conteúdos
links
tags
Campus
Até 21 de maio
Aveiro capital nacional do Empreendedorismo
Carlos de Pascoal Neto (ao centro), Vice-reitor da UA, na apresentação do programa Semana do Aveiro Empreendedor
Está aí a 1ª Semana do Aveiro Empreendedor, um programa inédito no país, que reúne 26 parceiros da região, 16 atividades e nove dias repletos de iniciativas de promoção da capacidade empreendedora da comunidade aveirense. Até 21 de maio há concursos de ideias, debates, atividades culturais, uma feira de emprego e muitas mais ações de mobilização que envolvem empresas, instituições e a população em torno de três objetivos: fomentar o empreendedorismo, tornar as empresas mais competitivas e estimular a criação de novas startups. O programa completo da Semana foi apresentado esta segunda-feira, 13 de maio, nos Paços do Concelho de Aveiro.

O projeto Aveiro Empreendedor nasceu do trabalho conjunto dos diversos atores locais e regionais que desenvolvem ações no âmbito do fomento do empreendedorismo e apoio às PME, tendo por objetivo a criação de uma estratégia integrada de promoção de um ambiente inovador e empreendedor no concelho de Aveiro. A estratégia definida deu origem a um plano de ação local denominado “Aveiro Empreendedor”.

Na apresentação do programa desta primeira edição da Semana do Aveiro Empreendedor, Carlos de Pascoal Neto, Vice-reitor da Universidade de Aveiro, (UA) uma das 26 entidades-membro do projeto, salientou que “este é um exemplo evidente de cumplicidade num período de crise em que se exige ainda mais criatividade”. Pedro Ferreira, vereador da Câmara Municipal de Aveiro, também parceiro, afirmou que este é um veículo para “mudar o formato de pensar e obter mais dinâmica da sociedade”.

“Em Aveiro sabe-se fazer, é preciso é aprender a mostrá-lo”. A frase é de Elisabete Rita, da Associação Industrial do Distrito de Aveiro, que acredita que estes serão nove dias que servirão precisamente para divulgar o que de melhor se produz na região de Aveiro. Também André Costa, um dos mentores, acredita que este é um projeto com futuro. O dinamizador da iniciativa vai mais longe e afirma que “haja ou não haja financiamento público, o Aveiro Empreendedor veio para ficar”.

O programa completo da semana foi publicamente apresentado pelos quatro promotores, esta segunda-feira, em conferência de imprensa. Depois da sessão de abertura decorreu o lançamento do livro “Seja a mudança – 4 histórias de vida”. João Gaspar, João Casal, Girão Pereira e Valdemar Coutinho são os protagonistas das quatro histórias de empreendedorismo, que resultaram em sucesso, relatadas neste livro. Uma obra produzida com a participação de jovens de quatro turmas do 3ºciclo do Ensino Básico e Secundário de Escolas de Aveiro. No dia do arranque das atividades foi ainda inaugurada na livraria Bertrand, no Fórum Aveiro, a exposição “Os 1001 papéis da água”. A mostra, desenvolvida por várias escolas do 1ºCiclo de Aveiro, está patente até ao dia 21 deste mês.

Esta terça-feira inicia-se o Fórum 3E - Emprego | Empresas | Empreendedorismo, uma iniciativa da UA que visa colocar em contacto estudantes e potenciais recrutadores e que se prolonga até ao dia 16, com um conjunto de workshops e atividades que decorrem na Incubadora de Empresas da UA.

O programa integra ainda o lançamento de concursos de ideias (Empreende +, labe – laboratório de empreendedorismo, Create@School), a partilha e apresentação de projetos inovadores (TEDxYouth, TEDx, Sessão Inter-empresarial Alumni UA e Comunidade de Práticas), uma mostra de profissões e ofícios, encontros de promoção de networking (Investor Readiness Arenas), o seminário “Empreendedorismo e Internacionalização” e um festival de música ao vivo, o Molifest.

A semana termina a 21 com o lançamento da Plataforma Tecnológica dos Moldes, integrada no UA Innovation Clubbing, um evento que tem por missão juntar, num espaço informal, empresários, docentes e investigadores com vista à criação de uma rede de competências.

O programa detalhado da Semana está disponível no endereço: http://www.aveiro-empreendedor.pt/

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias