conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 25 de Fevereiro de 2019
Bolsa de Investigação para Mestres em Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, ou áreas afins
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto PTDC/BTA-BTA/30914/2017 “Using biorefinery to value cyanobacteria pigments”, do Laboratório Associado CICECO (FCT UID/CTM/50011/2013), O projeto PTDC/BTA-BTA/30914/2017 (POCI-01-0145-FEDER-030914) é cofinanciado pelo FEDER através do POCI (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT,IP), na sua componente OE, nas seguintes condições:

Área Científica: Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, ou áreas afins

Requisitos de admissão: Mestrado em Biologia, Microbiologia ou áreas afins, com média igual ou superior a 17 valores e experiência de investigação no cultivo de e teste com microrganismos, na sua identificação com ferramentas genéticas, bem como em manutenção de linhas celulares humanas.

 

Plano de trabalhos: A gestão ambiental de blooms de cianobactérias, responsáveis pela eutrofização e por potenciais riscos ambientais e para a saúde humana, é atualmente um assunto crítico. A valorização comercial desta biomassa é uma das dimensões da gestão deste problema, sendo este o contexto geral do projeto em que se enquadra a presente bolsa. O projeto explora novas estratégias para a recuperação e purificação de compostos bioativos produzidos por cianobactérias com eficiência melhorada. Além de explorar soluções inovadoras para a extração, o projeto debruça-se sobre a maximização da produção de compostos bioativos através da manipulação de condições de cultura de diferentes espécies de cianobactérias, sendo este um dos pontos do plano de trabalho. O segundo ponto do plano de trabalhos envolve a avaliação da atividade biológica de extratos de compostos bioativos já produzidos, enquadrada no potencial de aplicação dos mesmos na indústria cosmética, nutracêutica e, eventualmente, farmacêutica.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos Departamentos de Biologia e Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Joana Luísa Lourenço Estevinho Pereira e da Professora Doutora Sónia Patrícia Marques Ventura.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses com início previsto em Abril de 2019.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular com a respetiva valoração de:

1)      Habilitações literárias e média de licenciatura (40%)

    Média de mestrado e licenciatura                                                                                      (0-10 valores)

2)      Atividade científica desenvolvida anteriormente (30%)

Experiência laboratorial no cultivo de microrganismos e na realização de ensaios com microrganismos para avaliar atividade biológica de compostos                        

Experiência na identificação de microrganismos com ferramentas genéticas

Experiência na manutenção de linhas celulares humanas

(0-10 valores)

3)      Entrevista (30%)

Caso o júri entenda necessário, poderá ser efetuada uma entrevista de seleção aos três candidatos mais bem classificados nos pontos 1) e 2). Caso a entrevista de seleção não seja realizada, a classificação final será igual à ponderação das classificações obtidas no ponto 1 (habilitações literárias) e no ponto 2 (atividade científica desenvolvida).

 

Na eventualidade de nenhum dos candidatos demonstrar possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos o júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa a concurso.

 

Composição do Júri de Selecção: Professora Doutora Sónia Patrícia Marques Ventura (presidente), Professor Doutor Fernando José Mendes Gonçalves (vogal), Doutora Joana Luísa Lourenço Estevinho Pereira (vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sendo o candidato aprovado notificado através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 25  de fevereiro  de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, por correio eletrónico, anexando pelo menos os seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado(s) de habilitações.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para Doutora Joana Luísa Lourenço Estevinho, para o endereço jpereira@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias