conteúdos
links
tags
Conferências
Dias 6, 13, 20 e 27 de março, às 21h30, no Auditório da Reitoria
UA recebe Horizontes da Física 8
Horizontes da Física
A oitava edição do “Horizontes da Física” apresenta quatro palestras, com quatro temas da área da Física, em todas as noites de quarta-feira no mês de março. A participação no evento é livre e os temas escolhidos para este ano prometem despertar o interesse até dos menos curiosos.

Após o sucesso alcançado nas edições anteriores, a FISUA apresenta agora a oitava edição do ciclo de conferências -“Horizontes da Física”. Este evento surgiu pela primeira vez no Ano Internacional da Física (2005) e, desde então, realiza-se a cada dois anos tendo trazido a Aveiro alguns dos mais importantes nomes da ciência nacional e internacional. Dando seguimento ao sucesso alcançado nas anteriores edições, onde foram superadas todas as expectativas em termos de adesão da população de Aveiro e de impacto no mundo académico, esta nova edição promete trazer mais temas interessantes ao público onde se proporcionará o debate de temáticas atuais.

Este evento tem como público-alvo, tanto a comunidade académica como a sociedade em geral e tem como objetivo divulgar e promover junto da população uma ciência por vezes ainda tão inacessível às massas e ao mesmo tempo presente no nosso dia-a-dia, a Física.

Nesta oitava edição contamos com quatro palestrantes portugueses de renome internacional, vindos de diferentes instituições de investigação. Num discurso simples e em Português, serão abordadas algumas das áreas mais cativantes da Física, nomeadamente, a regeneração de tecidos humanos, a aplicação de inteligência artificial aplicada à Astronomia, as aplicações laser para o futuro e o prémio Nobel da Física de 2018 e os novos métodos de estudo baseados em Satélites e drones.

Com estes temas, pretende-se alargar a discussão a vários campos da Física e de áreas “vizinhas” desta ciência, direcionando a discussão para a sociedade.

O “Horizontes da Física 8” decorrerá durante o mês de março, todas as quartas-feiras pelas 21h30 (dias 6, 13, 20 e 27de março de 2019), no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

A entrada é livre e gratuita em todas as conferências e a FISUA irá emitir certificados de participação para todos aqueles que assistirem a pelo menos três das quatro palestras.

Para obter mais informações sobre o evento, consulte www.fisua.pt ou www.fb.com/fisua.pt

Programa

Grande Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro | 21H30

Dia 6 de março

Sessão de Abertura

Título: Regenerar órgãos e tecidos humanos: onde a ciência, as tecnologias, a medicina e a criatividade se cruzam.

Palestrante: Prof. Doutor João Mano (CICECO | DQUA)

Dia 13 de março

Título: A ascensão da Inteligência Artificial na Astronomia: novos paradigmas científicos?

Palestrante: Prof. Doutor Alberto Krone-Martins (CENTRA-FCUL)

Dia 20 de março

Título: Regresso ao Futuro: a física dos lasers ultra-intensos e o Prémio Nobel de 2018.

Palestrante: Prof. Doutor Helder Crespo (IFIMUP-IN | DFA-FCUP)

Dia 27 de março

Título: A aplicação de satélite e drones no mapeamento da superfície terrestre

Palestrante: Prof. Doutor José Paulo Pinto (IH-OC)

 

 

Público-alvo: Geral (> 12 anos)

Datas: 6, 13, 20 e 27 de março

Horas: pelas 21h30

Local: Grande Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro

Informações: www.fisua.pt | www.fb.com/fisua.pt  | fis-fisua@ua.pt

Entrada livre: não requer marcação

imprimir
tags
outras notícias