conteúdos
links
tags
Antigos alunos UA
página 1 2 3 < >

Antigo aluno UA: Celina Tavares, ex-aluna de LRE e diretora do Turismo de Portugal nos EUA

Na UA há uma abertura muito grande na relação instituição-professores-alunos

Licenciada e mestre em Línguas e Relações Empresariais pela Universidade de Aveiro (UA), Celina Tavares foi Gestora de Produto do Turismo de Portugal na República da Irlanda e na Irlanda do Norte e, desde janeiro de 2018, é diretora do Turismo de Portugal nos Estados Unidos. Considera que a UA está na vanguarda do empreendedorismo e do ensino, não só na qualidade e diversificação dos cursos que oferece, mas também na própria forma como vê os seus alunos. Na sua perspetiva, há uma abertura muito grande na relação instituição – professores – alunos, o que não se vê em muitas outras universidades portuguesas, o que só acrescenta valor à instituição.

Antigo Aluno UA - João Roque, licenciado em Ensino de Biologia e Geologia

Entre o prazer da escrita, a participação cívica e a docência na Gafanha da Nazaré

Professor do ensino secundário na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, João Alberto Roque divide o seu tempo entre a docência, que é a sua atividade principal, a escrita, a sua participação cívica e a política local. Autor premiado de textos para a infância, João Roque, antigo aluno da licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia na Universidade de Aveiro, também colabora na imprensa local.

Antigo aluno UA – André Gonçalves Salgado, licenciado em Matemática

O extraordinário das raízes matemáticas

Foi o vencedor de “Os Extraordinários” por causa do seu talento fora de série para as raízes matemáticas. E foi esta sua aptidão para a lógica e o abstrato e o fascínio que desde sempre sentiu pelos números, aliados à reputação da UA e à excelente experiência que os seus pais aqui viveram enquanto estudantes, que atraíram André Salgado para a Licenciatura em Matemática da UA. Licenciado desde 2015, André Salgado integra os quadros da Mercer, líder global em serviços de consultoria.

Antigo aluno UA - António José Trindade, Mestre em Engenharia Física

Físico na Irlanda revoluciona dispositivos optoelectrónicos

Está na linha da frente na investigação e produção de dispositivos optoelectrónicos três a quatro vezes mais pequenos que o diâmetro de um fio de cabelo humano. Chama-se António José Trindade, é mestre em Engenharia Física pela Universidade de Aveiro (UA) e é cientista na X-Celeprint, a startup irlandesa que está a trazer para o presente o futuro dos ecrãs de micro-LEDs, dos sensores médicos e das comunicações a alta velocidade.

Antigo aluno UA - Pedro Costa, licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação

Comunicar, comunicar, comunicar sempre!

Há paixões e paixões. A de Pedro Costa pela comunicação é arrebatadora. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação (NTC) pela Universidade de Aveiro (UA), começou aos 15 anos pelas rádios locais e foi jornalista do Jornal da Bairrada e do Jornal de Notícias. Professor, formador e criador da empresa Mais Buzz, Pedro Costa é hoje, aos 49 anos, uma referência quando o assunto é o Marketing Digital.

Antiga aluna UA – Vera Madeira, licenciada em Línguas e Relações Empresariais

De tradutora a líder de opinião de sucesso na mais popular rede social chinesa

Em 2006 terminou a licenciatura em Línguas e Relações Empresariais na UA e partiu para a China. Por lá ficou até hoje e não pretende regressar tão depressa. Depois de ter passado pela experiência de ser tradutora, relações públicas, tester de software e organizadora de eventos, Vera Madeira é hoje, aos 35 anos, uma líder de opinião bem-sucedida no Wechat, a rede social mais popular da China. Da UA recorda com carinho os professores.

