conteúdos
links
tags
Distinções
Em Boston (EUA)
Estudantes do DETI ganham o 2º lugar na International Microwave Symposium
Estudantes do DETI ganham o 2º lugar na International Microwave Symposium
Ricardo Correia, Daniel Belo, Marina Jordão e Felisberto Pereira, alunos de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) ganharam o 2º lugar na International Microwave Symposium, em Boston (EUA), com o desenvolvimento de um rádio backscater que vai permitir eliminar as baterias no futuro.

O prémio refere-se ao concurso MTT-24 (RFID Technologies) – Backscatter Radio Student Design Competition IMS 2019. Esta competição desafiava os participantes a desenvolverem e fabricarem um radio backscatter, bloco fundamental de Ultra-High-Frequency (UHF) Radio Frequency IDentification (RFID). O protótipo deveria ser composto por uma antena e um modulador backscatter binário que operasse a 915 MHz, e o seu funcionamento deveria ser optimizado de modo a atingir baixo consumo de energia e elevada sensibilidade no cenário de teste.

De acordo com os estudantes, orientados pelo professor Nuno Borges Carvalho, o radio backscatter é composto por vários blocos; a saber: “uma antena, onde utilizámos uma antena comercial da Vishay (VJ5601M915MXBSR); uma malha de adaptação, para que a antena fique adaptada a 50 Ω; e um modulador backscatter, que consiste num transistor de RF do tipo FET, onde baixas tensões de gate foram utilizadas para gerar a modulação com o menor consumo de energia possível”, explicam.

descrição para leitores de ecrã
"Da esquerda para a direita: Ricardo Correia, Prof. Dominique Schreurs, presidente do IEEE MTT-S, e Marina Jordão."

Na competição deste ano, ficou em 1º lugar a equipa da Georgia Institute of Technology. Note-se que no ano anterior, esta equipa ficou em 2º lugar e a da UA em 1º. “Este tipo de prémio valoriza o trabalho que os estudantes de doutoramento desenvolvem em competições internacionais”, congratula-se a equipa da Universidade de Aveiro.

Mais informações sobre o International Microwave Symposium em https://ims-ieee.org/sites/ims2019/files/content_images/SDC11_backscatter_radio.pdf

 

imprimir
tags
outras notícias