conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 04 de junho de 2019
Bolsa Pós Doutoramento na área de Engenharia Química
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-doutoramento, no âmbito do projeto GRETE - Green chemicals and technologies for the wood-to-textile value chain (projeto 837527), financiado pela call H2020-BBI-JTI-2018, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Química

Requisitos de admissão:

São requisitos de admissão obrigatórios (requisitos cumulativos e sob risco de exclusão):

  • Possuir Doutoramento em Engenharia Química, ou áreas afins.
  • Ser autor de pelo menos 15 artigos científicos publicados em revistas internacionais do SCI da área (de preferência com bons fatores de impacto).
  • Experiência na área dos solventes alternativos, nomeadamente líquidos iónicos e solventes eutécticos.
  • Experiência na medição do equilíbrio de fases e propriedades termofísicas desses solventes.

Plano de trabalhos:

O trabalho a ser desenvolvido enquadra-se no projeto GRETE: Green chemicals and technologies for the wood-to-textile value chain, que tem como objetivo principal enfrentar os desafios causados ??pelo aumento da demanda global de fibras têxteis sustentáveis, oferecendo novos avanços na cadeia de valor madeira – têxtil. Uma das tarefas deste projeto é a substituição dos solventes baseados em substâncias tóxicas ou explosivas usados na produção de fibras de celulose regeneradas por líquidos iónicos. Estes devem ser não-tóxicos, recicláveis ??e sintetizados a partir de produtos químicos industrialmente disponíveis e de baixo custo. O plano de trabalhos terá por finalidade o estudo da separação (recuperação) dos líquidos iónicos. A abordagem será baseada na extração líquido-líquido acoplada com a evaporação do solvente.

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro (CICECO – Aveiro Institute of Materials), sob orientação científica do Pro. João Araújo Pereira Coutinho.

Duração da bolsa:

A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto para Junho de 2019, podendo ser renovada até ao limite do prazo de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a €1509,80 (mil quatrocentos e noventa e cinco euros), conforme tabela de valores das bolsas constante do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção:

A avaliação das candidaturas basear-se-á na avaliação curricular dos candidatos e eventualmente numa entrevista individual que poderá ser feita caso o júri ache necessário. A avaliação curricular será realizada de acordo com os seguintes critérios:

  • Habilitações académicas e Curriculum vitae (0-10);
  • Experiência profissional relevante no âmbito do perfil indicado (0-10);

Valoração de avaliação curricular (100%) ou, caso o júri entenda necessário, será realizada uma entrevista (0-10) aos 3 melhores candidatos com a respetiva valoração de avaliação curricular (70%) + entrevista (30%).

Composição do Júri de Seleção:

O júri responsável pela seleção será constituído por: Professor João Araújo Pereira Coutinho; Prof. Armando Silvestre; Doutora Mara Guadalupe Freire Martins.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

  • Curriculum vitae do candidato;
  • Certificados de habilitações, de formação complementar e de experiência profissional;
  • Outros documentos comprovativos considerados relevantes.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O prazo de receção das candidaturas será 22 de maio a 4 de junho de 2019.

As candidaturas deverão ser enviadas para o email jcoutinho@ua.pt. Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

imprimir
tags
outras notícias