conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas de 6 a 19 de março
Bolsa de Investigação (BI) para Mestre
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto AquiMap - Identificação e avaliação de zonas estuarinas e lagunares com potencial aquícola: mapeamento e modelação biofísica (MAR-02.01.01-FEAMP-0022), cofinanciado pelo Programa MAR2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

 

ANÚNCIO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO

REF. BI-8 (7252/2019)

 O Projeto tem como objetivo fomentar o crescimento da atividade aquícola em sistemas estuarinos e lagunares portugueses efetuando a identificação e avaliação de zonas de elevado potencial de exploração através do desenvolvimento e exploração de modelos numéricos de alta resolução dedicados à produção de mapas de variáveis físico-químicas e microbiológicas por espécie comercial nos sistemas portugueses identificados para exploração aquícola. As áreas de estudo serão as seguintes: Estuários do Minho e Lima; Ria de Aveiro, Estuário do Mondego; Lagoa de Óbidos; Estuário do Tejo; Lagoa de Albufeira; Estuários do Sado e Mira; Ria de Alvor e Ria Formosa.

 

Área científica: Oceanografia Física

 

Requisitos de admissão: Licenciatura em Ciências do Mar, com média final igual ou superior a 13 valores, e Mestrado em Ciências do Mar e da Atmosfera, com média igual ou superior a 16 valores; Experiência em estudos de modelação hidrodinâmica estuarina através da utilização dos modelos MOHID e/ou Delft3D, com especial ênfase no uso de modelos Lagrangianos; Experiência em saídas de campo para colheita de dados hidrodinâmicos e/ou biogeoquímicos; Experiência na manipulação e tratamento de grandes volumes de dados; Domínio de programação em Matlab e do software ArcGIS; Domínio da língua inglesa, escrita e oral.

 

Plano de trabalhos: A bolsa terá por finalidade a implementação e exploração de modelos hidrodinâmicos e biogeoquímicos para o Estuário do Mondego, com base na utilização do modelo Delft3D.

 

 

 

Os objetivos a atingir pelo bolseiro serão os seguintes:

  • Coleta de dados hidrodinâmicos e biogeoquímicos indispensáveis à implementação dos modelos indicados;
  • Implementação do módulos hidrodinâmico (Delft3D-Flow) e biogeoquímico (Delft3D-WAQ) para o estuário referido;
  • Calibração e validação dos modelos indicados, por comparação entre previsões numéricas e observações;
  • Realização de simulações de períodos anuais para o estuário referido para caracterização da sua variabilidade sazonal;
  • Determinação e análise de intervalos de valores médios, máximos e mínimos de variáveis de qualidade da água previstas numericamente para as diferentes condições ambientais, e para o estuário referido;
  • Elaboração de mapas temáticos/interativos de alta resolução para o estuário em estudo e integração dos resultados em ambiente WebGis;
  • Definição de um Índice de Exploração e posterior mapeamento em ambiente WebGis, considerando os limites ótimos de crescimento e limites de tolerância para cada espécie com potencial de exploração no estuário em estudo.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CESAM - Departamento de Física da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Prof. Doutor João Miguel Dias e da Doutora Ana Picado.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável, mediante a disponibilidade orçamental no projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980 e seguro social voluntário, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela Universidade de Aveiro. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: i) avaliação curricular; ii) experiência comprovada de modelação hidrodinâmica estuarina através da utilização dos modelos MOHID e/ou Delft3D, com especial ênfase no uso de modelos Lagrangianos; iii) Participação em saídas de campo para a colheita de dados hidrodinâmicos e/ou biogeoquímicos; iv) Experiência na manipulação e tratamento de grandes volumes de dados v) Experiência comprovada em MatLab e ArcGIS; vi) domínio da língua inglesa, com a respetiva ponderação percentual de i) 30%; ii) 20%; iii) 20%; iv) 10%; v) 10% e vi) 10%. Após avaliação do CV, os candidatos pré-selecionados poderão ser chamados para entrevista – sendo que neste caso a valoração será de 60% para o CV e de 40% para a entrevista.

Composição do Júri de Seleção: Prof. Doutor João Miguel Sequeira Silva Dias (Presidente do Júri), Docente no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, Doutora Magda Catarina Ferreira de Sousa, Investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, Doutora Ana Teresa dos Santos Picado, Estagiário de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período 06 a 19 de março de 2019.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos documentos abaixo mencionados por email a/c Marta Teixeira para marta.m@ua.pt:

 

 

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

- Curriculum vitae detalhado com indicação de correio eletrónico e contacto telefónico;

- Carta de motivação;

- Cópia da Certidão de Licenciatura e Mestrado;

- Outros documentos comprovativos considerados relevantes

- Documentos adicionais (com carácter facultativo), tais como cartas de referência e documentos comprovativos de estágios ou cursos complementares realizados;

- Outros elementos de interesse para o processo.

 

O resultado do processo de seleção será divulgado através de email.

 

Universidade de Aveiro, 04 de março de 2019

imprimir