conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidatura 22 de fevereiro a 08 de março de 2019
Bolsa de Investigação (Mestre) - Ref.: BI-08_DEM_TEMA_2019_NeuroStimSpinal
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto Europeu “NeuroStimSpinal - A step forward to spinal cord injury repair using innovative stimulated nanoengineered scaffolds” nº 829060, para o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, com o apoio financeiro do programa Horizonte 2020 - Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, Comissão Europeia, no âmbito do FET-OPEN - Novas ideias para novas tecnologias radicais.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto Europeu “NeuroStimSpinal - A step forward to spinal cord injury repair using innovative stimulated nanoengineered scaffolds” nº 829060, para o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, com o apoio financeiro do programa Horizonte 2020 - Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, Comissão Europeia, no âmbito do FET-OPEN - Novas ideias para novas tecnologias radicais, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica, Sistemas de Instrumentação, Eletrónica Analógica ou áreas afins.

Requisitos de admissão:Os candidatos devem possuir um Mestrado em Engenharia Elétrica ou áreas científicas relacionadas, com sólida formação e experiência em design de circuitos integrados de sinais analógicos e mistos, bom conhecimento de sistemas de instrumentação eletrónica, processamento digital de sinais e sistemas de controle e uma classificação final mínima de 14 valores (de 20).

Plano de trabalhos: O principal objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento de uma construção 3D para engenharia de tecidos neural que apresente um microambiente com características elétricas, químicas, mecânicas e topográficas capazes de preservar a sobrevivência das células neurais e aumentar a diferenciação de células progenitoras neurais em células neuronais e gliais. O progresso nesse sentido contribuirá para uma melhor compreensão dos fatores-chave que controlam a reparação em tecidos neurais danificados e, consequentemente, trazem insights sobre novas abordagens terapêuticas para a recuperação da medula espinhal. Este trabalho insere-se na atividade do projeto “WP 2 - A device for electrical stimulation of adECM/GBM scaffolds” e visa desenvolver o circuito elétrico para aplicar a estimulação elétrica, a saber: eletrónica de condicionamento de sinal para os elétrodos usados para a estimulação elétrica da construção; placa controladora eletrónica e respetivo firmware; e validação experimental da resposta de corrente e tensão dos elétrodos desenvolvidos.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Doutor Luís Filipe Mesquita Nero Moreira Alves e do Professor Doutor. Pedro Nicolau Faria da Fonseca.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em abril de 2019, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto (48 meses).

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980,00 € conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores) acrescido de um valor anual de 2750,00 € para pagamento de propinas. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes:

  • Curriculum Vitae e percurso académico (30%);
  • Adequação do perfil dos candidatos aos requisitos do projeto com base na experiência de trabalho relevante (40%) com os seguintes pesos: design de circuitos integrados de sinal analógico e misto (incluindo ferramentas CAD - cadência ou similar) - (40%), sistemas de instrumentação - (25%), processamento de sinal digital - (25%), sistemas de controle - (10%);
  • Fluência em Inglês Oral e Escrito (10%);
  • Entrevista (20%).

O(a) candidato(a) selecionado(a) será encorajado a inscrever-se num plano doutoral no tópico da bolsa.

Composição do Júri de Seleção: Presidente: Doutora Paula Alexandrina de Aguiar Pereira Marques, Professora Associada Convidada; Vogais efetivos: Professor Doutor Luís Filipe Mesquita Nero Moreira Alves, Professor Auxiliar e Professor Doutor Pedro Nicolau Faria da Fonseca, Professor Auxiliar; Vogal suplente: Professor Doutor Paulo Bacelar Reis Pedreiras, Professor Auxiliar.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 22 de fevereiro a 08 de março de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, data e assinado;
  • Cópia do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;
  • Copia simples do documento comprovativo do grau académico;
  • Carta de motivação;
  • Outros documentos comprovativos considerados relevantes;

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsas da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt) até ao termo do prazo fixado, indicando no assunto a referência “BI-08_DEM_TEMA_2019_NeuroStimSpinal (DETI)”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico da coordenadora do projeto, Doutora Paula Alexandrina de Aguiar Pereira Marques,; (paulam@ua.pt).

imprimir
tags
outras notícias