conteúdos
links
tags
Antigos alunos UA
página 1 2 < >

Antigo aluno UA - Tiago Almeida, licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação

Um nómada digital ao serviço da HelloFresh

Detesta comer todos os dias no mesmo sítio. Detesta sentar-se todos os dias à secretária. Detesta a rotina. Adora a mudança. Por isso, não esteve com meias medidas. Foi aceite no programa Remote Year e, nos últimos 2 anos, já viajou por 24 países. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação (NTC) pela Universidade de Aveiro (UA), Tiago Almeida é o que se pode chamar um nómada digital. Front-end developer da empresa HelloFresh, qualquer canto do mundo lhe serve de mesa de trabalho. Haja ligação à internet e vontade de aventura.

Antigo aluno UA – Miguel Casal, licenciado em Engenharia Cerâmica e do Vidro

Capacidade técnica e tecnológica aprendida na UA e servida à mesa pela Grestel

Chama-se Grestel, dedica-se ao desenvolvimento e produção em grés fino de loiça de forno, mesa e cozinha e já cativou marcas como a Ralph Lauren, a Crate&Barrel ou a Williams-Sonoma. Sócio fundador e líder da empresa que só este ano estima realizar 20 milhões de euros em vendas, Miguel Casal lembra a importância da capacidade técnica e tecnológica que adquiriu durante a licenciatura em Engenharia Cerâmica e do Vidro pela Universidade de Aveiro (UA).

Antigo aluno UA – Paulo Sequeira, licenciado em Engenharia Cerâmica e do Vidro

Com barro nas mãos e a UA no coração

Tem a missão de moldar um Património Cultural Imaterial da Unesco. Responsável por ajudar ao desenvolvimento de novos processos de fabrico da famosa louça negra de Bisalhães, foi também a partir do barro que Paulo Sequeira, licenciado em Engenharia Cerâmica e do Vidro pela Universidade de Aveiro (UA), deu forma à Funceramics, um projeto que pretende retomar e divulgar a arte ancestral dos oleiros da região de Aveiro. Tudo por amor ao barro e pela paixão às raízes.

Antigo aluno UA – Miguel Conde, licenciado e doutorado em Biologia

“Tenho uma das melhores e mais entusiasmantes profissões”

Em criança queria ser cientista, de preferência daqueles ‘malucos’ que via nos desenhos animados. A maluqueira deu lugar a outra certeza: iria ser investigador nas áreas da Saúde e da Biologia Celular. Licenciado e doutorado em Biologia pela Universidade de Aveiro (UA), Miguel Conde cumpre hoje o sonho de menino. Cientista na Ablynx, empresa de referência mundial na área da Biofarmacêutica, aos 36 anos Miguel Conde coordena equipas que investigam e desenvolvem os medicamentos do futuro.

Antigo aluno UA - Fausto Oliveira, licenciado em Engenharia do Ambiente

“Marcou-me a relação e o empenho dos professores na minha formação”

Foi um dos primeiros estudantes a frequentar Engenharia do Ambiente na Universidade de Aveiro, onde conheceu quem viria a ser sua mulher. Aqui viveu a implementação da Associação de Estudantes e admirou a relação e o empenho dos professores na formação. Fausto Oliveira, que tem hoje duas filhas na UA - a mais nova a tirar também Engenharia do Ambiente; a mais velha a terminar o doutoramento em Psicologia -, concluiu o curso em 1982 e há 20 anos que integra o grupo AQUAPOR, onde é administrador de várias empresas.

Antiga aluna UA – Patrícia Gonçalves, licenciada em Engenharia do Ambiente

“A Universidade e a cidade de Aveiro estão no meu coração”

Queria ser médica, mas quis o destino que se tornasse engenheira. Se a Medicina ficou a perder, o Ambiente muito agradece. Dona de uma carreira fulgurante no Grupo Monte, aos 40 anos Patrícia de Castro Gonçalves integra não só a comissão executiva desta multinacional como é ainda a responsável da empresa pela área de negócio de Ambiente. Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro (UA), é em Portugal e em Angola que Patrícia Gonçalves tem diariamente o que mais lhe dá prazer: “Novos desafios e contacto com várias realidades, sectores, países e culturas diferentes”.

