conteúdos
links
tags
Pessoas UA

Pessoas UA: Daisy Tavares, técnica superior nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia

“Gosto muito das pessoas que me rodeiam, às quais estarei eternamente grata”

Adora o contacto com as pessoas e ao longo do seu percurso na Universidade de Aveiro (UA) tem estabelecido laços fortes com estudantes, docentes e não docentes. Quem a conhece afirma ser bem-disposta e está sempre pronta a ajudar. Daisy Vieira Tavares é técnica superior e está nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) da UA há 13 anos. Nasceu na Bélgica, mas vive em Aveiro. Se a vida tivesse levado outro rumo teria sido artista numa banda de música ou bailarina de dança contemporânea.

Pessoas UA: Jorge Silva, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

"Estar envolvido no mundo do associativismo é ganhar mais uma família"

É o atual presidente do Best Aveiro, uma jovem associação constituída por alunos da Universidade de Aveiro (UA) onde diz se ter envolvido com garra. Jorge Silva tem 22 anos, está no Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica e é de Vale de Cambra, no distrito de Aveiro. Enquanto estudante universitário, considera importante ser ativo e estar inserido em atividades que desenvolvam capacidades e relações interpessoais, motivação e interajuda.

Pessoas UA: Ricardo Beja, técnico superior no Departamento de Engenharia Mecânica

“Se pudesse queria viver num lugar ao sol, na Califórnia”

Se tivéssemos de nomear alguém para as categorias de mais versátil, proativo e dinâmico, seria Ricardo Beja. É um entusiasta por motos, convívios entre amigos, poesia, cinema, música, desporto e, claro, Engenharia Mecânica, não fosse ele Engenheiro Mecânico de profissão! Ricardo Beja é técnico superior no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA) e é natural do Porto. Entre um vaivém de atividades, ele consegue transformar tudo o que está à mão em algo único e seu!

Pessoas UA: Ana Carolina Sousa, estudante da Licenciatura em Biologia

“Vejo no teatro um escape, ao interpretar sinto que consigo ser outra pessoa”

Ela é um misto de comédia com dramatismo, entrega-se de corpo e alma a cada personagem que encarna, transmitindo sentimentos e emoções nas suas interpretações. O teatro faz dela aquilo que a sua rotina não é capaz. Para além disto, toca piano numa banda musical. Ana Carolina Sousa tem 21 anos, é estudante da Licenciatura em Biologia no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) e é natural de São João da Madeira.

Pessoas UA: Deolinda Lopes, coordenadora técnica no Gabinete de Apoio aos Serviços de Gestão Académica

“Gostava que a UA fosse pioneira na criação de um lar para a terceira idade”

É perita em pregar partidas aos colegas e revela um grande espírito de camaradagem. Sempre foi acarinhada pelos estudantes, dando-lhes sempre ânimo e força para nunca desistirem! Deolinda Lopes está na Universidade de Aveiro (UA) há quase 41 anos. Nasceu em Angola, mas viveu e cresceu em Moçambique. Atualmente mora na Gafanha da Nazaré. Sempre trabalhou nos Serviços de Gestão Académica (SGA) da UA que conhece como a palma da mão.

Pessoas UA: Pedro Martins, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações

"Ter um curso não chega, devemos adquirir novas competências"

Pedro Martins ambiciona ser "um elemento de mudança". Quer deixar um impacto positivo nas comunidades em que está inserido, não só no emprego que espera vir a ter, mas também no empenho que dedica às causas em que acredita. Pedro tem 22 anos, natural de Águeda, é estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (MIEET) no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (DETI-UA). Reconhece que o lidar com pessoas diferentes, em ambientes distintos e com inúmeros objetivos, deram-lhe competências que o fizeram amadurecer.

Pessoas UA: Jorge Anjos, assistente técnico nos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas

“Sinto saudades de andar de mota, de andar de carro e de ir ao cinema”

Se ligar para a Universidade de Aveiro (UA) é bem provável que do outro lado da linha lhe atenda o Jorge Anjos. Natural de Ílhavo, é há 18 anos a voz que dá as boas vindas a todos os que ligam para o 234370200. Apesar de ter uma deficiência visual, minimizada pelo Quito, o cão-guia que o conduz para todos os lados, não deixa de concretizar a sua grande paixão, a música. Baterista na banda Edevez, é com as baquetas que marca o ritmo da vida com um enorme sorriso.

Pessoas UA: Rita Santiago, bolseira no Instituto de Telecomunicações e Tatiana Santos bolseira no Departamento de Engenharia Civil

“Talvez voltemos a fazer voluntariado juntas, mas noutro país”

Viveram em conjunto uma aventura que lhes mudou para sempre a forma de viver e de estar! Construíram uma intensa e bonita amizade entre ambas. Estiveram em São Tomé e Príncipe (STP) a fazer voluntariado e experienciaram momentos que nunca mais vão esquecer. Rita Santiago tem 23 anos é bolseira no Instituto de Telecomunicações (IT) pólo da Universidade de Aveiro (UA) e é da Gafanha da Encarnação. Tatiana Santos tem 21 anos é bolseira no Departamento de Engenharia Civil (Decivil) da UA e é da Barra, Aveiro. Ainda sonham em fazer voluntariado juntas noutro país e voltar a STP.

Pessoas UA: José Januário está aposentado, mas foi assistente técnico no Departamento de Física

"Os jovens devem-se mexer, não estar só ligados à Internet. Os pais devem incentivá-los à prática de desporto"

José Januário está recentemente aposentado e é natural de Coimbra. Trabalhou 42 anos na Universidade de Aveiro (UA) mais precisamente no Departamento de Física (DFis). Entrou na UA em 1976, na altura como tarefeiro (atualmente prestador de serviços). A vinda para Aveiro deveu-se à prática do andebol. É um aficionado pelo desporto. Diariamente acompanha e incentiva crianças do Agrupamento de Escolas da zona de Aveiro a praticarem andebol. Considera a prática do desporto essencial para a construção da identidade de uma criança e luta diariamente para que isso aconteça. Deixou a sua marca na UA em diversas vertentes entre elas o desporto.

Pessoas UA: Rui Marques é assistente técnico no Departamento de Biologia

"Gostei muito de trabalhar no mar em navios oceanográficos"

O percurso na Universidade de Aveiro (UA) de Rui Marques tem sido notável e excecional. Trabalha no Departamento e Biologia há 39 anos. Neste longo período ligado ao departamento já navegou no mar em navios oceanográficos e na Ria de Aveiro. Recorda a amizade, companheirismo e espírito nestas viagens. Dedica-se à macrofauna bentónica, à montagem de experiências de ecologia, a trabalhos de taxidermia, a preparações histológicas de tecidos animais entre outras atividades. É inventor, entusiasta, adapta-se e aprende facilmente seja qual for a área, e é um amante do bricolage.

Pessoas UA: Lara Fahla, estudante da Licenciatura em Design

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”

Lara Fahla tem 21 anos e frequenta a Licenciatura em Design da Universidade de Aveiro (UA). Nasceu em Londres, mas vive em Santa Maria da Feira. Está envolvida em algumas atividades como a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria da Feira e TEDxAveiro. Gosta de pintar retratos e paisagens em aguarelas. Considera que tudo o que não seja levado ao limite da perfeição ou do melhor que se pode concretizar, não é destacado tornando-se assim apenas mais um na sua área. Sonha trabalhar na área em que se está a formar, mas sempre com paixão e dedicação e não como uma obrigação.

Pessoas UA: Cândido Casqueira é assistente técnico no Departamento de Química

"Gosto muito de estar ao serviço dos outros e de os ajudar!"

Trabalha na Universidade de Aveiro (UA) há quase 24 anos. Cândido Casqueira é assistente técnico no Departamento de Química e é Gafanhão de nascença. Vive na Gafanha da Nazaré desde sempre. Nos seus tempos livres não para. Gosta de cultivar o seu quintal e cuidar do jardim, tem uma banda de música com o nome "LaDo Mar". Faz peças de artesanato. É praticante assíduo na Paróquia da Sagrada Família da Praia da Barra, está ligado ao Grupo Desportivo e à Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré. Gosta do contacto com os estudantes, é comunicativo, está sempre pronto a ajudar os outros e revela-se um amante da área de Eletrónica e Eletrotecnia.

Pessoas UA: Isaac Martins, estudante de Engenharia e Gestão Industrial

"Sonho associar a música à minha vida pessoal e profissional"

Cresceu em Miranda do Douro e ainda preserva a língua original. Tocou numa Filarmónica durante 10 anos, onde teve a sua formação musical. Desde novo que aprendeu sozinho a tocar vários instrumentos, já fez parte de algumas bandas. Recentemente é membro da jovem banda "Like I Can’t Go", constituída por estudantes da Universidade de Aveiro (UA) e é Vogal para as Atividades Académicas e Culturais da Associação de Engenharia e Gestão Industrial de Aveiro (AEGIA). Isaac Martins tem 19 anos e frequenta o curso de Engenharia e Gestão Industrial.

Pessoas UA: Susana Valente é técnica superior e trabalha nos Serviços de Gestão de Recursos Humanos e Financeiros

"Cuido, alimento e passeio-os! Mudo-lhes o destino. E quando consigo, fico feliz!"

A sua grande paixão são os animais, dedica a maior parte do seu tempo a cuidar destes seres indefesos. Desde o resgate até à adoção, Susana Valente não desiste e garante ficar realizada e feliz por saber que está a contribuir para a felicidade de um amigo de quatro patas. É natural da Murtosa, adora passar férias na bela praia da Torreira e mora em Santa Joana, Aveiro. Está há 17 anos nos Serviços de Gestão de Recursos Humanos e Financeiros (SGRHF) na área de Projetos da Universidade de Aveiro (UA). É uma pessoa bem-disposta, alegre e com um grande coração!

Pessoas UA: Francisca Quelhas, estudante do Mestrado em Gestão

"O desporto teve muito impacto pessoal e foi sem dúvida o que mais me fez crescer"

Francisca Quelhas tem 21 anos, é natural da Guarda e está a frequentar o Mestrado em Gestão. Está ligada à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). É árbitra e oficial de mesa de basquetebol a nível nacional. A prática de basquetebol e do desporto em geral entrou na sua vida desde muito cedo. Afirma convictamente que estas ocupações enalteceram-na nas vertentes: social, pessoal e profissional. Demonstra ser uma lutadora e não desiste facilmente dos seus objetivos. Acredita que futuramente tudo em que se venha a envolver vai criar impacto na sua e na vida das outras pessoas, é essa a sua ambição.

Pessoas UA: António Rato é técnico superior e trabalha nos Serviços de Gestão Técnica e Logística

"O gosto e o empenho que tenho pelos processos criativos é fundamental para os meus objetivos"

António Rato trabalha na Universidade de Aveiro (UA) há 21 anos. Tem um enorme e longo percurso ligado às artes. Foi ator e animador. Fazia as delícias das crianças, com a dupla de Palhaços “Pimentinha & Companhia”. Percorreu o país com diversos espetáculos. Hoje em dia desenha e pinta quadros a óleo e a aguarelas. E por fim está a terminar o Mestrado em Criação Artística Contemporânea (MCAC) que afirma com um brilho nos olhos estar a ser uma experiência única e maravilhosa.

Pessoas UA: Nicole Muchangos, estudante do Mestrado em Estudos Ambientais

"Gostava de ser uma profissional de ambiente marinho reconhecida"

Apaixonou-se desde cedo pela Universidade de Aveiro (UA) e pela cidade de Aveiro. Fez a Licenciatura em Ciências do Mar, durante esse tempo esteve envolvida em várias atividades e associações. Voltou para a sua terra, Maputo, onde estagiou em algumas empresas. Regressou a Aveiro para estudar novamente. Está no Mestrado em Estudos Ambientais com novas atividades e novos desafios. Luta para que estudantes de outros países se sintam em casa e se tornem mais próximos da UA. Confessa ser fascinada pelo seu País e pela área em que se formou. Nicole Muchangos tem 24 anos e é natural de Maputo, Moçambique.

Pessoas UA: Emanuel Ferreira é fiel de armazém nos Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro

"Gostava que o meu dia a dia passasse pelo paisagismo"

Queria ser arquiteto paisagista. Mas a vida forçou-o a ir por outros caminhos. Trabalha na Universidade de Aveiro (UA) há 21 anos. Começou nas oficinas e atualmente é fiel de armazém nos Serviços de Ação Social (SASUA). É responsável pelos produtos que chegam aos vários locais alimentícios da UA. Ainda assim, Emanuel Ferreira não desiste da paixão que sente pela arquitetura paisagista e sempre que tem oportunidade cria, inventa e constrói projetos. É isto que o faz feliz e realizado.

Pessoas UA: Eliana Ferreira, estudante do Mestrado em Ciências Políticas

"Recebemos muito mais do que aquilo que damos"

Tem bem presente o que é ajudar os outros. Já fez parte da Associação de Voluntariado U.Dream. Esteve em Pedrógão através do Voluntariado Teresa de Saldanha (VTS) e ainda faz parte da equipa de acolhimento do Centro Universitário Fé e Cultura (CFUC). Eliana Ferreira é uma jovem estudante da Universidade de Aveiro (UA). Natural de Gaia, tem 23 anos e frequenta o segundo ano do Mestrado em Ciências Políticas.

Pessoas UA: Amélia Ribeiro é assistente operacional e trabalha no Departamento de Biologia

"Quero ser voluntária, quero ir para o hospital ajudar os outros"

Amélia Ribeiro, trabalha na Universidade de Aveiro (UA) há quase 39 anos e é natural da Régua. Começou como telefonista no atual Centro Hospitalar do Baixo Vouga - Hospital Infante D. Pedro. Uma fatalidade abanou violentamente a sua vida e durante 32 anos ocupou o seu percurso profissional com dois trabalhos, um no Teatro Aveirense e outro na UA. Admite que apesar das dificuldades por que passou, se considera uma pessoa feliz e futuramente quer ajudar os outros, pois sempre gostou do contacto com o público.

Pessoas UA: Rúben Oliveira, estudante do Mestrado em Economia das Empresas

"Conheci pessoas de outros cursos, troquei conhecimentos e alarguei o grupo de amigos"

Rúben Oliveira, aluno de mestrado da Universidade de Aveiro (UA), é natural de Oliveira do Bairro e tem 22 anos. O seu percurso na UA tem sido notório, já foi vice-presidente de uma empresa júnior, a Aveiro Smart Business, mas a ambição de querer mais e de deixar a sua marca na UA levou-o mais longe. Atualmente continua na Aveiro Smart Business mas como presidente, quer mostrar aos demais que a perseverança e a determinação ao invés do conformismo podem levar a experiências únicas.

Pessoas UA: Rita Ribeiro, estudante do Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico

"Não tínhamos água quente, nem Internet. Se calhar não precisamos tanto destas coisas"

Rita Ribeiro, aluna de mestrado da Universidade de Aveiro (UA), é natural de Aveiro e tem 23 anos. Nas últimas férias de verão fez voluntariado em Cabo Verde, onde ensinou e viveu com crianças e jovens de outra cultura. Partiu numa aventura para um país diferente e quando lá chegou a realidade trocou-lhe as voltas. Afirma que a experiência lá vivida mudou a sua forma de ser. Para além de estudar na UA, é jogadora de andebol de alta competição pela Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv).

outros dossiers