conteúdos
links
tags
Campus
Concurso "2019 IEEE AP-S Student Design Contest"
Equipa de alunos da UA está entre as seis melhores a nível mundial
Concurso
Uma equipa composta por cinco estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (MIEET) da Universidade de Aveiro (UA) está entre os seis melhores a nível mundial, no âmbito do concurso "2019 IEEE AP-S Student Design Contest". A equipa apresentou o projeto "KnowAntenna" que é uma configuração de caracterização de antena DIY. Os selecionados precisam de conseguir financiar a viagem e estadia a Atlanta para apresentar o projeto na final do concurso.

O concurso possui todos os anos temas diferentes, sendo que o objetivo deste ano para as universidades foi a proposta de um setup que demonstrasse e explicasse as principais propriedades de um sistema de antenas, cumprindo determinados requisitos. Entre os requisitos está um budget máximo de $1,500 para utilização de material não especializado que permite efetuar medições em tempo real, facilidade de reprodução numa sala de aula, tendo em conta o valor educacional do trabalho.

O concurso é realizado em duas fases. Uma primeira com a proposta inicial de um setup e descrição das suas capacidades de medição que foi entregue até dia 23 de novembro de 2018 e uma segunda fase de seleção das seis melhores propostas a nível mundial com base no cumprimento do objetivo proposto, especificações e criatividade. As seis equipas finalistas recebem $2,500 para despesas relacionadas com a viagem.

No âmbito do concurso "2019 IEEE AP-S Student Design Contest" formou-se uma equipa composta por cinco estudantes do MIEET-UA: Guilherme Maniezo (3ºano), Tânia Ferreira (3ºano), Lucas Leitão (4ºano), Francisco Pinto (3ºano) e Manuel Neves (4ºano), sob a supervisão de João Nuno Matos e Armando Rocha, docentes do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática.

Motivada a demonstrar de forma didática as principais propriedades de um sistema de antenas, a equipa enviou uma proposta que despoletou o interesse da organização do concurso. De momento o projeto da equipa encontra-se entre os seis melhores a nível mundial, sendo a UA a única universidade europeia selecionada.

O protótipo desenvolvido será apresentado à comunidade científica no "IEEE International Symposium on Antennas and Propagation and USNC-URSI Radio Science Meeting", em Atlanta, que decorre de 7 a 12 de julho, nos Estados Unidos da América, onde serão anunciados os três primeiros lugares.

Mais detalhes relativamente ao concurso e à seleção da equipa podem ser consultados aqui: https://2019apsursi.org/StudentDesignContest.asp.

Surgem agora novos desafios, em particular a nível financeiro. Apesar dos $2,500 recebidos a equipa precisa de conseguir financiar a viagem e a estadia a todos os membros constituintes da equipa.

 

imprimir
tags
outras notícias