Antiga aluna UA – Beatriz Cravo, licenciada em Engenharia e Gestão Industrial

Polivalência e transversalidade: os segredos para o sucesso da consultoria de gestão

Chegar, ver e vencer. Que é como quem diz, fundar uma empresa, apresentar os primeiros resultados e, meio ano depois, conquistar o Galardão de Mérito atribuído pelo projeto Portugal Creative Village. A empresa premiada chama-se Lumo e tem em Beatriz Cravo uma das fundadoras. A consultora, especialista em sistemas de gestão e em gestão de projetos, lembra que é à formação abrangente e transversal que obteve na Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (LEGI) da Universidade de Aveiro (UA) que deve o sucesso profissional.

Antigo aluno UA – Paulo Ventura, licenciado em Física de Materiais e Doutorado em Física

“Não me interessa dizer como se faz. Interessa-me fazer”

Descomplicar o conhecimento e humanizar o ensino. Um quarto de século depois de ter concluído a Licenciatura em Física de Materiais na Universidade de Aveiro (UA), onde também tirou o Doutoramento em Física, os dois grandes ensinamentos permanecem-lhe gravados na memória. Paulo Ventura foi professor no ensino superior e trabalhou na indústria em semicondutores, em desenvolvimento de produto e qualidade e em energias renováveis. Hoje tem nas mãos o seu próprio projeto de apoio às PME´s no desenvolvimento de produtos e mercados.

Antigo aluno UA - Bernardo Conde, Mestrado em Gestão e Política Ambientais

As imagens que Bernardo guarda percorrendo os trilhos da Terra

“Paixão que me permite partilhar o mundo que vou descobrindo, incentivar outras pessoas que gostam de fotografar e querem aprender, e que leva ao contacto com as pessoas que fotografo nos vários locais por onde passo.” Estes são alguns dos motivos que prendem Bernardo Conde, antigo aluno da UA e fundador da Trilhos da Terra, à fotografia.

Antigo aluno UA - André Cester Costa, licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo

André “TEDxAveiro” Costa

“O campus da UA tinha, e acredito que continue a ter, o ambiente perfeito para doses equilibradas de estudo e diversão”, afirma André Cester Costa, responsável pela Divisão de Desenvolvimento Económico e empreendedorismo da Câmara Municipal de Aveiro. O antigo aluno, também organizador do TEDxAveiro, explica como a formação na UA e o estágio foram importantes para o seu percurso profissional.

Antigos alunos UA - Nuno Caldeira e Catarina Duarte

Trem SENZA aventura-se pela pauta da lusofonia

“As viagens são inspiradoras, são libertadoras” dizem dois antigos alunos da UA unidos no gosto pela música e viagens e unidos na vida. Nuno Caldeira e Catarina Duarte fizeram uma viagem de sonho pela Ásia. O Transiberiano ajudou a ligar duas estações: a dos sonhos e a da realidade expressa em música na qual o duo assume a identidade SENZA.

Antigo aluno UA - Ricardo Carvalho, investigador na Suécia e no CESAM

Fogões a lenha e pellets mais eficientes melhoram saúde e ambiente

Licenciado em Engenharia do Ambiente e mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis pela Universidade de Aveiro (UA) e doutorado pela Universidade de Aalborg (em colaboração com a UA), Ricardo Carvalho é investigador em pós-doutoramento no TEC-lab/Umeå University, sendo ainda colaborador do Centro de Estudos do Ambiente e do mar (CESAM). O seu trabalho contempla estudos de avaliação da potencialidade do uso da biomassa enquanto importante recurso energético em países em desenvolvimento, com ênfase na transição para tecnologias emergentes no setor residencial.

Antigo aluno UA - Carlos Pedro Ferreira, licenciado em Engenharia do Ambiente

"Aconselho, recomendo e compro UA"

"A situação presente mostra que o curso superou as minhas expectativas, pois consegui, juntamente com parceiros e com as ferramentas adquiridas, criar um pequeno grande império na nossa área de atuação.” Carlos Pedro Ferreira responde assim, orgulhoso da sua formação e do seu percurso como empresário e técnico na área do Ambiente, à influência da formação na UA nas suas conquistas profissionais e como pessoa. Carlos Pedro é sócio e diretor geral da Sondar e administrador da Eurofins Portugal, os únicos laboratórios que se dedicam em exclusivo ao ar, e ainda presidente da Associação de Antigos Alunos da UA.

