conteúdos
links
tags
Campus
Com comunicação sobre "Cativar para a ciência: uma responsabilidade social das Instituições do Ensino Superior"
Reitor da UA participa no Lançamento da Rede Clubes Ciência Viva na Escola
Paulo Jorge Ferreira será durante os próximos quatro anos Reitor da UA
O Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, participa esta terça-feira, 15 de outubro, no Encontro Nacional de Professores dos Clubes de Ciência Vida na Escola, que se realiza no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a partir das 10h00. Durante o encontro, que ficará marcado pelo lançamento da Rede Clubes Ciência Viva na Escola, o Reitor da UA apresentará uma comunicação com o tema "Cativar para a ciência: uma responsabilidade social das Instituições do Ensino Superior".

A organização desta iniciativa está a cargo da Direção-Geral da Educação, em parceria com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito da iniciativa Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.

Os Clubes Ciência Viva na Escola assentam num conceito dinâmico e plural, enquanto estruturas de ciência e conhecimento adaptadas às características específicas das organizações parceiras que as constituem e do meio social e cultural em que se inserem.

São espaços de ciência na escola, abertos a toda a comunidade educativa e que, estimulando o entusiasmo pela ciência e o acesso à cultura científica e tecnológica, pretendem contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino usados pelos professores, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhecimento e o desenvolvimento de competências científicas relevantes. Promovem também o estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais.

A Coordenação Nacional da “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” tem vindo a promover ações de capacitação e fóruns para os docentes envolvidos nos clubes assumindo a responsabilidade de potenciar o dinamismo da Rede. Depois de no ano letivo transato se terem realizado as Jornadas de Parcerias com dispersão geográfica, este Encontro, para o qual está prevista a participação de 500 a 700 professores, cientistas e parceiros deste Rede, tem como objetivo refletir sobre as dinâmicas da Rede bem como sobre o papel dos Clubes na promoção da literacia científica e tecnológica dos alunos e respetivas comunidades.

Contando com o apoio do POCH - Programa Operacional Capital Humano, a iniciativa reúne, pela primeira vez, representantes dos 237 Clubes, respetivos parceiros e especialistas, para em conjunto, potenciar as sinergias e os compromissos de ação com a comunidade científica, centros de ciência, museus, autarquias e empresas.

O Encontro será transmitido em direto, por videodifusão, através do linkhttp://www.dge.mec.pt/videodifusao.

imprimir
tags
outras notícias