónico para peloterapia (dispositivo eletrónico para aplicação de emplastos naturais de base argilosa, que permite acelerar o seu efeito terapêutico quando em contacto com a pele);
  8. ECOMARE

Mais informações sobre o evento Business2Sea: http://www.forumoceano.pt/p60-business2sea-forum-do-mar-pt

Mais informações sobre a presença da UA no Business2Sea: uacoopera@ua.pt

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias