conteúdos
links
tags
Bolsas e Emprego
Candidaturas de 15 a 28 de outubro de 2019
Bolsa de Investigação para Mestre em área de Engenharia Mecânica ou áreas afins
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto de I&D Empresas em Co-Promoção, intitulado “SGH - SMART GREEN HOMES”, Projeto N.º 7678 (Ref. POCI-01-0247-FEDER-007678), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

Projeto POCI-01-0247-FEDER-007678 – Bolseiro Investigação (BI) n.º 144

Área Científica: Engenharia Mecânica ou áreas afins.

Requisitos de admissão obrigatórios:

  • Mestrado em Engenharia Mecânica ou em áreas afins;

Requisitos preferenciais:

  • Experiência demonstrada na modelação e simulação de sistemas térmicos e energéticos;
  • Experiência no desenvolvimento, elaboração e teste de protótipos;
  • Experiência em equipamentos de refrigeração e de aquecimento domésticos;
  • Experiência laboratorial em áreas relevantes para o projeto;
  • Dissertação de Mestrado em temas relevantes para as atividades indicadas;
  • Reunir requisitos académicos para desenvolver trabalho de doutoramento neste domínio;
  • Domínio escrito da língua inglesa.

Plano de trabalhos: O plano de trabalhos consiste na participação nas Tarefas A10.T3 (Construção de um protótipo representativo de uma bomba de calor por compressão transcrítica de CO2 para aplicação em produção de águas domésticas (ar-água)), A10.T13 (Construção de protótipo funcional para unidades de controlo de bombas de calor magnetocalóricas, por adsorção, CO2 e propano), A15.T7 (Validação das eficiências energéticas dos vários produtos desenvolvidos), e A17.T2 (Divulgação de resultados) do projeto, e inclui:

  • Atividades de Investigação industrial/aplicada e desenvolvimento experimental relacionadas com a conceção, modelação, simulação e otimização, por via numérica, de bombas de calor por compressão de vapor;
  • Atividades de divulgação de resultados do projeto;
  • Projeto e a elaboração de protótipos para ensaio;
  • Ensaio dos protótipos;
  • Validação das soluções que apresentem o melhor desempenho para teste de bombas de calor, e que se enquadrem na estratégia global do melhor desempenho energético e de conforto da habitação.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido maioritariamente no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, incluindo também trabalhos a levar a cabo nas instalações da Bosch Termotecnologia, sob a orientação científica do Professor Vítor António Ferreira da Costa.

Duração da bolsa e Regime de Atividade: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em novembro de 2019, em regime de exclusividade, eventualmente renovável por um período adicional de 4 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa corresponde a 989,70EUR, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

  1. A.    Avaliação curricular – com valoração de 100%, que será realizada de acordo com os seguintes critérios:
  • Currículo académico em área adequada, em conformidade com os requisitos de admissão (40%);
  • Currículo técnico-científico e experiência comprovada nas temáticas indicadas como condições preferenciais (40%);
  • Currículo técnico-científico e experiência comprovada em outras áreas relevantes para o desenvolvimento do programa de trabalhos (20%) 

Se necessário para comprovar o mérito dos candidatos realizar-se-á uma Entrevista aos três melhores classificados no âmbito da avaliação curricular.

  1. B.    Entrevista que avaliará cada candidato admitido, nos seguintes domínios:
  • Conhecimentos específicos relevantes para a execução do plano de trabalhos a desenvolver (60%);
  • Capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal (20%);
  • Domínio oral da língua portuguesa e inglesa (20%).

Caso não seja realizada a Entrevista, a avaliação final será correspondente somente à Avaliação curricular.

Caso seja realizada a Entrevista, a avaliação final será executada de acordo a seguinte ponderação:

  • 70% Avaliação curricular;
  • 30% Entrevista.

O concurso será encerrado se nenhum dos candidatos se revelar adequado.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do júri: Professor Vítor António Ferreira da Costa, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro;

Vogais: Professor Jorge Augusto Fernandes Ferreira, Professor Auxiliar, e Professor Fernando José Neto da Silva, Professor Auxiliar, ambos da Universidade de Aveiro.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto, para apresentação de candidaturas, no período de 15 a 28 de outubro de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta/e-mail de candidatura, utilizando o formulário de candidatura a bolsas de investigação disponível em https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado, e Cópia simples do(s) Certificado(s) de Habilitações.

 As candidaturas, dirigidas ao Presidente do Júri, devem ser enviadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para o endereço dem.bolsas@ua.pt, com Cc para v.costa@ua.pt, com indicação da referência do projeto no assunto, da seguinte forma: UA – Projeto SGH - POCI-01-0247-FEDER-007678 – Bolseiro Investigação (BI) n.º 144 e acompanhada dos documentos referidos anteriormente.

 Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na redação em vigor à data da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, face à norma transitória do artigo 4.º deste último diploma legal; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

imprimir
tags
outras notícias