conteúdos
links
tags
Campus
Evento decorre a 25 de março, a partir das 15h00
Ministro Adjunto e da Economia no aniversário do PCI - Creative Science Park Aveiro Region
PCI - Creative Science Park Aveiro Region
O PCI - Creative Science Park Aveiro Region celebra a 25 de março o seu 1º aniversário, com uma sessão comemorativa que contará com a presença do ministro Adjunto e da Economia. Aberto a toda a comunidade, o evento tem início agendado para as 15h00 e integra a inauguração de uma exposição promovida pelas empresas instaladas no Parque, uma visita a este equipamento e uma edição especial do After Work Beer.

Para além do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, a cerimónia contará com as intervenções de Fernando Caçoilo (presidente da Câmara Municipal de Ílhavo), Ana Abrunhosa (presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro-CCDRC), José Ribau Esteves (presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro-CIRA) e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro.

Com um ano de existência, o PCI - Creative Science Park Aveiro Region é já uma referência na região enquanto instituição potenciadora de inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico.

O PCI teve nesta primeira fase um investimento de, aproximadamente, 18M€ e um financiamento de 85% dividido entre os programas MaisCentro e Centro 2020. Criado com o objetivo de reforçar o envolvimento colaborativo do sistema científico, da região e do tecido empresarial, o Parque conta já com 80 entidades instaladas ou em fase de instalação, movimentando todos os dias cerca de 400 pessoas. O PCI tem-se imposto como um instrumento qualificado de execução de prioridades políticas nacionais, nomeadamente dos polos tecnológicos das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, da Energia e do Agroindustrial, além do Cluster do Habitat e do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar, entre outros.

O seu conceito e a própria composição acionista, integrando a Universidade de Aveiro (UA) e entidades autárquicas, empresariais e financeiras, é um dos seus aspetos mais diferenciadores, permitindo-lhe destacar-se por esse envolvimento formal e efetivo de diferentes atores que constituem a tripla hélice da inovação e do desenvolvimento económico: o conhecimento, através da UA, a região, através da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), dos municípios de Ílhavo e de Aveiro, e as empresas.

Este processo colaborativo é valorizado pela existência de espaços qualificados e de ações de apoio à promoção da inovação, empreendedorismo, capacitação de negócios, entre os quais se destacam a Design Factory, a Incubadora de Empresas e vários Laboratórios de Uso Comum (LUC).

O PCI contempla ainda uma grande zona de acolhimento de empresas e startups projetada para atrair e fixar empreendedores de talento e de visão interessados em desenvolver negócios relacionados com a criação de produtos e serviços altamente qualificados e inovadores nas áreas de referência do PCI.

Desde o início de atividade do PCI, desenvolveram-se diversas ações, que se traduzem na instalação de Centros de Inovação de Empresas e de projetos de Investigação nos dois Edifícios destinados aos Laboratórios de Uso Comum (das TICE e dos Materiais e Agroindustrial), sendo de realçar:

- As 200 pessoas que diariamente trabalham em 24 entidades;

- A instalação de um centro de inovação da empresa de telecomunicações japonesa – Hitachi;

- O desenvolvimento de um projeto de investigação entre a UA, a Navigator e o Raiz;

- A taxa de ocupação que ronda os 80%;

- A instalação da Incubadora de Empresas da UA - UA Incubator - atualmente com 90% de taxa de ocupação, com 24 empresas em regime de incubação, nove em desenvolvimento empresarial e oito ideias de negócio, totalizando 150 pessoas e um volume de negócios de cerca 10.000.000€;

- Existência de projetos de investigação/inovação com empresas e alunos de Design do Departamento de Comunicação e Arte da UA, no espaço dedicado à Design Factory, tendo já envolvido oito empresas, 32 projetos e cerca de cem alunos;

- Realização de 110 atividades (e.g. visitas, workshops, encontros empresariais) envolvendo cerca de 4.000 pessoas.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias