conteúdos
links
tags
Distinções
Sociedade Americana de Química distingue investigadora do DQ e CICECO
Mara Freire entre os cientistas mais influentes
A investigadora Mara Freire
A Sociedade Americana de Química reconheceu Mara Freire, investigadora coordenadora e cientista do Departamento de Química e do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro da Universidade de Aveiro (UA), como uma das cientistas mais influentes na área da Engenharia Química e Industrial.

Mara Freire e a sua equipa de investigação têm trabalho na interface da Engenharia Química, Química Verde e Biotecnologia no desenvolvimento de técnicas de separação mais eficientes, sustentáveis (grande parte delas resumindo-se a uma única etapa) e idealmente aplicáveis à escala industrial para uma vasta gama de produtos de valor acrescentado, grande parte deles com capacidade terapêutica.

Para além de estudos aplicados, grande parte da sua carreira científica foi dedicada ao estudo fundamental dos mecanismos moleculares que regem alguns processos de separação.

Foi graças ao desenvolvimento de trabalhos nestas áreas, multidisciplinaridade e trabalho de equipa que Mara Freire foi reconhecida pelo jornal Industrial & Engineering Chemistry Research da Sociedade Americana de Química, um dos jornais mais relevantes na área da Engenharia Química,  como uma cientista influente (2019 Class of Influential Researchers).

Este reconhecimento destina-se a investigadores com menos de 10 anos de independência científica, tendo por base a qualidade da sua investigação e respetivo impacto em demais investigadores e comunidade científica.

imprimir
tags
outras notícias