Antigo aluno UA - Fernando Santos, licenciado em Engenharia do Ambiente e mestre em Poluição Atmosférica

O engenheiro, o basquetebolista, o construtor de equipas, o ativista e o sonhador

Por onde começar o (enorme e diversificado!) percurso de Fernando Santos? É licenciado em Engenharia do Ambiente e mestre em Poluição Atmosférica pela Universidade de Aveiro. Fundou uma empresa premiada. Foi basquetebolista profissional. Foi treinador de clubes e dos craques da Associação Académica da UA pela qual foi bicampeão nacional. Esteve na direção da Amnistia Internacional, da Refood Aveiro e da Associação Portuguesa de Basquetebol Master. Hoje é Treinador Mental, Treinador de Pais e Life Coach Certificado. Amanhã será (com certeza!) outra coisa porque tem muitos sonhos para viver.

Antiga aluna UA - Antonieta Correia Gomes, licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas

Missão em Angola ao serviço da Unitel

É uma das pontas de lança da Unitel. Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Universidade de Aveiro (UA), Antonieta Gomes tem em mãos os destinos de dois departamentos comerciais da maior empresa de telecomunicações de Angola e uma das maiores de África. Da passagem pela UA não tem dúvidas: “Foi essencial para uma carreira profissional bem-sucedida”.

Antigo aluno UA - Cláudio Nico, mestre em Engenharia Física e doutor em Nanociências e Nanotecnologia

Um engenheiro físico em Roterdão ao serviço das tecnologias biomédicas

Está em Roterdão ao serviço da RiverD International, a empresa holandesa especializada no desenvolvimento de tecnologias biomédicas. Mestre em Engenharia Física e doutor em Nanociências e Nanotecnologia pela Universidade de Aveiro (UA), entre o processamento e a análise de dados, a programação, a criação de softwares e a gestão de projetos, as missões de Cláudio Nico, aos 31 anos, têm impacto direto na saúde e no trabalho clínico de milhares de pessoas.

Antigo aluno UA - Fernando Marques Jalôto, mestre em Música

“Graças à UA sou um artista melhor”

Queria ser arquiteto, mas a paixão pela música, pelo cravo e pelo reportório Antigo tocou-lhe muito, muito mais alto no coração. Mestre em Música pela Universidade de Aveiro (UA), Fernando Miguel Jalôto é membro da Orquestra Barroca da Casa da Música, fundador e diretor artístico do Ludovice Ensemble, solista, músico de câmara e de orquestra, professor, investigador e, sobretudo, apaixonado pela vida consagrada à música: “Tudo me fascina na minha profissão. A sério! É perfeita!”.

Antigo aluno UA - Leonardo Azevedo, licenciado e mestre em Engenharia Geológica

Um trampolim chamado UA e um salto para mundo da Geofísica

Apaixonado pelo fantástico mundo da Geologia, Leonardo Azevedo, entre multinacionais petrolíferas, laboratórios de investigação e universidades, deu asas ao seu amor em França, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra. Hoje está em Portugal onde é professor universitário e cientista. Da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia Geológica que tirou na Universidade de Aveiro (UA) garante que lhe deram todas as ferramentas para se transformar sempre que a vida profissional assim o exigiu. E ainda só tem 31 anos.

Antiga aluna UA - Maria Madalena Malhadas, licenciada em Física

Da UA para Singapura pela sustentabilidade da água

Está em Singapura ao serviço da Danish Hydraulic Institute (DHI), uma das referências mundiais no desenvolvimento de soluções tecnológicas na gestão da água. Licenciada em Física pela Universidade de Aveiro (UA), Maria Madalena Malhadas vive um sonho profissional. Inserida em projetos ambientais internacionais no sudoeste asiático, todos os dias se sente a contribuir para o crescimento sustentável e para a proteção dos ecossistemas marinhos.

Antiga aluna UA – Diana Ferreira, licenciada em Ensino de Música

Aveiro_Síntese: uma vida dedicada à música electroacústica

Há vinte anos, no campus da Universidade de Aveiro (UA), nascia uma programadora. Diana Ferreira, licenciada em Ensino de Música pela UA, professora e crítica musical, desde há duas décadas que partilha com o público a sua paixão pela música do nosso tempo, através da criação e programação de festivais. O próximo encontro é no Aveiro_Síntese 2018. De 16 a 25 de fevereiro, o festival traz ao Teatro Aveirense concertos, conversas, compositores e estudantes de música num programa preparado para todas as idades.

Antigo aluno UA – João Maio Rocha, licenciado em Contabilidade e Administração de Empresas

A bandeira nacional ao vento (e à mesa!) da Austrália

A gastronomia portuguesa na cidade australiana de Brisbane tem um nome: Lisboa Caffé. João Maio Rocha é o fundador de um espaço que em 2015 levou para o outro lado do mundo os sabores nacionais. Licenciado em Contabilidade e Administração de Empresas pela Universidade de Aveiro (UA), foi tuno, dirigente académico, contabilista, trabalhou em vendas e em recursos humanos, esteve empregado em Moçambique, foi para a Austrália e hoje é empreendedor hoteleiro. Mas ainda não sabe o que quer ser quando for grande…

Antigo aluno UA - José Paulo dos Santos, licenciado em Ensino de Português e Francês

Na Tunísia com a língua de Camões no coração

Está na Tunísia ao serviço do Instituto Camões e da língua portuguesa. Professor na Universidade de Cartago e no Liceu Sadiki, em Tunes, José Paulo dos Santos é licenciado em Ensino de Português e Francês pela Universidade de Aveiro (UA). Escritor, especialista em tecnologias ao serviço da educação e aventureiro de culturas, adora demolir (todos!!) os muros das escolas por onde passa.

Antigo aluno - Paulo Correia da Silva, licenciado em Ciências do Mar e mestre em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras

Missão em prol do mar, da costa e do ambiente

Conhece a linha costeira de Ovar como a palma da mão ou não fosse ele um dos responsáveis da autarquia por zelar (e amar!) o mar e as praias. Formado pela Universidade de Aveiro (UA) em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras, é Paulo Correia da Silva quem monitoriza os avanços e recuos do mar e o estado das obras de defesa da costa, prepara a época balnear ou, por exemplo, estuda os financiamentos de apoio ao mar e às zonas por ele abraçadas.

Antigo aluno UA – Antero Ferreira, licenciado em Matemática Aplicada e Computação

"Eu, literalmente, cresci na UA!"

Tem na moda e na tecnologia os ingredientes certos para o sucesso. Chama-se Farfetch, é uma das startups mais bem-sucedidas do mundo, está atualmente avaliada em mais de mil milhões de dólares e tem em Antero Ferreira e nos seus colaboradores uma das chaves que transformaram num fenómeno global a plataforma online de artigos de luxo. Senior Project Manager da Farfetch, foi na UA que Antero Ferreira se licenciou em Matemática Aplicada e Computação e realizou uma Pós-Graduação em Sistemas de Informação.

Antiga aluna UA - Liliana Ferreira, mestre em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e doutorada em Engenharia Informática

Fraunhofer Portugal: "O desafio constante, a evolução e a aprendizagem"

É desde setembro diretora da Associação Fraunhofer Portugal AICOS, um centro de investigação criado em 2008, no Porto, pela Fraunhofer-Gesellschaft, a maior organização de investigação aplicada da Europa, e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. Mestre em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e doutorada em Engenharia Informática pela UA, Liliana Ferreira é, aos 37 anos, uma das mais novas diretoras a assumir os destinos de um centro de investigação da organização alemã Fraunhofer.

Antigo aluno UA - Nelson Faustino, licenciado em Matemática Aplicada e Computação e doutor em Matemática

Matemática + Computação = (Paixão)²

Respira Matemática, ama Matemática, sonha com Matemática e ainda lhe pagam para trabalhar em Matemática. Professor e investigador na Universidade Federal do ABC (Brasil), Nelson Faustino é licenciado em Matemática Aplicada e Computação e doutor em Matemática pela Universidade de Aveiro (UA). Em setembro, o trabalho em prol da sua paixão valeu-lhe uma homenagem da Sociedade Europeia de Métodos Computacionais nas Ciências e Engenharias. Números à parte, tem uma palavra que adora: “Eureka!!”.

