conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidatura de 29 de janeiro a 11 de fevereiro de 2019.
Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia - Ref. BGCT-05-DEM_TEMA_2019_CISMOB
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto INTERREG EUROPE PGI01611 CISMOB - Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility, para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, cofinanciado pela Universidade de Aveiro e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg Europe.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto INTERREG EUROPE PGI01611 CISMOB - Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility, para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, cofinanciado pela Universidade de Aveiro e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg Europe, nas seguintes condições:

Área Científica: Sistemas de Engenharia / Transportes / Matemática / Novas Tecnologias da Informação / Ciências Políticas / Ambiente

Requisitos de admissão: Grau de Mestre.

Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver centra-se no apoio às atividades do projeto CISMOB. O objetivo central do projeto visa potenciar a utilização de novas tecnologias da comunicação para incrementar a eficiência e sustentabilidade associada às infraestruturas de transportes. Concretamente pretende-se melhorar a aplicação de políticas regionais de programas de mobilidade através de um entendimento completo sobre os diferentes impactes relacionados com os transportes e as principais vulnerabilidades associadas a diferentes zonas do território. O candidato selecionado deverá colaborar ativamente na coordenação e no desenvolvimento de documentos técnicos a produzir durante o projeto, contactar e mobilizar parceiros e partes interessadas (stakeholders) a colaborarem no sentido de atingir os objetivos propostos pelo projeto CISMOB. O candidato selecionado deverá ser responsável pelas diversas tarefas diárias do projeto, onde estão incluídas as seguintes funções:

  • Gestão e monitorização da implementação dos planos de ação para a promoção de novas tecnologias de comunicação no sector dos transportes, tendo em vista a alteração dos instrumentos políticos abordados no projeto e a promoção da sustentabilidade;

  • Estabelecimento de contactos e mobilização de entidades interessadas - stakeholders (como empresas, órgãos de gestão pública regional, Municípios e Comunidades Intermunicipais) da Região Centro no sentido agilizar a implementação dos objetivos preconizados no plano de ação para o programa Operacional Centro 2020;

  • Gestão e coordenação da organização de eventos, participação nas reuniões do projeto, conferência final e outros eventos do programa INTERREG;

  • Gestão e divulgação da Acão Piloto “sistemas de informação para transportes públicos em tempo real”;

  • Coordenar o desenvolvimento dos relatórios de atividades e progresso;

  • Preparação de artigos e relatórios associados ao projeto CISMOB.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Fevereiro de 2019, eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1480.00 EUR, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular e entrevista com a valoração de 50% / 50%. Na avaliação curricular, os candidatos serão classificados com notas de 1 a 20, passando apenas à fase de entrevista no máximo os dois melhores classificados. Na avaliação curricular, os critérios e respetivas percentagens de avaliação serão:

  • Número e qualidade de publicações técnicas e científicas relevantes para o projeto (10%);

  • Histórico profissional/académico nas diversas áreas cientificas do projeto e gestão de projetos em geral (30%);

  • Organização de eventos (palestras, workshops, conferências, seminários) (20%);

  • Capacidade oral e escrita das línguas inglesa e portuguesa (20%);

  • Carta de motivação (20%). O candidato deverá escrever uma carta de motivação (uma página no máximo) em língua inglesa sobre as suas capacidades e motivações para a participar no projeto. O júri apresenta-se no direito de não escolher qualquer candidato, se considerar que os mesmos não cumprem a qualidade ao nível dos critérios exigidos.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído pelo Presidente, Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira, vogais Prof. Doutora Margarida Isabel Cabrita Marques Coelho, Doutora Eloisa Macedo, Vogal Suplente: Prof. Doutor José Paulo Oliveira Santos.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, afixada no placard do hall de entrada do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico ou, na sua impossibilidade, através de ofício enviado em carta registada.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de janeiro a 11 de fevereiro de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, datado e assinado;

  • Documento comprovativo dos graus académicos;

  • Cópia ou link de duas publicações relevantes para o projeto;

  • Cópia do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;

  • Carta de motivação em inglês;

  • Uma carta de recomendação, com contacto do recomendante;

  • Outros elementos relevantes para avaliação dos critérios de candidatura.

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt) até ao termo do prazo fixado, indicando no assunto a referência “BGCT-05-DEM_TEMA_2019_CISMOB”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Doutor Jorge Bandeira, jorgebandeira@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias