conteúdos
links
tags
Bolsas e Emprego
Candidatura 22 de outubro a 5 de novembro
Bolsa de Investigação (Mestre) na Engenharia Mecânica ou afim
Está aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do Projeto de I&D designado por “TherMechChar-Xsteels: Toward virtual forming and design - Thermomechanical characterization of high strength steels through full-field measurements and a single designed test”, para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, financiado pela FCT IP, na sua componente Orçamento de Estado e pelo programa CENTRO 2020.

Área Científica: Engenharia Mecânica e áreas afins.

Requisitos de admissão: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, Mestrado em Engenharia e Automação Industrial ou em áreas afins. Média de conclusão de Mestrado mínima de 13 valores, conhecimentos avançados de inglês e detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver. Motivação para obtenção do grau de doutor.

Plano de trabalhos: atualmente, o uso da simulação numérica, particularmente a análise de elementos finitos (FEA), tornou-se uma prática obrigatória em processos industriais. Apesar do uso regular de FEA na engenharia, o problema da procura de dados de entrada para o FEA (particularmente do comportamento do material) é sistemática e não foi resolvido. Uma solução para este problema é requerida tanto para os utilizadores como para os fornecedores de FEA.

O objetivo principal deste trabalho, incluído nas tarefas previstas no projeto CENTRO-01-0145-FEDER-029713, será desenvolver uma metodologia eficiente e precisa para determinar os parâmetros materiais de modelos termomecânicos a partir de um único ensaio que envolva campos de temperatura e deformação heterogéneos. De facto, esta não-homogeneidade conduz a uma informação mais rica do que as abordagens tradicionais com ensaios quase homogéneos, conduzindo assim a uma diminuição do número de experiências. A metodologia a desenvolver incluirá estratégias de otimização. Também é desenvolvida uma base de dados com modelos constitutivos de material calibrados.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na redação em vigor à data da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, face à norma transitória do artigo 4.º deste último diploma legal; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Doutor António Gil d’Orey de Andrade Campos.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto para dezembro de 2019, eventualmente renovável até ao limite de duração do projeto

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 989,70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular, onde serão avaliados os conhecimentos abaixo mencionados, com a respectiva valoração de:

  • Habilitação académica de base e respectiva média de conclusão (40%);
  • Conhecimentos comprovados nas áreas do Comportamento Mecânico dos Materiais, desenvolvimento de programas (software) para aplicações em mecânica computacional e otimização, e métodos numéricos para identificação de parâmetros (30%);
  • Experiência em atividades de investigação no âmbito da área científica da candidatura (30%).

Se necessário, para comprovar o mérito dos candidatos realizar-se-á entrevista. Consideram-se excluídos do concurso os candidatos seriados abaixo dos 13 valores e sem quaisquer conhecimentos na área científica da candidatura.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído pelo Presidente, Doutor António Gil d’Orey de Andrade-Campos, Professor Auxiliar; Vogais: Doutor Robertt Angelo Fontes Valente, Professor Associado; Doutor João Alexandre Dias de Oliveira, Professor Auxiliar; e Vogal Suplente: Doutor Joaquim Alexandre Mendes de Pinho da Cruz, Professor Auxiliar.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida e afixada em local visível e público, no placar do átrio de entrada do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio eletrónico ou, na sua impossibilidade, através de ofício em carta registada.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 22 de outubro a 05 de novembro de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, datado e assinado;
  • Cópia do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;
  • Fotocópia simples do documento comprovativo dos graus académicos;
  • Outros elementos relevantes.

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt), até ao termo do prazo fixado, indicando no assunto a referência “BI-26_DEM_TEMA_2019_THERMECHCHAR”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Prof. Doutor António Gil Campos, gilac@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias