conteúdos
links
tags
Bolsas e Emprego
Candidaturas abertas 04 a 15 de novembro - BI-GENESIS-out2019
Bolsa de Investigação Mestre (M/F) no âmbito do projeto de Investigação GENESIS
Estão abertas candidaturas para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (BIM), a atribuir no âmbito do projeto de Investigação GENESIS - PTDC/GES-URB/29444/2017, financiado por fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Requisitos de admissão obrigatórios: Titulares do grau de mestre em Engenharia do Ambiente1

1Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no art.º 25 do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras e a alínea e) do nº2 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 60/2018 de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

Requisitos preferenciais:

-   experiência em modelação da qualidade do ar;

-   experiência em modelação dos efeitos das infraestruturas verdes na qualidade do ar e no efeito de ilha de calor;

-   conhecimentos e experiência na utilização de software de desenvolvimento de programação;

-   capacidade para trabalhar num ambiente multidisciplinar;

-   entusiasmo, independência, motivação e responsabilidade para desempenhar as funções requeridas;

-   fluente em língua portuguesa e língua inglesa falada e escrita.

Descrição do Trabalho: As atividades serão desenvolvidas sobre o tema “Quantificação dos benefícios ambientais das infraestruturas verdes, no âmbito do projeto GENESIS cujo objetivo é o desenvolvimento de um modelo compreensivo e sistemático para fazer um balanço entre benefícios ambientais, económicos e sociais das coberturas e fachadas verdes e respetivos custos adicionais, numa abordagem de análise de ciclo de vida. Nesse sentido, o objetivo da bolsa é a quantificação dos benefícios ambientais das infraestruturas verdes, em particular na qualidade do ar e no efeito de ilha de calor das cidades. As principais funções do bolseiro incluem:

i)    validação dos resultados de simulação numérica com recurso a dados medidos;

ii)      realização de simulações numéricas à mesoescala do efeito das infraestruturas verdes na qualidade do ar e no efeito de ilha de calor;

iii)  divulgação dos resultados obtidos.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Isabel Miranda.

Duração da bolsa e Regime de Atividade: A bolsa terá a duração de 9 meses, não renovável. O início do exercício de funções está previsto para dezembro de 2019, em regime de exclusividade.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa corresponde a 989,70€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Método de Seleção: A seleção será efetuada após avaliação curricular com eventual recurso a entrevista.

Na avaliação curricular os candidatos serão avaliados com base no seu Curriculum Vitae (70%), apetências e motivação (30%), na primeira fase de avaliação.

Esta avaliação é eliminatória, sendo seguida de uma entrevista de seleção, a utilizar somente nos casos em que a avaliação documental não se mostre suficiente para decidir. No caso de haver entrevista, a classificação final dos candidatos será calculada como uma média das avaliações obtidas na avaliação curricular e entrevista.

O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa no caso de nenhum dos candidatos corresponder ao perfil pretendido. 

Composição do júri de seleção: Professora Doutora Ana Isabel Miranda (Presidente), Professora Doutora Myriam Lopes e Doutora Vera Rodrigues.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por pontuação final, e através de notificação dos candidatos por correio eletrónico.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na redação em vigor à data da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, face à norma transitória do artigo 4.º deste último diploma legal; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. em vigor; e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Formalização da candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de email para dao-bolsaseconcursos@ua.pt, com Cc para miranda@ua.pt, indicando a referência BI-GENESIS-out2019 no assunto, acompanhadas dos seguintes documentos:

-Formulário de candidatura a bolsas de investigação, disponível no link http://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032;

- Carta de motivação do candidato para o trabalho em questão;

- Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado;

- Cópia do certificado de habilitações do candidato, com discriminação das classificações obtidas nas disciplinas do respetivo curso e classificação final; e,

- Outros elementos comprovativos considerados relevantes.

Prazo para apresentação de candidatura: O concurso encontra-se aberto de 04 a 15 de novembro de 2019.

imprimir
tags
outras notícias