conteúdos
links
tags
Conferências
Cerca de 500 pessoas, 20 oradores e performances em 12 horas
TEDx na Universidade de Aveiro: “Um passado - que futuro?”
TEDx liga passado e futuro
O TEDxAveiro está de volta. Na esperança de encontrar respostas para o futuro, recorre-se frequentemente ao passado. O tema deste ano é precisamente esse: “Um passado - que futuro?”. O TEDx desafia a sair da caixa, sublinha a organização, é um apelo para fugir ao negativismo e a não ficar conformado. Cerca de 500 pessoas, o dobro das experiências, o triplo das ideias, ainda mais sonhos, 20 oradores e performances em 12 horas que "são poucas quando o mundo cabe" no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA), dia 18 de maio. O evento tem o apoio da UA.

Não há seleção dos participantes por atividade que desenvolvem. Só importa o que querem fazer, desafiam os organizadores. Não importa se se é médico, gestor, político, escritor, jornalista, um génio incompreendido, cientista, arquitecto, designer, desempregado, estudante, ou se ainda se anda a apalpar terreno. "O TEDx são as pessoas e as pessoas são o TEDx".

O TEDx já se afirmou, em Aveiro e no país, como um dos mais importantes eventos de promoção de criatividade e empreendedorismo, considera a organização do evento. Desde 2010, já foram promovidos mais de 12 eventos só em Aveiro. Um encontro a nível local, que reproduz o modelo, as normas e orientações do original evento TED. O TED começou há 29 anos como um ponto de encontro para líderes das áreas da tecnologia, do entretenimento e do design. Hoje é um ponto de encontro para todos aqueles que “acreditam no poder das ideias e na sua capacidade para mudar o mundo em que vivemos”.

O TEDxAveiro decorre a 18 de Maio, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro. Confirmados como oradores, alguns investigadores na Universidade de Aveiro: Alexandra Borges, Joaquim Macedo de Sousa, Jorge Fernandes, Jacinta, Manuel Coimbra, Martim Figueiredo, Susana Sargento e Zeina Soudi que ficaremos a conhecer melhor nas próximas semanas.

Ainda restam muitas surpresas, mas as inscrições já estão abertas. Até ao dia 5 de maio a entrada (que inclui 12 horas non-stop de inspiração, refeições e merchandising TEDx) custa 40 euros. Depois desta data, as inscrições custam 50 euros. Estão disponíveis no site www.tedxaveiro.com, bem como outras informações sobre o programa, curiosidades sobre a equipa que organiza o TEDx e notas sobre os oradores.

Há ainda o TEDxYouth@Aveiro, a 15 de Maio, na UA. Trata-se de um evento TEDx "muito especial, que pode mudar a vida de primos, afilhados, sobrinhos e amigos mais novos", desafia a organização do evento, especialmente direcionado para os jovens. O mote da edição deste ano é “Brinca, aprende, cria e partilha”.

Este evento realizar-se no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro entre as 14h00 e as 19h00 e é organizado pelos alunos das escolas secundarias e profissionais de Aveiro. São eles que vão estar no palco como oradores, que vão preparar o almoço, que se vão responsabilizar pela animação e pelas preocupações ambientais inerentes ao acontecimento. 

O TEDxYouth@Aveiro tem um custo de 5€ por participante (para menores de 23 anos) e de 10€ (para idades superiores). 

imprimir
veja também
 
evento relacionado