conteúdos
links
tags
Conferências
Grupo de investigação ProTextos – Ensino e Aprendizagem da Escrita de textos organiza sexta edição de encontro sobre investigação e ensino de escrita
VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita: programa, inscrições e submissões disponíveis
VI EIRE 2019
O “VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita (VI EIRE) – algumas décadas de investigação e ensino”, realizar-se-á na Universidade de Aveiro (UA), nos dias 21 (parte da tarde) e 22 de junho de 2019, na linha de outros encontros congéneres muito bem-sucedidos e que trouxeram à universidade, em cada edição, mais de 3 centenas de professores e também formadores e investigadores portugueses e doutros países.

Este ano, a organização do VI EIRE continua a ser liderada pelo grupo ProTextos, agora em parceria com a Associação de Estudos Lusófonos (Lusophone Studies Association), o Grupo “Reflexão sobre a Escrita”, o CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e a Universidade do Minho.

O Encontro encontra-se acreditado como Curso de Formação correspondente a 12 horas e destina-se a professores de várias disciplinas, formadores, investigadores, estudantes de licenciaturas em ensino e de pós-graduação. Constitui-se, portanto, numa oportunidade de reflexão e de formação contínua e colaborativa de acordo com as necessidades dos sujeitos.

 

O programa contempla conferências e painéis com debates e momentos práticos de reflexão e partilha em oficinas de formação, dando conta quer da atividade do grupo ProTextos quer de outros grupos de investigação sobre a escrita em várias áreas disciplinares e instituições com os quais o ProTextos vem mantendo diálogos muito produtivos em vários contextos académicos e formativos. Nesta senda, estão confirmados 7 palestrantes convidados para o VI EIRE: Carlos Gouveia – FLUL – Portugal; Eduardo Calil – UFAL – Brasil; Joaquim Dolz – UNIGE – Suíça; Margarida Alves Martins – ISPA – Portugal; Glaís Sales Cordeiro – UNIGE – Suíça; Rosalice Pinto – CLUNL & CEDIS – Portugal; Rui Alves – FPCE_UP – Portugal.

 

Pretende-se, assim, discutir resultados da investigação dos grupos “ProTextos” e “Reflexão sobre a Escrita” sobre práticas de ensino e aprendizagem da escrita, bem como partilhar dispositivos e materiais didáticos no contexto do ensino de vários géneros de texto. Por outro lado, este Encontro também está pensado para apresentar e discutir diferentes perspetivas de problematizar e programar o ensino e a aprendizagem da escrita assim como para promover a criação e estreitamento de redes de colaboração entre a UA e outras instituições de vários graus de ensino e investigação.

Por estas razões, contempla, ainda, a possibilidade de apresentação de comunicações, sendo possível enviar propostas até 31 de março de 2019.

As inscrições estão já em curso também, numa primeira fase, até 15 de maio (25€), e, numa segunda, até 7 de junho (35€), com desconto para estudantes.

Paralelamente, a Associação de Estudos Lusófonos, uma das parceiras na organização, encontrar-se-á representada por uma delegação na UA para dialogar e desenvolver sinergias com pesquisadores locais. Várias disciplinas, entre elas, a demografia, a educação, história, literatura, ensino de língua, linguística, sociologia estarão representadas. Manifestações de interesse para cooperação | UA - Associação de Estudos Lusófonos disponíveis neste formulário.

imprimir
tags
outras notícias