conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 25 de março de 2019
Bolsa Pós Doutoramento na área de Engenharia Química
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-doutoramento, no âmbito do Projeto PAC “MultiBiorefinery – Estratégias multiuso para a valorização de uma gama alargada de subprodutos agroflorestais e das pescas: Um passo em frente na criação de uma biorrefinaria integrada” (POCI-01-0145-FEDER-016403), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

Texto do anúncio

Área Científica: Engenharia Química.

Requisitos de admissão:

 

São requisitos de admissão obrigatórios (requisitos cumulativos e sob risco de exclusão):

  • Possuir Doutoramento em Engenharia Química, Química ou áreas afins.
  • Ser autor de pelo menos 10 artigos científicos publicados em revistas internacionais do SCI (de preferência com bons fatores de impacto).

São requisitos preferenciais:

  • Experiência na síntese e caracterização de líquidos iónicos a usar na extração de biomoléculas.
  • Experiência na extração e purificação de compostos bioativos, em particular proteínas, a partir de biomassa.

 

 

Plano de trabalhos:

 

O trabalho a ser desenvolvido enquadra-se no âmbito da atividade A2.2 Separação de compostos de valor acrescentado de subprodutos e efluentes da indústria de processamento de peixe.

Serão estudados os seguintes subprodutos:

1)                 Ossos de peixe. A sequência de valorização inclui moagem, extração de colagénio, e calcinação. Como a extração atual por ácidos orgânicos a 4 ºC é longa, e não preserva a estrutura do colagénio, soluções aquosas de lLs ou NADES serão usadas para aumentar a solubilidade e/ou estabilidade da proteína.

2)                 Águas de demolha de bacalhau. Os péptidos e os aminoácidos serão extraídos com sistemas de duas fases aquosas (ATPS), utilizando a alta salinidade da solução e polímeros de alto peso molecular como extratores. Vários aditivos e pHs serão testados. A separação final de péptidos e aminoácidos será realizada por nanofiltração e concentrada por osmose reversa.

 

Legislação e regulamentação aplicável:

A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro (CICECO e), sob orientação científica do Pro. João Araújo Pereira Coutinho

Duração da bolsa:

A bolsa terá a duração expectável de 9 meses (limitada pela data final do projeto, 31-12-2019), com início previsto para 1 de Abril, podendo ser renovada até ao limite do prazo de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a €1509,80 (mil quatrocentos e noventa e cinco euros), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção:

A avaliação das candidaturas basear-se-á na avaliação curricular dos candidatos e eventualmente numa entrevista individual que poderá ser feita caso o júri ache necessário. A avaliação curricular será realizada de acordo com os seguintes critérios:

  • Habilitações académicas e Curriculum vitae (60%);
  • Experiência profissional relevante no âmbito do perfil indicado (40%);

 

Valoração de avaliação curricular (100%) ou, caso o júri entenda necessário, será realizada uma entrevista aos 3 melhores candidatos com a respectiva valoração de avaliação curricular (70%) + entrevista (30%).

 

Composição do Júri de Seleção:

O júri responsável pela seleção será constituído por:

  • Professor João Araújo Pereira Coutinho;
  • Doutora Mara Guadalupe Freire Martins;
  • Doutora Sónia Patrícia Marques Ventura.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

  • Curriculum vitae do candidato;
  • Certificados de habilitações, de formação complementar e de experiência profissional, e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O prazo de receção das candidaturas será 12 a 25 de Março de 2019.

As candidaturas deverão ser enviadas para o email jcoutinho@ua.pt. Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

imprimir
tags
outras notícias