conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Parceria entre o CHVNGE e a Universidade de Aveiro
iBiMED realiza primeiro curso avançado de microcirurgia
Participantes praticaram e aperfeiçoaram técnicas de microcirurgia
Uma parceria entre o CHVNGE e a Universidade de Aveiro, nomeadamente entre o Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva, Craniomaxilofacial, Mão e Unidade de Microcirurgia e o Biotério do iBiMED permitiu a realização, no passado dia 1 e 2 de março, de um curso de microcirurgia, dirigido a cirurgiões plásticos reconstrutivos e estéticos, assim como de outras especialidades cirúrgicas, tendo como objetivo o treino prático e aperfeiçoamento de técnicas de microcirurgia.

A componente prática do curso utilizou ratos vivos, sob anestesia geral, como modelo, para treino de práticas de microcirurgia reconstrutiva, como por exemplo as anastomoses (sutura de vasos com calibres entre 1 a 2 mm) sob ampliação de microscópio operatório. Este procedimento é aplicado em veias, artérias e nervos. Esta prática adquirida no Curso é essencial para a garantia de conhecimento e execução das técnicas de microcirurgia, permitindo a sua aplicação e translação em pacientes com doenças do foro traumático, oncológico e congénito.

Esta parceria, que envolve também a UNAVE, é mais um passo na aproximação entre as duas entidades, que têm vindo a desenvolver um trabalho conjunto no âmbito do futuro Centro Académico Clínico.

Os formadores do Curso de Microcirurgia foram cirurgiões especialistas do SCPRCM-UM, tendo contado com participação de investigadores do LAQV/REQUIMTE e de especialistas de Medicina Veterinária do ICBAS e i3S (de forma a elucidar acerca da anatomia do modelo animal utilizado, garantindo sempre o bem-estar dos animais utilizados, em cooperação com a equipa do Biotério do iBiMED).

O Microsurgery Course foi realizado mediante a acreditação europeia do ESPRAS (European Society of Plastic Reconstructive & Aesthetic Surgery.

imprimir
tags
outras notícias