Antiga aluna UA – Rosa Nogueira, licenciada em Línguas e Relações Empresariais e mestre em Gestão

"Foi uma honra enorme representar a academia de Aveiro"

Foi uma das estudantes a assumir os destinos da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). Em 2004 e 2005, ao leme dos estudantes de Aveiro, Rosa Nogueira viveu "uma das experiências mais enriquecedoras e marcantes que algum dia poderia ter tido". Licenciada em Línguas e Relações Empresariais e Mestre em Gestão, começou por trabalhar na casa que a formou e ajudou a formar, inicialmente no Gabinete de Assessoria dos Serviços de Ação Social, depois como coordenadora do Núcleo de Bolsas de Estudo. Hoje está na Noruega ao serviço da Norwegian School of Economics.

Antigo aluno UA - Yuri Marchese, mestre em Música

“Toco guitarra e as pessoas me pagam por isso. Não há trabalho melhor!”

O som da guitarra de Yuri Marchese conquistou em novembro, no Rio de Janeiro, o Concurso Jovens Músicos - Música no Museu, uma das mais importantes competições de música clássica do Brasil. Mestre em Música pela Universidade de Aveiro (UA), aquele que já é um dos grandes nomes brasileiros da guitarra, entre o amor, as amizades e o estudo, viveu em Aveiro uma época que marcará para sempre a carreira e a vida.

Antigo aluno UA - João Santos, licenciado em Bioquímica e mestre em Biotecnologia

Chegar, ver e vencer com uma sidra fresquinha na mão!

Na Universidade de Aveiro (UA), à Licenciatura em Bioquímica juntou o Mestrado em Biotecnologia. Terminou a formação há um mês e a Vadia já o contratou. Chama-se João Santos e durante o estágio curricular que fez nessa microcervejeira propôs a produção de uma sidra de maça. Nos ingredientes usou as matérias primas descartadas pela Indumape, uma empresa de sumos concentrados. A receita é um sucesso!

Antigo aluno UA - Vitor Marques, licenciado em Engenharia de Materiais

A mão tecnológica que dá segurança à aviação

Da próxima vez que entrar num avião lembre-se que, do cockpit à cauda, grande parte da tecnologia que o vai manter em segurança e levar tranquilamente ao destino terá, provavelmente, a mão de Vitor Marques. Licenciado em Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro, Vitor Marques é um dos pontas de lança da Honeywell Aerospace, a multinacional que hoje sonha, desenvolve e testa a tecnologia aeronáutica que no futuro o levará de férias (quem sabe!) até Marte.

Antigo aluno UA – Paulo Domingues, licenciado e doutorado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações

Recuperação ecológica do Cabeço Santo: a semente de uma viagem espiritual

Em setembro de 2006 Paulo Domingues lançava à terra a primeira semente do Projecto Cabeço Santo que é hoje, provavelmente, um dos maiores trabalhos nacionais de recuperação e conservação da biodiversidade. Apostado em devolver à mata do Cabeço Santo, em Águeda, a ancestral vegetação derrotada por eucaliptos e acácias, o antigo aluno e professor da Universidade de Aveiro (UA), licenciado e doutorado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, plantou na última década milhares e milhares de carvalhos, sobreiros, murtas, medronheiros e salgueiros.

José Carlos Menezes está entre os selecionados do Ilustraciencia 2017

Ilustrar contribui para conhecer, poder conservar e proteger

José Carlos Menezes, 75 anos e antigo aluno do Curso de Formação em Ilustração Científica da Universidade de Aveiro, atual aluno do Curso de Mestrado em Biologia Aplicada à Ilustração Científica, teve uma ilustração sua selecionada para o concurso internacional Ilustraciencia 2017. A sua Aquascypha hidrophora (Berk.) D.A.Reid 1965 é uma das 40 selecionadas de entre 449 candidatos. Já na terceira edição deste certame o autor brasileiro tinha sido galardoado com uma Menção Honrosa. Os trabalhos premiados serão divulgados a 5 de julho.

Márcio Carvalho, antigo aluno de Economia da UA

Da banca à terra

Agricultura sustentável. Cultura de proximidade. Estes dois termos resumem a atividade da Banca Terra, jovem empresa com raízes em Oliveirinha, gerida por Márcio Carvalho, antigo aluno de Economia na UA e ex-bancário. Bisneto e filho de agricultores, pegou no negócio da família, ampliou-o e tem, hoje, em exploração, cerca de 40 hectares, sendo atualmente o único produtor de alho francês da região a alimentar o grande mercado.

Raquel Camarinha, antiga aluna de música e nomeada para os prémios Victoires de la Musique Classique

Um cantor é, antes de mais, um ator

O amor pela literatura e pelo teatro levou-a ao canto. Nessa arte do domínio da voz e da expressão musical encontrou um espaço onde os dois se cruzam. Não é por acaso, portanto, que considera o cantor, antes de mais, um ator. A soprano Raquel Camarinha concluiu a licenciatura em Música (Canto) na UA e decidiu partir para França. No início deste ano, tornou-se a primeira não francesa nomeada para os prémios Victoires de la Musique Classique.

Pedro Neto, Mestre em Administração e Gestão Pública e doutorando em Políticas Públicas

A trabalhar permanentemente com pessoas, para pessoas

Homem de sonhos e de paixões, Pedro Neto é diretor executivo da Amnistia Internacional – Portugal. Mestre Administração e Gestão Pública, pela UA, encontra-se a desenvolver aqui a sua tese de doutoramento na área das Políticas Públicas e da liderança comunitária, com um estudo sobre a forma como as comunidades rurais da Amazónia brasileira pensam os problemas sociais. Com uma formação profissional bastante eclética, o que mais o fascina é "estar permanentemente a trabalhar com pessoas, para pessoas".

Antiga aluna ESSUA – Sofia Nunes, licenciada e mestre em Gerontologia

A jardineira do amor e outras flores

Já ouviu falar do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo? Sim, esse mesmo, o dos (muito!) bem-humorados vídeos que nas redes sociais têm deitado por terra todos os estereótipos associados à idade. Licenciada e mestre em Gerontologia pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), Sofia Nunes é uma das profissionais que colocou o lar no top das visualizações e, principalmente, os idosos a rir com a vida. E nós com eles!

Antigo aluno UA - Tiago Almeida, licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação

Um nómada digital ao serviço da HelloFresh

Detesta comer todos os dias no mesmo sítio. Detesta sentar-se todos os dias à secretária. Detesta a rotina. Adora a mudança. Por isso, não esteve com meias medidas. Foi aceite no programa Remote Year e, nos últimos 2 anos, já viajou por 24 países. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação (NTC) pela Universidade de Aveiro (UA), Tiago Almeida é o que se pode chamar um nómada digital. Front-end developer da empresa HelloFresh, qualquer canto do mundo lhe serve de mesa de trabalho. Haja ligação à internet e vontade de aventura.

Antigo aluno UA – Miguel Casal, licenciado em Engenharia Cerâmica e do Vidro

Capacidade técnica e tecnológica aprendida na UA e servida à mesa pela Grestel

Chama-se Grestel, dedica-se ao desenvolvimento e produção em grés fino de loiça de forno, mesa e cozinha e já cativou marcas como a Ralph Lauren, a Crate&Barrel ou a Williams-Sonoma. Sócio fundador e líder da empresa que só este ano estima realizar 20 milhões de euros em vendas, Miguel Casal lembra a importância da capacidade técnica e tecnológica que adquiriu durante a licenciatura em Engenharia Cerâmica e do Vidro pela Universidade de Aveiro (UA).

Antigo aluno UA – Paulo Sequeira, licenciado em Engenharia Cerâmica e do Vidro

Com barro nas mãos e a UA no coração

Tem a missão de moldar um Património Cultural Imaterial da Unesco. Responsável por ajudar ao desenvolvimento de novos processos de fabrico da famosa louça negra de Bisalhães, foi também a partir do barro que Paulo Sequeira, licenciado em Engenharia Cerâmica e do Vidro pela Universidade de Aveiro (UA), deu forma à Funceramics, um projeto que pretende retomar e divulgar a arte ancestral dos oleiros da região de Aveiro. Tudo por amor ao barro e pela paixão às raízes.

página 1 2 3 < >

outros dossiers