Antigo aluno UA – Pedro Salomé, licenciado em Engenharia Física e doutorado em Física

O futuro (luminoso!) da energia solar pelas mãos de um engenheiro físico

O seu nome é sinónimo que Portugal é um dos líderes na investigação, utilização e divulgação da energia solar. Cientista no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Pedro Salomé tem por missão introduzir nanotecnologia em células solares de forma a torná-las mais baratas e eficientes na hora de produzirem energia elétrica. Licenciado em Engenharia Física e Doutorado em Física, Pedro Salomé lembra que “a multidisciplinariedade, o rigor e a capacidade de resolver problemas” foram as grandes competências adquiridas na Universidade de Aveiro (UA) que fazem dele, hoje, uma das grandes esperanças num amanhã mais ecológico.

Antigo Aluno ISCA-UA – Fábio Pitarma Matos, licenciado em Contabilidade e Administração

“Os sucessos profissionais que já alcancei têm por base tudo o que aprendi na UA”

É o business controller da Unidade de Negócio de Video Systems da Bosch. Dita assim, a missão parece ser fundamental à multinacional alemã para o êxito dos seus sistemas de segurança. E é mesmo! Licenciado em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), Fábio Matos está em Eindhoven, na Holanda, precisamente na sede desta unidade do grupo Bosch onde, aos 35 anos, é o responsável pelos planos e oportunidades de negócio de uma das mais importantes empresas europeias.

Antigo aluno UA - Anselmo Alarcia Hernanz, licenciado em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações

Ferramentas, versatilidade e rigor para abraçar qualquer objetivo

Referência incontornável na produção de revestimentos cerâmicos, a Primus Vitória tem em Anselmo Hernanz uma das peças fundamentais que justificam o porquê de mais de 60 por cento da produção da empresa estar destinada ao mercado internacional. Licenciado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, o diretor comercial lembra as competências que adquiriu enquanto estudante da Universidade de Aveiro (UA) sempre lhe permitiram abraçar com sucesso inúmeras missões independentemente da área ou das funções.

Antigo aluno UA - Maximino Dias Rodrigues, licenciado em Engenharia do Ambiente e mestre em Gestão e Políticas Ambientais

Um engenheiro polivalente no ambiente certo

É um dos fundadores da Envienergy, uma empresa de prestação de serviços na área do ambiente, energia, higiene e segurança. Licenciado em Engenharia do Ambiente e mestre em Gestão e Políticas Ambientais, Maximino Rodrigues, aos 41 anos, tem já uma longa experiência profissional nas áreas que abraçou enquanto estudante da Universidade de Aveiro (UA) a quem garante que deve “as bases científicas e o desenvolvimento da capacidade de raciocínio”.

Antigo aluno UA - Vasco Dias Baptista, mestre em Eletrónica e Telecomunicações

O programador dos sete instrumentos ao serviço da Nokia

Precisava de embarcar numa nova aventura sem grande razão para além do “quero, posso e vou”! Em 2013 Vasco Baptista fez as malas e foi para a Polónia onde já tinha sido muito feliz durante o Erasmus. A Nokia recebeu-o de braços abertos. Formado em Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro (UA), o gestor de integração de software da multinacional finlandesa lembra que é à UA que deve a “mente de programador” que faz dele, aos 28 anos, o verdadeiro homem dos sete instrumentos da Nokia.

Antigo aluno UA - Pedro Alexandre Nunes, licenciado em Engenharia do Ambiente

A vida numa palavra: “Intensa!!”

Estudou na Universidade de Aveiro (UA) por acaso do destino, mas não é por acaso que traz Aveiro no coração. Formado em Engenharia do Ambiente, Pedro Nunes está em Angola há vários anos onde, ao serviço da Groupe Castel, um dos maiores empregadores daquele país, é um dos responsáveis por boa parte da estratégia das 11 fábricas de engarrafamento de bebidas. Da UA traz na alma a Tuna Universitária de Aveiro e uma formação que, de tão versátil, lhe deu braços suficientes para abraçar cada uma das mil experiências que a vida já lhe trouxe.

Antigo aluno UA – Márcio Oliveira, licenciado em Engenharia Física

“Aprendi na Continental que o impossível só demora mais tempo a atingir”

Não se pode falar da indústria automóvel sem referir a Continental Mabor, um dos principais criadores e fornecedores mundiais de pneus e que tem em Márcio Araújo de Oliveira uma peça chave em Portugal. Diretor de Qualidade da multinacional alemã, qualquer um dos mais de 17 milhões de pneus produzidos pela Continental em Portugal tem a mão do engenheiro físico formado na Universidade de Aveiro (UA). Dono de uma carreira fulgurante com a camisola da Continental vestida, diz que deve o sucesso aos professores da UA que um dia lhe disseram que era mesmo pela engenharia física que iria singrar.

Antigo aluno UA – Luís Cótimos Nunes, Mestre em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e Doutorado em Engenharia Eletrotécnica

Da UA para o gigante mundial das comunicações móveis

A Huawei Technologies, a maior empresa mundial na área das infraestruturas para comunicações móveis, contratou-o há um par de meses. O trabalho que Luís Nunes realizou durante o Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica, inserido num projeto entre o Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro (UA) e a Huawei, seduziu o gigante multinacional que, sem perder tempo, o chamou para as suas fileiras na Suécia. Aos 29 anos, tem agora a missão de tornar presente o que só os filmes de ficção científica conseguem dar forma: as telecomunicações do futuro.

Antigo aluno UA - Cláudio de Jesus, licenciado em Engenharia do Ambiente

Missão ao leme da internacionalização das Águas de Portugal

Presidente do Conselho de Administração da AdP – Águas de Portugal Internacional, Cláudio de Jesus é indissociável da sociedade responsável pela conceção, construção, exploração e gestão de sistemas de abastecimento de água e de saneamento no país e, cada vez mais, além-fronteiras. Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro (UA), Cláudio de Jesus lembra que “a capacidade analítica, a multidisciplinaridade e o rigor no trabalho”, competências adquiridas na UA, foram “fundamentais” para hoje ser o ponta de lança da AdP para levar ao mundo as vantagens competitivas que Portugal detém no setor do ambiente.

Antigo aluno UA – Hugo Cavaleiro, licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação

Uma enorme Fusion de ideias rumo ao futuro da comunicação

É o fundador do primeiro espaço de coworking de Aveiro, o Fusion Cowork, hoje uma referência nacional neste modelo de trabalho coletivo. Formado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (UA), Hugo Cavaleiro é também o pai da Fusion Webexperts, uma agência de comunicação que tem na lista de clientes o governo português e várias empresas nacionais e internacionais. No sucesso, não esquece o que de importante desenvolveu na UA: “a capacidade fantástica de passar as informações necessárias para conseguirmos construir e desenvolver as nossas próprias ideias, de as apresentar e de melhorá-las”.

Antigo aluno UA - Ricardo Ferreira, mestre em Engenharia Física

Um físico a descobrir e a moldar o futuro (alucinante!) das comunicações

É uma referência científica internacional na área das comunicações óticas de alta velocidade. Mestre em Engenharia Física pela Universidade de Aveiro (UA), Ricardo Ferreira é investigador no Institute of Photonics da University of Strathclyde, na Escócia, onde faz parte da equipa líder mundial na área de comunicações óticas por luz visível. “Saber que um dia o público em geral vai usar e desfrutar de uma tecnologia” que ajudou a desenvolver “é a maior realização profissional” que Ricardo Ferreira pode ter.

Antigo aluno UA – José Carlos Amador, licenciado em Engenharia Física

Um engenheiro físico multifacetado na linha da frente da Martifer Solar

É uma das maiores empresas do mundo na área das energias renováveis e tem em José Carlos Amador uma das chaves para o sucesso. Licenciado em Física pela Universidade de Aveiro (UA), José Amador é o responsável pelas áreas de Marketing, Comunicação e Inovação da Martifer Solar. Aos 39 anos, o antigo aluno da UA, entre as várias responsabilidades que assumiu no início da carreira na Philips e na Bosch e, nos últimos anos, na Martifer, tem desbravado um percurso que, garante, o ajudou a “crescer enquanto profissional e enquanto Homem”.

Antigo aluno UA - João Pires da Fonte, licenciado em Engenharia de Materiais

Chegar, trabalhar e vencer na Grohe Portugal

É o responsável pela gestão do Departamento de Fundição da Grohe Portugal. Chama-se João Pires da Fonte e, em 2003, chegou à empresa alemã pela mão da Universidade de Aveiro (UA) para realizar o estágio curricular da Licenciatura em Engenharia de Materiais. O trabalho que realizou não deixou margem para dúvidas. Foi convidado a ficar. Hoje, aos 39 anos, João Pires da Fonte é uma das peças chave na empresa que é uma referência europeia no setor metalúrgico.

Antigo aluno UA - Patric Figueiredo, licenciado e mestre em Engenharia Mecânica

“Quando se quer ser Engenheiro Mecânico a escolha pela UA é natural”

É investigador e professor na Universidade RWTH Aachen, a maior universidade de tecnologia na Alemanha. Aos 25 anos, Patric Figueiredo, formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Aveiro (UA), sente-se duplamente privilegiado. Enquanto investigador tem acesso aos meios mais modernos para desenvolver novos modelos de simulação para fluidos bi-fásicos. E nas salas de aula, ensinar e fazer ciência juntamente com os alunos é um imenso gosto. Realizações que, garante, deve à UA e aos seus professores.

Antiga aluna UA - Sandra Figueiredo, licenciada em Ensino de Português, Latim e Grego e doutorada em Psicologia

É investigadora doutorada em Psicologia e tem o ensino no seu ADN

O seu esforço e dedicação ao trabalho têm dado frutos. A autora do software «Aprender português é tão fácil», uma inovadora ferramenta de apoio à aprendizagem do português como língua estrangeira, já viu a sua investigação distinguida internacionalmente mais do que uma vez, tem mais de 40 artigos publicados e, depois da estreia com “A Janela de Deus”, está prestes a lançar a sua segunda obra literária. Sandra Figueiredo, 34 anos, tem um diploma de licenciatura em Ensino de Português, Latim e Grego e outro de doutoramento em Psicologia, ambos com o carimbo UA!

André Santos, formado em Estudos Chineses, ensina português na Ásia

Antigo aluno da UA num 'ying yang' "arrebatador"

Antigo aluno do Mestrado em Estudos Chineses (MEC) da Universidade de Aveiro (UA), André Santos ensina português na Jilin Huaqiao University, em Changchun, a norte da península coreana. André Santos foi também aluno do curso de Línguas e Relações Empresariais, tendo aí obtido o primeiro contacto com o Mandarim. Eis um dos antigos alunos do Mestrado que levou a sério o fascínio por este país que nem com duas vidas seria possível percorrer metade do caminho para o conhecer na totalidade, como diria um professor seu, António de Graça Abreu. A quem se quiser aventurar naquele imenso e tão diversificado país, André sugere informação e formação, para além de não dever esquecer o termo "guanxi", cuja tradução mais simplificada é a relação entre as pessoas.

Antiga aluna UA - Susana Rito, Licenciada e Mestre em Gerontologia

Diário de uma Gerontóloga formada pela UA ao serviço de uma associação de apoio a idosos

Licenciou-se e concluiu mestrado em Gerontologia na Universidade de Aveiro. Susana Isabel Nobre Rito, 29 anos, é coordenadora técnica da “Associação Mais Proximidade Melhor Vida” (AMPMV) - uma associação de apoio à população idosa residente na zona da Baixa de Lisboa e Mouraria - e uma verdadeira embaixadora do curso e da profissão.

Antigo aluno UA - Fábio Vinagre, licenciado e mestre em Engenharia Física

Um engenheiro físico numa conquista Continental

Tem a responsabilidade de dar assistência na integração de hardware para sistemas de tecnologia da informação às 19 fábricas da Continental espalhadas pelo mundo. Licenciado e mestre em Engenharia Física pela Universidade de Aveiro (UA), Fábio Marques Vinagre é hoje uma peça chave na empresa que está entre os cinco maiores fornecedores mundiais da indústria automóvel. Aos 33 anos, o antigo aluno conta já com uma vasta experiência profissional onde se incluem dois anos de trabalho no CERN, o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na Suíça.

Antiga Aluna UA - Catarina Sobral, licenciada em Design

Uma ilustradora capaz de abraçar o mundo das crianças e adultos

Começou a trabalhar como designer, mas cedo percebeu que gostava muito mais de ilustrar histórias. A aposta em dar forma, cor e vida a livros de crianças e não só já valeram a Catarina Sobral vários prémios. Em 2011, com o "Greve", o seu primeiro livro, recebe uma Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração. O livro seguinte, o "Achimpa", venceu em 2012 o Prémio Amadora BD para Melhor Ilustração de Livro Infantil e o Prémio SPA para Melhor Livro Infanto-juvenil. Mas é com "O Meu Avô" que o trabalho da designer licenciada na Universidade de Aveiro (UA) é projetado internacionalmente.

página 1 2 < >

outros dossiers