conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 2 de abril de 2019, das 9h00 às 17h30, no Anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro
Seminário “Turismo, Museus e Comunidade – Desafios e oportunidades na criação de redes de museus nas comunidades locais”
DEGEIT
O seminário tem como objetivo discutir os desafios que se colocam aos museus de comunidade localizados maioritariamente em áreas rurais. Nestes contextos os museus são habitualmente criados pela comunidade onde se inserem e afirmam-se como um elemento estruturante na preservação e valorização das tradições e saberes destes territórios.

O seminário divide-se em duas partes distintas: na primeira parte, que se inicia pelas 10h00, serão apresentadas comunicações de Investigadores e experts sobre a temática apresentada que se propõem refletir sobre o papel dos museus e das comunidades na dinamização do potencial turístico regional. A segunda parte, que se desenrola a partir das 14h30, está orientada para a apresentação de museus de comunidade que vão apresentar as suas realidades e experiências territoriais específicas e os impactes turístico-culturais que daí advêm. Posteriormente, ainda no decurso do segundo painel, será apresentado o Projeto Rede de Museus Rurais. O seminário é finalizado com a apresentação do livro “Museus de Comunidade: Manual de apoio à Gestão”.

O público-alvo deste Seminário são alunos, investigadores e acadêmicos com interesse no tema e todos os municípios ou associações promotoras de museus de comunidade ou de proximidade com as comunidades.

A entrada no evento é gratuita mediante a inscrição através do formulário disponível em http://bit.ly/InscriçãoTurismoMuseusComunidadeUA

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias