conteúdos
links
tags
Distinções
Alunas da UA entre os dez finalistas a Prémio Ecotrophelia
“Honey Bite” é uma bolacha saudável com recheio de mel e avelã
projeto ¿Honey Bite¿
Bolacha saudável com recheio de mel e avelã, feita a partir de ingredientes portugueses sem quaisquer adições de açucares. A receita de uma equipa de estudantes dos mestrados em Bioquímica Alimentar e Biotecnologia Alimentar da Universidade de Aveiro (UA) é um dos dez projetos finalistas ao Prémio Ecotrophelia onde são escolhidos os dez produtos mais inovadores para o setor agroalimentar. Este Prémio é uma iniciativa que promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar, desafiando estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos alimentares diferenciados.

Ana Fernandes, Inês Silva, Joana Afonso e Sara Afonso, do Mestrado em Bioquímica Alimentar e Adelaide Olim e Marina Barbosa, do Mestrado em Biotecnologia Alimentar, com a orientação da professora Sílvia Rocha e da designer Lígia Afreixo que auxiliou no design criaram o projeto Honey Bite, que começou na unidade curricular (UC) de Bioquímica e Química dos Alimentos e que deu continuidade na UC de Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentares, pertencentes aos mestrados de Bioquímica e de Biotecnologia Alimentar, lecionadas pela professora Sílvia Rocha. Nestas UC’s as estudantes foram desafiadas a criar um novo produto alimentar sustentável, inovador e saudável. Neste contexto as alunas mudaram o conceito convencional de bolacha retangular criando uma bolacha esférica.

descrição para leitores de ecrã
Honey Bite é uma bolacha saudável com recheio de mel e avelã, feita a partir de ingredientes portugueses sem quaisquer adições de açucares

Quanto à participação ao Prémio Ecotrophelia Ana Fernandes afirma:

“Tivemos conhecimento do concurso pela nossa professora Sílvia Rocha e decidimos concorrer uma vez que as nossas bolachas se enquadravam no contexto do concurso. Além de que o concurso tem uma relevância internacional interessante, achámos assim que seria uma mais valia em termos académicos, mas também em termos de preparação para o futuro profissional, uma vez que ficamos já preparadas para lidar com desafios no desenvolvimento de novos produtos assim como na sua apresentação.”

descrição para leitores de ecrã
Sob orientação da professora Sílvia Rocha e da designer Lígia Afreixo que auxiliou no design criaram assim este projeto

O grande vencedor será conhecido a 21 de maio, numa cerimónia que decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Além da possibilidade de representar o país na competição internacional, a equipa que ficar em primeiro lugar terá ainda um prémio no valor de 2.000 euros. Ao segundo classificado será atribuído um prémio monetário de 1.000 euros e o terceiro lugar levará para casa um prémio de 500 euros.

As estudantes também vão apresentar o projeto no Biochemistry Day, a 15 de maio, na Reitoria da UA. 

imprimir
tags