conteúdos
links
tags
Conferências
Na continuação do Fórum do Património 2019
UA acolhe 1º Seminário Ibérico Cultura, Património e Turismo
1º Seminário Ibérico Cultura, Património e Turismo
O 1º Seminário Ibérico Cultura, Património e Turismo vai decorrer na Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro no dia 15 de novembro, entre as 09h30 e as 18h00. Sucederá ao Fórum do Património 2019 que se realiza no mesmo local no dia anterior.

O Seminário Ibérico Cultura, Património e Turismo tem organização portuguesa e espanhola, com entidades de ambos os países, sendo coordenada pela APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património e pela Universidade de Aveiro (Departamento de Engenharia Civil), através da investigadora arquiteta Alice Tavares Costa, presidente da APRUPP.

O Seminário Ibérico contará com apresentações e mesas redondas sobre os temas:

  1. Partilha de boas práticas de planeamento urbano que incluam a valorização e defesa do Património no contexto Ibérico
  2. A gestão de Património: o desafio da valorização e do re-uso
  3. A monitorização do impacto do turismo nos centros históricos
  4. A qualidade da intervenção em Património
  5. A experiência das Associações na defesa do Património

Haverá assim a oportunidade de conhecer as experiências de Salamanca e Santiago de Compostela na procura de equilíbrio entre o turismo e a proteção do Património, bem como o papel das Associações na defesa do Património através das associações APATRIGAL - Asociación para a defensa do Patrimonio Cultural Gale, ACDP Salamanca - Ciudadanos por la Defensa del Patrimonio – património Castilla y Leon, ARESPA - En Defensa de la Buena Restauración, Conservación y Mantenimento del Patrimonio Historico Espanhol, APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, APAI – Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, GECORPA – Grémio do Património e APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.

As práticas de planeamento urbano e de intervenção no edificado com preservação do Património serão outras temáticas em discussão, conjugando a participação das Associações, das Universidades e das entidades profissionais. Assim, este debate contará com oradores da Universidade da Cantábria, da Universidade de Valência, Universidade de Aveiro, Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, Universidade do País Basco, Universidade do Porto e Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte, entre outros.

Tem como objetivo que, após o debate congregador das associações nacionais ligadas ao Património, se faça o debate sobre a situação no contexto Ibérico e assim incrementar as sinergias entre associações e universidades, trazendo os técnicos e o público em geral ao debate. Pretende-se desta forma incrementar a participação pública, o apoio da investigação na prática da reabilitação e proteção do Património e a melhoria das práticas de gestão e intervenção.

As inscrições devem ser feitas através de formulário AQUI.

O envio de comprovativos de inscrição e pedido de informações para:geral@aprupp.org

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias