conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Em parceria com Coimbra, Beira Interior e CEC
Universidade de Aveiro lança curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica
As Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior, em parceria com Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC), vão promover um Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica. Este curso arranca a 28 de Outubro e surge no âmbito de uma parceria alargada entre estas entidades que procuram disponibilizar a todos os interessados, tecnologias desenvolvidas por si e um know-how acumulado por um corpo de docentes com experiência na área do empreendedorismo e inovação. As inscrições estão abertas até 21 de Outubro.


O Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica decorre em horário pós-laboral (17h00-20h00), entre 28 de Outubro e 10 de Maio, nas três universidades parceiras e destina-se a recém-licenciados, alunos finalistas, alunos de pós-graduação, quadros de empresas e outros interessados.

Este curso desenvolver-se-á numa lógica de trabalho em equipas bastante heterogéneas, nas quais participarão alunos finalistas, de pós-graduação, business angels, investigadores, empresários, associações de interface e de incubação, entre outros, promovendo desta forma uma troca de experiências únicas, com vista a alcançar o objectivo pretendido: transformar tecnologias em empresas tecnológicas.

A excelência e riqueza da investigação que é feita nas universidades promotoras do curso e nas várias unidades de investigação e interface que as integram, permitirá construir um conjunto inicial de tecnologias com potencial de comercialização e geração de valor, e como tal passíveis de suportarem o sucesso deste curso.

O curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica terá a duração de 14 sessões quinzenais. Duas delas serão destinadas a uma avaliação intercalar e final do progresso efectuado até ao final do primeiro e do segundo semestre aos restantes participantes, parceiros, órgãos de comunicação social e eventuais investidores. Durante este período, cada uma das equipas irá analisar a viabilidade de um conjunto de tecnologias, apresentando como resultado final um plano de negócios para a comercialização dos conceitos de produto desenvolvidos.

As sessões decorrerão paralelamente em espaços das Universidades de Aveiro (Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial), Coimbra e Beira Interior à excepção de três (a 1ª, 7ª e 14ª sessões) onde todos os participantes das várias universidades se juntarão em espaços do CEC em Aveiro, Covilhã e Coimbra para sessões conjuntas.

Em suma, com o Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica pretende-se:
- Desenvolver projectos de negócio viáveis de base tecnológica, em conjunto com as respectivas propostas de licenciamento, a partir do conhecimento gerado nas Universidades da Região Centro;
- Fornecer bases para a criação e formação de equipas multi-funcionais;
- Divulgar uma ferramenta abrangente de apoio à avaliação de tecnologia, análise de mercado, e desenvolvimento estratégico de negócios de base tecnológica;
- Contribuir para a criação de novas empresas de base tecnológica.

As inscrições são limitadas de forma a conduzir à formação de cerca de cinco, seis equipas de trabalho com cinco a sete elementos, e estão abertas até 21 de Outubro.

Informações pormenorizadas sobre os objectivos, descrição, conteúdos de cada uma das sessões, coordenação e corpo docente, destinatários, calendarização, horário e preço de frequência deste curso podem ser consultadas aqui.

Mais informações:
Universidade de Aveiro
Unidade de Transferência de Tecnologia
Pavilhão 1 – Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro
Tel: 234 379 774
Telm: 917 125 885
rainho@adm.ua.pt

imprimir
ficheiros associados