conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidatura 06 a 20 de março de 2019
Bolsa de Investigação (Mestre) - Ref.: BI_07-DEM_TEMA/2019_MulBioImplant
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto de IC&DT designado “MULBIOIMPLANT - Implante multifuncional e bioinspirado para melhorar a integração óssea” referência POCI-01-0145-FEDER-032486, suportado pelos orçamentos do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, na sua componente de Orçamento de Estado.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto de IC&DT designado “MULBIOIMPLANT - Implante multifuncional e bioinspirado para melhorar a integração óssea” referência POCI-01-0145-FEDER-032486, suportado pelos orçamentos do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, na sua componente de Orçamento de Estado, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Mecânica.

Requisitos de admissão:Mestrado ou Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, ou Engenheira de Materiais ou Materiais e Dispositivos Biomédicos. Valoriza-se experiência de trabalho e/ou conhecimentos em ciência de materiais, desenvolvimento, modelação e caracterização de materiais.

Plano de trabalhos: O plano de trabalho insere-se nas tarefas do projeto Mulbioimplante onde se pretende levar a efeito o desenvolvimento de um novo implante intramedular bio-inspirado no conceito de estrutura óssea e multifuncional. Este implante será constituído por biomateriais com densidade variável e estrutura porosa, baseado em multicamadas, permitindo que este tenha um comportamento multifuncional.

O novo conceito de implante será constituído por um núcleo estrutural e por uma camada exterior impregnada por um bio-polímero e exterior com um bio-cerâmico. Estes biomateriais exteriores serão dopados com nano partículas magnéticas que permitam ativação e estimulação exterior da interface do implante.

Deste modo, pretende-se, durante a duração da bolsa, que o bolseiro coadjuve as atividades laboratoriais de desenvolvimento e caracterização dos novos materiais em desenvolvimento.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) e no Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO), nomeadamente nos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Professora Doutora Mónica Sandra Abrantes de Oliveira Correia e Doutora Susana Maria Henriques Olhero.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em abril de 2019, eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980,00 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista, com a respetiva valoração de 80% para a avaliação curricular e 20% para a entrevista com os candidatos.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por: Presidente: Professor Doutor António Manuel de Amaral Monteiro Ramos, Professor Auxiliar, Vogais Efetivos: Doutora Susana Maria Henriques Olhero, Equiparada a Investigadora Auxiliar, Professora Doutora Mónica Sandra Abrantes de Oliveira Correia, Professora Auxiliar, Vogais Suplentes: Professor Doutor Jorge Augusto Fernandes Ferreira, Professor Auxiliar, Professor Doutor Rui António da Silva Moreira, Professor Auxiliar.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final afixada no placard do hall de entrada do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail ou, na sua impossibilidade, através de ofício em carta registada.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 06 a 20 de março de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, datado e assinado;
  • Cópia do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;
  • Cópia do Certificado de Habilitações;
  • Outros documentos considerados relevantes.

A apresentação da candidatura é efetuada por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsas da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt), até à data limite fixada neste Edital, indicando no assunto a referência ”BI_07-DEM_TEMA/2019_MulBioImplant”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem o processo de candidatura para o endereço de correio eletrónico a.ramos@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias