conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 10 de maio, no Departamento de Educação e Pscicologia
Línguas e culturas nos espaços de diálogo e cooperação internacional: olhares cruzados
Línguas e culturas nos espaços de diálogo e cooperação internacional: olhares cruzados
O Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) promove no dia 10 de maio de 2019, no Departamento de Educação e Psicologia da UA, o seminário internacional “Línguas e culturas nos espaços de diálogo e cooperação internacional: olhares cruzados”. A iniciativa é de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória até 6 de maio.

Os interessados devem fazer o seu registo através do formulário desenvolvido para o efeito.

O mundo contemporâneo caracteriza-se por uma crescente mobilidade (presencial e virtual) pessoal e profissional que tem vindo a potenciar o diálogo e a cooperação internacional em diferentes setores das sociedades. As Instituições de Ensino Superior não são alheias a este facto e, como demonstrado por vasta investigação na área, estão fortemente comprometidas com a internacionalização das suas atividades formativas e investigativas e, nesse âmbito, com a cooperação internacional como estratégia de promoção institucional. Neste contexto, as línguas e as culturas assumem-se como estratégias importantes para potenciar a cooperação internacional influindo no desenvolvimento das sociedades, na promoção do diálogo intercultural, na internacionalização da formação e da investigação e na construção e circulação do conhecimento científico.

Assim, este Seminário tem como principal objetivo proporcionar uma oportunidade de discussão sobre o papel das línguas e das culturas em diferentes espaços da cooperação internacional: no desenvolvimento sustentável das sociedades; na construção e circulação do conhecimento científico e na formação avançada. Este Seminário organiza-se, pois, em torno de três eixos temáticos. A discussão será promovida através de quatro palestras dinamizadas por investigadores na área: Jean-Phillipe Zouogbo, Patrick Chardenet, Maria Helena Araújo e Sá e Susana Pinto. Cada palestra será seguida de um momento de discussão, reunindo investigadores em educação, académicos, responsáveis institucionais e outros parceiros-chave no Ensino Superior.

Línguas de trabalho: português, francês e inglês.

Público-alvo: docentes do ensino superior, supervisores de investigação, investigadores, doutorandos, profissionais envolvidos em programas de cooperação internacional.

Mais informações sobre esta iniciativa podem ser consultadas em http://linguasecooperacaointernacional.web.ua.pt/

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias