conteúdos
links
tags
A UA explica...
página 1 2 < >

Cristina Miranda, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA (ISCA-UA) e do CIDMA

A UA explica… qual é a probabilidade de Portugal ganhar o Mundial de Futebol?

França? Espanha? Rússia? Ou Portugal?... Quem irá vencer o Mundial 2018? Palpites à parte, qual é, afinal, a probabilidade da equipa das quinas ser campeã do mundo de futebol? Cristina Miranda, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA (ISCA-UA) e do CIDMA, explica… Força Portugal! Conquista o sonho!

Paula Maia, do Departamento de Biologia e do CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar

A UA explica… podemos defender-nos dos incêndios com árvores?

As árvores também podem ser bombeiras? Como é que nos podemos defender dos incêndios florestais com elas? Paula Maia, do Departamento de Biologia e do CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, explica…

Marta Ferreira Dias, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

A UA explica... que perfil procuram os empregadores nos diplomados?

Com o fim do ano letivo começa uma nova etapa na vida dos finalistas: a entrada no mercado de trabalho. E se há uns anos um curso superior era garantia suficiente para conseguir emprego, hoje não é bem assim. Para além das habilidades técnicas são decisivas as competências comportamentais e sociais. Marta Ferreira Dias, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, explica…

António Neves, do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática

A UA explica... um drone pode ser mais do que um brinquedo?

São dos gadgets mais populares da atualidade e surgem de onde menos se espera. Ter um drone já é tão banal que há quem acredite que em poucos anos vai ser tão natural ter um como ter um telemóvel. Mas um drone é muito mais do que um sofisticado "brinquedo". António Neves, do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática, explica…

Cristina Bernardes, do Departamento de Geociências

A UA explica… as praias nascem nas montanhas?

Praias e montanhas parecem, à partida, dois ambientes bem distintos. No entanto, em muitos casos as primeiras não existem sem as segundas. Cristina Bernardes, do Departamento de Geociências, explica…

Maria Luís Pinto, do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território

A UA explica… como vai ser a típica família daqui a 50 anos?

A tradicional família portuguesa está a mudar. Há mais filhos únicos, mais casais sem filhos, menos casamentos formais, mais uniões de facto, famílias unipessoais, monoparentais, reconstruídas… Maria Luís Pinto, do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, explica…

Teresa Franqueira, do Departamento de Comunicação e Arte

A UA explica… o que é a economia circular?

Sabia que uma lata de refrigerante se pode transformar numa chave de fendas? Ou que uma garrafa de plástico pode vir a ser uma camisola da seleção? Isto é a economia a circular. Como? Teresa Franqueira, do Departamento de Comunicação e Arte, explica…

Maria Helena Fernandes, do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica

A UA explica… é possível fazer órgãos por medida?

A escassez de órgãos, a sua possível rejeição, o risco de transmissão de doenças e as questões éticas colocam alguns desafios aos transplantes. Uma possível solução para essas limitações é o recurso à engenharia de tecidos, que permite fazer órgãos por medida num laboratório. Como? Maria Helena Fernandes, do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, explica…

Nuno Vaz, do Departamento de Física

A UA explica… e se a Terra parasse?

É do conhecimento geral que a Terra está em constante rotação, girando sobre si própria a uma velocidade aproximada de 1700 km por hora. E se o planeta azul parasse? Seríamos todos projetados para o espaço? Conseguiríamos sobreviver? Nuno Vaz, do Departamento de Física, explica…

Elisabeth Pereira, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

A UA explica… como fazer dinheiro nas minas digitais?

Há uma nova forma de fazer dinheiro sem ser necessário ir para debaixo de terra de picareta e lanterna na mão. As novas minas estão ao nosso alcance através de um computador e com alguns conhecimentos de Informática e de Matemática. Como? Elisabeth Pereira, do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, explica…

Mário Rodrigues, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda

A UA explica… as cidades também têm QI?

Sabia que, tal como as pessoas, as cidades também podem ser mais ou menos inteligentes? Mário Rodrigues, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, explica…

Bruno Nunes, Departamento de Biologia

A UA explica… porque sentimos jet lag quando viajamos?

Cansaço, dores de cabeça, mal-estar, insónias, náuseas, irritabilidade. Se já sentiu alguns destes sintomas depois de fazer uma viagem de longo curso, já conhece os efeitos do jet lag. E o que é que origina estes sintomas? E por que é que sentimos este desconforto quando viajamos? Bruno Nunes, do Departamento de Biologia, explica…

Teresa Fidélis, do Departamento de Ambiente e Ordenamento

A UA explica… para onde está a ir a água do nosso planeta?

Em fevereiro, quase 10% do território nacional estava em seca extrema e perto de 80% em seca severa. Apesar de ter chovido nos últimos dias, o problema persiste, deixando uma questão no ar. Para onde está a ir a água do nosso planeta? Teresa Fidélis, do Departamento de Ambiente e Ordenamento, explica…

A UA explica... que sensações proporciona o UA Open Campus?

Hoje arranca a segunda edição do UA Open Campus. Durante três dias, estão todos convidados a experimentar na primeira pessoa todas as sensações vividas por um estudante da Universidade de Aveiro. Fique com uma ideia daquilo que está à sua espera neste “A UA explica” especial!

Carlos Fernandes da Silva, Departamento de Educação e Psicologia

A UA explica... porque contamos carneirinhos quando temos insónias?

Vira para a direita. Vira para a esquerda. Ajeita o travesseiro. Volta a virar. Se sofre de insónias conhece bem esta rotina. E provavelmente já experimentou contar carneiros. Porquê? Carlos Fernandes da Silva, do Departamento de Educação e Psicologia, explica…

Paulo Almeida, Departamento de Matemática

A UA explica... para que serve o Pi?

Pode ser utilizado como valor constante, para medir objetos redondos e para fazer cálculos relacionados com a gravidade e o magnetismo. Mas o pi serve para muito mais. Para quê? Paulo Almeida, do Departamento de Matemática, explica…

Teresa Carvalho, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território

A UA explica… faz ou não sentido promover a igualdade de género?

Em janeiro entrou em vigor a lei das quotas de género que obriga as empresas cotadas a contratar mais mulheres para os órgãos de fiscalização e conselhos de administração. Faz ou não sentido promover a igualdade de género? Porquê? Teresa Carvalho, do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, explica…

José Albergaria, do Centro de Investigação em Marketing e Análise de Dados da UA (CIMAD)

A UA explica... sondagens: ciência ou adivinhação?

É universalmente aceite como estudo científico, mas os seus resultados nem sempre são consensuais. Há ou não ciência por detrás das sondagens? Como é que algumas centenas de pessoas representam o comportamento de milhões? José Albergaria, do Centro de Investigação em Marketing e Análise de Dados da UA (CIMAD), explica…

Carlos Morais, Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro

A UA explica…. porque é que os chineses têm um calendário diferente?

Na sexta-feira começou o Ano do Cão. Ficou com a pulga atrás da orelha? ;) Carlos Morais, do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, explica…

Isabel Cristina Rodrigues, do Departamento de Línguas e Culturas da UA

A UA explica… o amor pode ser fogo que arde sem se ver?

Diz Camões que o “Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente; é um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer”. Será? Isabel Cristina Rodrigues, do Departamento de Línguas e Culturas da UA, explica...

Célia Freitas, Escola Superior de Saúde da UA

A UA explica... vai ser normal ter um cancro em 2025?

Milhões de pessoas em todo o mundo vivem ou convivem com o cancro. Em Portugal, os tumores malignos são responsáveis por uma em cada quatro mortes. Esta tendência pode ser invertida ou vai ser normal ter um cancro em 2025? Célia Freitas, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, explica...

Adelaide Almeida, Departamento de Biologia

A UA explica... há solução para as bactérias multirresistentes?

Matam mais de 700 mil pessoas no mundo, todos os anos, e as previsões apontam para dez milhões, em 2050. As bactérias multirresistentes são uma ameaça real à saúde pública e, se nada for feito, podem vir a matar mais do que o cancro. À falta de novos antibióticos para combater esta crescente ameaça, que outras soluções nos oferece a ciência? A professora Adelaide Almeida, do Departamento de Biologia, explica…

Paulo Dias, Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática

A UA explica... como é que o virtual está a transformar a vida real?

Há uma nova realidade em que o virtual se confunde com o real e que está a transformar a forma como interagimos com o mundo que nos rodeia. Curioso? O professor Paulo Dias, do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, explica.

Vítor Bonifácio, Departamento de Física

A UA explica... que velocidade pode atingir uma cavaca?

Sabia que uma cavaca pode chegar a atingir os 170 km/h? Em plenos festejos das Festas de São Gonçalinho vale a pena recordar o episódio “A UA explica” que faz os cálculos da velocidade que uma cavaca pode alcançar quando atirada do alto da capela. Divirta-se, mas tome cuidado!

Carlos Herdeiro, Departamento de Física da UA

A UA explica... o que são ondas gravitacionais?

Afinal o universo também tem uma sinfonia. Uma espécie de chilrear que mais parece uma música celestial e que é agora audível graças a uma das mais importantes descobertas dos últimos anos: a deteção das ondas gravitacionais. E que ondas são essas, há muito teorizadas por Einstein e que mereceram um Prémio Nobel em 2017? O professor Carlos Herdeiro, do Departamento de Física da UA, explica!

Luís Carlos, Departamento de Física

A UA explica… o Pai Natal tem uma missão impossível?

A pergunta é pertinente. Como é que o Pai Natal consegue entregar todos os presentes numa só noite? Não estaciona o trenó? Faz batota e entra pela porta? Pede ajuda ao Bip Bip? Num "episódio especial de Natal", Luís Carlos, professor no Departamento de Física a UA, explica… Feliz Natal Oh Oh Oh!

A UA explica... making of

O “A UA explica” vai de férias! Despedimo-nos com os momentos mais divertidos desta primeira temporada, porque a brincar também se pode falar de ciência, e com um grande obrigado às 662 418 pessoas que nos acompanharam nos últimos sete meses. Até breve.

Hugo Figueiredo, do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

A UA explica... vale a pena fazer um curso superior?

Na última década, muitos portugueses qualificados ficaram sem emprego, viram os salários reduzidos ou foram obrigados a emigrar, havendo quem tenha dito que havia doutores a mais em Portugal. Na semana em que abriu o concurso nacional de acesso ao ensino superior é legítimo, portanto, perguntar “vale a pena fazer um curso superior?”. O professor Hugo Figueiredo, do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, explica...

Vítor Santos, Departamento de Engenharia Mecânica

A UA explica... para quando uma condução autónoma 100% segura?

O setor automóvel está a viver uma das suas maiores revoluções tecnológicas, com os novos sistemas de condução autónoma que libertam totalmente o condutor da sua tarefa de conduzir. Com um “ambrósio” completamente automatizado, a questão que se coloca é: poderão ser estes sistemas 100% seguros? O professor Vítor Santos, do Departamento de Engenharia Mecânica, explica...

Romeu Vicente, Departamento de Engenharia Civil

A UA explica... como poupar 70% de energia numa casa sem perder conforto?

Preocupado com o gasto energético da sua casa? Uma casa passiva pode ser a solução para os seus problemas. Poupa até 70% de energia em relação a uma casa normal, sem perder conforto e assegurando uma qualidade de ar interior excelente e uma pegada ecológica baixa. Como? O professor Romeu Vicente, Departamento de Engenharia Civil, explica as maravilhas deste conceito inteligente de conceção de casas.

Sérgio Matos, docente no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática

A UA explica… quanto vale um tweet ou um post?

Um like aqui, um comentário acolá, um tweet, uma foto, um vídeo… Já faz parte da nossa rotina diária aceder às redes sociais e postar ou tweetar sobre os vários temas que vão construindo a atualidade. Estas ações geram uma quantidade gigante de informação, dados preciosos com elevado valor económico e social. Quanto é que valem? Sérgio Matos, docente no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, explica…

Jan Jacob Keizer, Departamento de Ambiente e Ordenamento

A UA explica... como podem as florestas resistir aos incêndios?

A história repete-se todos os anos. Sobem as temperaturas e o tema dos incêndios regressa às capas dos jornais e às aberturas dos noticiários. Desaparece o verde que dá colorido às nossas paisagens e as cinzas tomam conta das nossas matas. A pergunta fica a pairar no ar. Pode a nossa floresta resistir a tantos incêndios? Pode. Como? O professor Jan Jacob Keizer, no Departamento de Ambiente e Ordenamento, avança com algumas pistas para podermos contornar este flagelo.

página 1 2 < >

outros dossiers