conteúdos
links
tags
Bolsas
Concurso encontra-se aberto no período de 27 de março a 05 de abril de 2019
Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projecto FIREMODSAT II: “Suporte a decisões de gestão do fogo combinando modelação de propagação do fogo e dados de satélite em contexto operacional em Portugal (parte II)”
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projecto FIREMODSAT II: “Suporte a decisões de gestão do fogo combinando modelação de propagação do fogo e dados de satélite em contexto operacional em Portugal (parte II)”, (Refª. PTDC/ASPSIL/28771/2017), financiado por fundos nacionais através da Fundação para a ciência e tecnologia (FCT), nas seguintes condições:

Ref. BI-11(7849-2019)

 

Área Científica: Ciências da Terra e do Espaço

 

Sub - Área Científica: Atmosfera

 

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir Mestrado em meteorologia. São condições preferenciais de admissão a formação e a experiência na área da simulação numérica do tempo com o modelo WRF. Conhecimentos em linguagem de programação tais como MATLAB e FORTRAN. Experiência em estatística, em particular, a aplicação de métodos de correcção de viés a dados simulados. O bom domínio oral e escrito da língua inglesa, serão avaliados positivamente.

 

Plano de trabalhos: O projecto FIRE-MODSAT II propõe melhorar as previsões das simulações de propagação do fogo, usando dados de melhor qualidade, melhorando a quantificação da incerteza destes, bem como da parametrização do sistema de simulação que integra o modelo de propagação do fogo. O programa de trabalhos da bolsa incluirá a realização de simulações com o modelo WRF para gerar dados simulados de temperatura, humidade relativa, radiação solar e vento para fogos florestais que ocorreram no passado, que venham a ocorrer durante o decurso do projecto, assim como para condições meteorológicas extremas. Estes dados serão submetidos a correcção de viés e posteriormente utilizados em modelos de propagação do fogo em tarefas do projecto subsequentes.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf), e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Física e CESAM da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica Alfredo Moreira Caseiro Rocha.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração inicial de 12 meses, eventualmente renováveis, com início previsto em Maio de 2019. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €989,70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os critérios de seleção a utilizar, e as respectivas ponderações percentuais, serão os seguintes: avaliação do curriculum vitae (85%) e da carta de motivação (15%). Os melhores candidatos poderão ser chamados a uma entrevista, presencial ou por videoconferência, para estabelecer a classificação final. O júri reserva-se o direito de não preencher o lugar a concurso caso entenda não existirem candidatos que satisfaçam os requisitos do mesmo.

 

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por: Professor Alfredo Moreira Caseiro Rocha (Presidente), Professor João Miguel Sequeira Silva Dias e Professor Paulo Manuel Cruz Alves da Silva, todos da Universidade de Aveiro.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitado no endereço www.ua.pt/fis/bolsas sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

Prazo e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de março a 05 de abril de 2019.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues/remetidas por correio eletrónico, sempre com pedido de notificação de receção para alfredo.rocha@ua.pt, com assunto “Bolsa FIREMODSATII”.

 

Universidade de Aveiro, 12 março 2019

imprimir